sexta-feira, 9 de junho de 2023

3ª EDIÇÃO PRÉMIO TÉGIDES | Powered by All4Integrity | Período de nomeações

 Na qualidade de Vice-Presidente da Associação All4Integrity venho informar que na próxima segunda feira, dia 12 de junho, lançaremos a 3ª Edição do Prémio Tágides – pessoas que nos inspitam no combate à corrução, que este ano conta com a Laurinda Alves como sua diretora e, pelo terceiro ano consecutivo, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
 
Nesta 3ª edição do Prémio Tágides é objetivo da All4Integrity envolver ainda mais a sociedade civil nesta iniciativa, promovendo uma maior e abrangente participação, através da divulgação do Prémio Tágides e do apelo à participação através de nomeações, que terão lugar entre 12 de junho e 25 de agosto no site da All4Integrity.
A presente edição conta já́ com um painel de Presidentes de Júri de renome, tais como:
o jornalista Luís Rosa na categoria Projeto da Sociedade Civil, a arquiteta Helena Roseta na categoria Iniciativa Política, o empresário Rui Miguel Nabeiro na categoria Iniciativa Empresarial, o assistente da Universidade de Coimbra Eduardo Figueiredo na categoria Iniciativa Jovem, António Delicado na categoria Iniciativa Projeto de Investigação. Nesta edição o Prémio conta com uma nova categoria – Iniciativa Portugal no Mundo – cuja presidente é Isabel Mota, assim como a figura do ‘Embaixador Prémio Tágides’ que terá por missão divulgar o Prémio e promover, junto da sociedade civil, nomeações/candidaturas de pessoas que inspiram no combate à corrupção. Confirmados estão os embaixadores Luís Marques MendesFernando SantosFrancisco GuimarãesJosé Maria PimentelRaquel Marinho e Maria João Avillez.
A cerimónia de entrega do Prémio Tágides 2023 terá́ lugar no próximo dia 4 de dezembro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.
O período de submissão de candidaturas e nomeações terá́ início no dia 12 de junho e terminará no dia 25 de agosto do presente ano.
Submissão de nomeações e candidaturas é feita no site da All4Integrity https://all4integrity.org/premio-tagides/nomear-candidatos/
Calendário:

 Período de submissão de nomeações e candidaturas: de 12 de junho a 25 de agosto de 2023.
Divulgação pública da lista dos nomes selecionados pela sociedade civil: entre 09 e 13 de outubro de 2023.
Anúncio dos finalistas: 9 de novembro de 2023.
Cerimónia de Entrega do Prémio Tágides: 4 de dezembro de 2023.
Agradecemos toda a divulgação que vos for possível e estamos disponíveis para esclarecimentos que considerem necessários. Imediatamente a esta mensagem mais informações sobre a associação e este prémio.
 
Juntem a vossa voz à nossa em prol da promoção de uma cultura de integridade!

Vice-Presidente

++++++++++++++++++
Sobre a All4Integrity:
A All4Integrity é uma Associação apartidária criada a partir de uma iniciativa do autor, professor e empreendedor social, André́ Corrêa d’Almeida, Columbia University, a partir de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção. All4Integrity tornou-se na primeira e única associação, e rede global portuguesa, para a promoção de uma cultura de integridade no país e existe para ajudar Portugal a tornar-se numa referência mundial no combate à corrupção e crimes conexos por muito inverosímil que tal possibilidade pareça atualmente. O talento, a entrega e o capital social de dezenas colaboradores(a)s, rapidamente a tornaram numa incubadora de iniciativas e programas de prevenção/combate à corrupção e da promoção de uma cultura de integridade em Portugal. Exemplos disso são o programa RedEscolas Anticorrupção: Escolas que nos inspiram uma cultura de integridade, que conta com a participação de quase 5500 aluno(a)s e apoio da UNESCO, a iniciativa Tech4Integrity para o desenvolvimento de investigação científica e soluções aplicadas à inovação e integridade do sistema público-privado em Portugal e a Academia para a criação de uma nova geração de programas de formação no campo da Integridade Organizacional.
 
Sobre o Prémio Tágides:
Criado pela All4Integrity em 2021, o Prémio Tágides: pessoas que nos inspiram no combate à corrupção estreou-se enquanto iniciativa da sociedade civil para a sociedade civil, num esforço para democratizar a discussão sobre o tema da corrupção e, despolitizando-a, sensibilizar a sociedade para a importância da participação cívica e da mobilização para a ação coletiva. Esta iniciativa pretende identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, iniciativas ou trabalhos de pessoas que se destaquem na luta contra a corrupção e na promoção da integridade em Portugal, nas múltiplas áreas da nossa sociedade.
Na 1ª edição (2021) o Prémio Tágides distinguiu importantes individualidades da sociedade portuguesa - Joana Marques Vidal (Projeto da Sociedade Civil),  Maria José Morgado (Iniciativa Política e Projeto de Investigação) e o Comendador Rui Nabeiro (Iniciativa Empresarial), numa cerimónia realizada na Fundação Champalimaud.  A 2ª edição premiou, na Fundação Oriente, António José Cerejo (Projeto de Investigação), Eduardo Figueiredo (Iniciativa Jovem), Helena Roseta (Iniciativa Local), João Cravinho (Iniciativa Política) e Luís Rosa (Projeto da Sociedade Civil).
À semelhança das edições anteriores, o júri será posteriormente composto por 35 elementos no total, equitativamente distribuídos por seis categorias, sendo o júri da Iniciativa Local composto pelos Presidentes das restantes categorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário