I – “Sem Sobras!”: Abertas as inscrições para aderir ao projeto de compostagem doméstica
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no âmbito do projeto de compostagem doméstica “Sem Sobras”, está a ofercer kits de compostagem, aos cidadãos que se inscreverem através do formulário disponível no site<https://www.cm-aveiro.pt/ servicos/ambiente/residuos-urb anos/sem-sobras-projeto-de-com postagem-domestica> da CMA, ou via postal, em correspondência dirigida ou entregue na área de Atendimento Público da CMA, no Cais da Fonte Nova.
Esta segunda fase do projeto, operacionalizado pela Biorumo, um dos nossos parceiros na gestão de resíduos urbanos, destina-se aos residentes em moradias, que dispõem de jardim, horta ou terreno, e às instituições localizadas em toda a área do Município de Aveiro.
Recordamos que este projeto teve inicio no último mês de setembro, em São Jacinto, e tem como objetivo principal estes transformar e valorizar os resíduos domésticos num fertilizante natural. Desta forma, haverá “Menos Resíduos, Mais Terra, Mais Ria e Melhor Futuro”, dando corpo ao lema desta nossa operação “Sem Sobras!”.
II – Aveiro d’Eça 2023 no Centro de Congressos de Aveiro
No âmbito do programa Aveiro D’ Eça, a Câmara Municipal de Aveiro dedica o próximo dia 23 de novembro, quinta-feira, a recordar a vida e a obra de Eça de Queiroz com a apresentação da versão dramatúrgica d'Os Maias pela ÉTER – Produção Cultural, evento pedagógico que decorrerá no auditório do Centro de Congressos de Aveiro, e que se dirige aos alunos do ensino secundário das escolas do Município.
Nesta adaptação dramatúrgica, salienta-se uma visão realista da obra e explora-se os ambientes românticos da Serra, louvados pelo maestro Cruges e pelo poeta romântico Tomás de Alencar, as estadias de Maria Eduarda no Hotel Lawrence e o encontro de Carlos Eduardo no Hotel Nunes com o raquítico Eusebiozinho e com o devasso jornalista Palma Cavalão e as suas espanholas.
A iniciativa pretende transmitir à comunidade escolar aveirense traços gerais da biografia do autor, a memória da sua passagem por Aveiro, a inspiração e a influência que Eça de Queiroz recebeu da arte e da sociedade, os enredos críticos e as personagens dramáticas ou cómicas que criou, marcas e estilo que o evidenciam na língua e literatura portuguesa.
O programa Aveiro D’Eça conta com a parceria das Bibliotecas Escolares da Rede de Bibliotecas do Município de Aveiro e com o apoio da Fundação Eça de Queiroz, entidade que tem por missão a divulgação e promoção nacional e internacional da obra de Eça de Queiroz, instituição com quem o Município de Aveiro tem um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de programas de cooperação cultural de promoção do conhecimento da biografia e da obra do autor, que viveu parte da infância na casa dos avós paternos no lugar de Verdemilho, freguesia de Aradas, em Aveiro.
Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]
Nenhum comentário:
Postar um comentário