quarta-feira, 10 de maio de 2023

Cimeira do G20 de 2024 vai ter como sede o Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro vai sediar a cimeira do G20 em novembro de 2024, ano em que o Brasil presidirá ao grupo que reúne as maiores economias do mundo e os países emergentes, anunciou hoje o governador deste estado brasileiro.
É oficial! O RJ sediará o encontro da cúpula dos chefes de estado do G20 no próximo ano. As 20 maiores potências econômicas mundiais estarão reunidas e, serão convidadas mais 10 nações, totalizando 30.
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) May 9, 2023
As autoridades municipais e regionais do Rio de Janeiro, que já acolheu outros importantes eventos mundiais como a Cimeira da Terra (1992) e a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (2002), vinham reivindicando a organização da cimeira do G20 perante as autoridades nacionais.
Entre os países que serão convidados para a cimeira do G20 no Brasil, destacam-se Paraguai e Uruguai, conforme anunciado até agora pelo Governo brasileiro. A próxima reunião dos chefes de Estado e de Governo do fórum está marcada para os dias 9 e 10 de setembro, em Nova Delhi, já que a Índia ocupa atualmente a presidência rotativa do grupo.
O Brasil assumirá a presidência em dezembro deste ano. Os membros do G20, além de Brasil e Índia, são Estados Unidos da América, China, Alemanha, Rússia, Reino Unido, França, Japão, Itália, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México, Turquia e União Europeia.
Nos seus encontros mais recentes, em Bali (Indonésia), em 2022, e Itália, em 2021, o grupo abordou os temas mais importantes da agenda mundial, como a guerra na Ucrânia, as mudanças climáticas e os efeitos da pandemia de COVID-19.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário