Quando há cerca de dois anos assumi a minha candidatura à liderança da Comissão Política da Secção de Aveiro do Partido Social Democrata (PSD Aveiro), a missão com a qual me comprometi era fácil de compreender, mas difícil de executar.
Como na altura referi, o objetivo passava por devolver o PSD Aveiro aos seus militantes, para que voltasse a ter capacidade reformista, catalisadora de ideias e de pensamento que sempre caracterizou a Social Democracia, envolvendo para isso um vasto de conjunto de agentes da Sociedade Civil, assumindo de forma responsável e liderante o papel de maior Partido da Aliança com Aveiro (PSD / CDS-PP / PPM) e preparando a nossa estrutura para os anos seguintes.
Durante este tempo fomos confrontados com uma Eleição Intercalar em São Jacinto, localidade onde vencemos pela primeira vez em muitos anos e que significou a liderança total de todos os órgãos do Poder Local, em Aveiro, pela coligação Aliança com Aveiro (Juntas de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal), algo que no tempo democrático ainda não tinha sucedido. Aqui e nestas circunstâncias, soubemos Ganhar.
Também de forma surpreendente e inesperada fomos confrontados com a marcação de Eleições Legislativas antecipadas. Um desafio que não estava previsto no calendário do nosso mandato, mas que abraçámos de forma responsável, séria e assumindo por completo as despesas da necessidade de voltarmos a ter na Assembleia da República um deputado do PSD que fosse do Município de Aveiro. Tarefa que, por diversas razões, tinha um grau de complexidade muito elevado e que estava bem plasmado no facto de Aveiro (Município) já não contar com um elemento na Lista à Assembleia da República, pelo Círculo Eleitoral do Distrito, desde 2015.
A estratégia que definimos e o resultado alcançado, com a Eleição da companheira Ângela Almeida (que ocupou o lugar n.º 3 da Lista apresentada pelo PSD) confirma o sucesso da estratégia, da ação, da competência e da segurança e estabilidade desta Equipa que tenho a honra de liderar, nos processos políticos que envolvem diretamente o PSD Aveiro. Podemos dizer, por isso, que Ganhámos.
Um resultado que volta a dar dimensão nacional ao PSD Aveiro, tal como tinha sido prometido pela Candidatura que abracei e pelo lugar que desempenho desde 25 de março de 2022.
É assim e de forma natural, que após um período de reflexão e análise ao trabalho realizado, que considero merecer um balanço muito positivo, que decidi apresentar a minha recandidatura à liderança da Comissão Política do PSD Aveiro para o mandato 2024/2026, mantendo o trabalho de Equipa e de Unidade do PSD.
Conto também, na mesma Lista, com a recandidatura de alguém que sabe Ganhar, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, para um segundo mandato à frente da Mesa da Assembleia de Secção, num processo que mantém os alicerces base do trabalho realizado nos últimos dois anos, reunindo autarcas, especialistas em diversas áreas do mercado de trabalho e militantes dos quatro cantos do Município de Aveiro.
Com Ribau Esteves e a Equipa de Autarcas Municípais e de Freguesia do PSD e da Aliança com Aveiro, o Município de Aveiro e os Aveirenses têm Ganho qualidade de vida e desenvolvimento. Queremos “Continuar a Ganhar”.
Após estes primeiros dois anos, estamos mais capazes, com mais energia e com mais força para “Continuar a Ganhar”, somando aos sucessos alcançados, novas vitórias que, de forma objetiva e clara passam pela continuidade da boa governação do Município de Aveiro no atual mandato autárquico (2021/2025) e de uma nova vitória nas Eleições Autárquicas 2025, um processo em que estamos a trabalhar e assim continuaremos, de acordo com os valores e princípios que nos permitiram alcançar os melhores resultados para Aveiro e para os Aveirenses ao cabo dos últimos 10 anos, de forma inegável.
Para “Continuar a Ganhar”, o PSD Aveiro vai continuar a ouvir e a aprender com os melhores da Sociedade Civil. E vamos aplicar esse mesmo conhecimento no trabalho de desenvolvimento de novas abordagens sobre as matérias de maior interesse para o Concelho de Aveiro, com especial enfoque nos assuntos relacionados com a Ria de Aveiro, a Sustentabilidade, a Mobilidade, a Habitação e o Emprego.
Manteremos também uma presença assídua e permanente em fóruns partidários e extrapartidários de debate e pensamento sobre o presente e o futuro de Portugal, procurando por esta via contribuir para a boa Governação do País, agora que teremos sob a liderança do Governo o PSD e o nosso Presidente, Luís Montenegro.
Para “Continuar a Ganhar” a Equipa que irei apresentar em momento público no dia 27 de março, pelas 18h00, no ATLAS Aveiro, tem um projeto claro e de continuidade do novo rumo que iniciámos a 25 de março de 2022, contando com todos e com cada um nesta importante tarefa de cuidar do Presente e projetar o Futuro da Cidade e do Município de Aveiro.
Simão Santana,
Candidato a Presidente da Comissão Política do PSD/ Aveiro
Simão Santana - perfil
Além de ser o atual Presidente da Comissão Política do PSD Aveiro, eleito em 2022, Simão Santana é também Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) desde 2021 e participa regularmente nos Conselhos Nacionais do PSD, lugar que ocupa desde 2022.
Nos últimos dois anos o atual Presidente do PSD Aveiro foi ainda autor de um artigo no site do Observador sob o título “Reformar a Educação é reformar Portugal”, em janeiro de 2023. E em outubro desse mesmo ano de 2023, numa entrevista ao Jornal NOVO defendeu a necessidade de renovação do PSD e a reforma do sistema eleitoral em Portugal.
Simão Santana tem dado ao longo dos últimos anos o seu contributo ao PSD e à JSD de Aveiro, tendo desempenhado o cargo de Vice-Presidente da JSD Aveiro durante quatro anos e representado Aveiro nos órgãos nacionais da JSD, primeiro como Secretário da Mesa do Congresso e do Conselho Nacional (2014 – 2016) e depois como Secretário-Geral Adjunto (2018 – 2020).
NOTA DE AGENDA
1.27 de março, 18h00, ATLAS Aveiro – Apresentação Pública aos Militantes do PSD da Equipa “Continuar a Ganhar”, candidata às Eleições da Secção de Aveiro do PSD;
2.As Eleições estão agendadas para o próximo dia 05 de abril, sexta-feira, das 17h às 22h, na sede do PSD Aveiro, na Avenida Dr. Lourenço Peixinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário