terça-feira, 11 de julho de 2023

A decorrer dia 13 de julho, a partir das 09h00 na Universidade Católica no Porto. Católica debate literacia fílmica nas Escolas em Encontro de Cinema e Educação


Paulo Pires do Vale (comissário do Plano Nacional das Artes) e Elsa Mendes (coordenadora do Plano Nacional de Cinema) vão estar no Encontro de Cinema e Educação 2023, que se realiza a 13 de julho, pelas 9h00, no Auditório Ilídio Pinho, na Universidade Católica no Porto. Organizado pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto, este evento é direcionado para docentes dos ensinos básico e secundário e pretende apresentar os resultados do projeto de investigação INSERT, que promove a literacia fílmica em escolas do norte de Portugal.
“Neste Encontro de Cinema e Educação 2023 vamos apresentar e discutir vários projetos de literacia fílmica em curso, distribuídos por diferentes programas, instituições e festivais,” refere Pedro Alves, coordenador do projeto INSERT e docente da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. “O objetivo do projeto Insert foi o de diminuir as desigualdades sociais através da promoção da literacia fílmica e de dar a oportunidade a mais escolas, docentes e estudantes de contactarem com o cinema”, conclui.

“Políticas públicas na educação para as artes e o cinema” é o tema do primeiro painel, que vai contar com a presença de Paulo Pires do Vale (comissário do Plano Nacional das Artes) e de Elsa Mendes (coordenadora do Plano Nacional de Cinema). Seguir-se-á a apresentação do projeto INSERT, onde Pedro Alves (coordenador do projeto) vai falar sobre a estratégia digital de literacia fílmica. Nas duas mesas redondas que se seguem vão ser apresentadas “Experiências Insert” (de docentes envolvidos na implementação-piloto do projeto) e vão também ser debatidas “Metodologias de Educação para o Cinema”. Na segunda mesa-redonda vão estar presentes Carlos Viana (Associação Ao Norte), Irina Raimundo (Indie Júnior), Joana Canas Marques (Batalha Centro de Cinema), Paulo Fernandes (Cinanima), e Teresa Garcia (Associação Os Filhos de Lumière). O evento termina com uma sessão de cinema onde vai ser exibido o filme “Il sogno mio d’amore” de Nathalie Mansoux e Miguel Moraes Cabral, com a presença da realizadora.

“Ao longo dos 18 meses do projeto INSERT desenhámos, implementámos, testámos e disseminámos uma metodologia teórico-prática de literacia fílmica e de produção cinematográfica em contextos educativos,” explica Pedro Alves acrescentando “os recursos criados já foram testados em cinco escolas do Norte de Portugal e estamos agora preparados para os disseminarmos numa escala mais global, quer nacional quer internacional.” Queremos que seja “uma ferramenta para todos, inclusiva e flexível, de modo a que a literacia fílmica ultrapasse as barreiras geográficas, culturais ou económicas que tantas regiões ainda hoje enfrentam.”

O projeto INSERT tem uma equipa multidisciplinar composta por investigadores do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O Encontro de Cinema e Educação 2023 terá lugar dia 13 de julho, no Auditório Ilídio Pinho, na Universidade Católica no Porto e tem entrada gratuita, sujeita a inscrição prévia obrigatória.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Nenhum comentário:

Postar um comentário