sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Aveiro Tech Week regressa com tech sessions, gaming e instalações artísticas

Serão sete dias de inúmeras atividades ligadas à tecnologia e à arte que irão encher as ruas de Aveiro. Um evento gratuito organizado pela Câmara Municipal de Aveiro e que integra a programação da Capital Portuguesa da Cultura.

Tech sessions com oradores nacionais e internacionais, área de gaming, workshops, exposições, instalações de luz, som, artes digitais e performances são algumas das muitas atividades que farão parte da Aveiro Tech Week, que decorre entre 30 de setembro e 6 de outubro.

Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e integrada na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, esta iniciativa gratuita dedicada à promoção da tecnologia, arte e cultura reforça o posicionamento do Município enquanto epicentro da rota tecnológica e polo de atração para as indústrias tecnológicas e criativas.

A sessão de abertura da Tech Week terá lugar na segunda-feira, dia 30, no Teatro Aveirense, pelas 15h00, e estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves. O Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, irá encerrar a sessão, que contará também com as participações de Raimundo Carreiro, Embaixador do Brasil em Portugal; Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal; e Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro. Após este momento, pelas 16h30, haverá uma visita a instalações tecnológicas, presentes em diversos espaços públicos da Cidade

Constituída por dois grandes eventos – TECHDAYS Aveiro (de 30 de setembro a 6 de outubro) e PRISMA / Art Light Tech (de 2 a 5 de outubro) –, a Aveiro Tech Week propõe um vasto programa de iniciativas abertas à Cidade e à comunidade, que desafiam o público a conhecer o que tem sido feito na área da transição digital da cidade.

PRISMA/ Art Light Tech volta a iluminar Aveiro
Entre 2 e 5 de outubro, o PRISMA / Art Light Tech 2024 é um festival que liga arte, ciência, tecnologia e património, e no qual participarão criadores de todo o mundo.
Com atividades dentro e fora de portas, a edição deste ano tem por título Corpo a Corpo e apresenta um conjunto de obras que assumem o corpo como tema ou figura central, trazendo por diversas vezes a interação do espectador para a cena.

É uma tela onde se inscrevem ou projetam histórias, gerando uma multiplicação de narrativas que rompe com a linearidade do passado. O real e o virtual complementam-se hoje numa sobreposição de vidas com ciclos variáveis, onde um feed pode realmente ganhar a forma de alimento - ou de ganha-pão.

As obras aqui apresentadas exploram esta questão sob várias perspetivas. Tanto revelam o corpo como espectro do passado como expõem os seus mecanismos de sobrevivência ou assumem a sua fusão com a máquina. Acima de tudo, existe uma estimulação dos sentidos que atravessa o evento e interpela os espetadores ao longo do seu roteiro, num trajeto que se espalha um pouco por toda a cidade.

Conferências sobre microeletrónica, cibersegurança e comunicações quânticas

No âmbito do TECHDAYS Aveiro, irão decorrer várias tech sessions que vão juntar, no mesmo palco, diversos representantes da esfera política, institucional e económica, a nível nacional e internacional, para debaterem a importância da tecnologia na gestão e futuro das Cidades.
O II Congresso da Agenda da Microeletrónica, o Encontro Ibérico de Comunicações Quânticas e uma conferência sobre tecnologia de dados, a cibersegurança e os desafios do passaporte digital do produto são alguns dos destaques das tech sessions.
Já os workshops, que decorrerão no ATLAS Aveiro, serão dedicados à apresentação e debate de projetos e temáticas ligadas ao futuro das Cidades.

Tecnologia e a cultura chegam às escolas

A Educação, enquanto pilar fundamental na estratégia política da CMA para a construção de um Município baseado no conhecimento, está também enquadrada na Aveiro Tech Week com um conjunto de atividades dirigidas a crianças e a jovens. Estas iniciativas permitirão o contacto com equipamentos e dinâmicas educativas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), bem como partilhar com a comunidade Aveirense a iniciativa Tech Lab, que se encontra em execução em escolas do Município de Aveiro.

Haverá ainda lugar aos hackathons “UBBU” e “Tech Lab”, dirigidos a alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas do Município de Aveiro e que têm como objetivo não só desenvolver conhecimentos básicos das ciências da computação, raciocínio lógico e capacidade de resolução de problemas, mas também realizar desafios que promovam a criatividade e a imaginação.

Estão ainda previstos, na Fábrica da Ciência Viva, a realização dos Open Tech Lab, atividades que desafiam a comunidade a experimentar os equipamentos, materiais e dinâmicas STEAM que são disponibilizados aos professores e alunos em contexto escolar.

Hackathon “Aveiro Tech City” com prémios no valor de 20 mil euros

Destaque ainda para 3.ª edição do “Aveiro Tech City Hackathon”, uma competição de programação que decorre de 1 a 4 de outubro.

Nesta hackathon, os participantes, com base nas suas competências e conhecimentos, organizados em equipas, procuram desenvolver soluções inovadoras e disruptivas para quatro desafios: três apresentados por empresas de base tecnológica do ecossistema Aveirense – Altice Labs, Bosch Termotecnologia e SKY Portugal – e um pela CMA, no âmbito do projeto Aveiro Tech City Living Lab, e em parceria com o Instituto de Telecomunicações / Universidade de Aveiro. As equipas vencedoras de cada desafio receberão um prémio no valor de cinco mil euros, perfazendo um total de 20 mil euros.

Área expositiva por toda a Cidade

A Aveiro Tech Week terá ainda, no centro de Aveiro, uma área expositiva que dará a conhecer projetos inovadores e tecnológicos, assumindo a Cidade como espaço vivo de experimentação e reforçando a importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

A Praça da República, a Rua Homem Cristo e o Largo do Mercado Manuel Firmino são os espaços públicos eleitos para mostrar inovações desenvolvidas pelas empresas que integram a Rede Nacional de Test Beds; projetos do Instituto de Telecomunicações no âmbito da mobilidade autónoma e conectada; uma nova geração de conetividade desenvolvida pela Altice Labs; inovações criadas por empresas instaladas no Parque de Ciência e Inovação, entre outras.

Gaming volta a ser destaque no Parque de Exposições de Aveiro

O Gaming volta a marcar presença nesta semana da tecnologia e da arte. Este evento, que irá decorrer em dois pavilhões do Parque de Exposições de Aveiro – o dobro do espaço da edição de 2023 – conta com a presença de influenciadores e streamers e com uma área expositiva dedicada às últimas tecnologias associadas à prática.

Consulte o programa completo em: https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário