Filme da Nazaré foi o grande vencedor na categoria Cidades. Produções da Turismo Centro de Portugal e das Caldas da Rainha também reconhecidas a nível internacional. Portugal foi o país mais premiado.
Legenda (de cima para baixo, esquerda para a direita): Mariana Calaça Baptista recebe prémio para a TCP, de Alexander V. Kammel; prémio para a Nazaré; prémio para as Caldas da Rainha; Alexander V. Kammel com Telmo Martins e Luís Dias (Lobby Films and Adverstising); todos os vencedores da noite
O Centro de Portugal brilhou na 36.ª edição dos World Tourism Film Awards, que decorreram ontem à noite, em Valência, Espanha. Três filmes promocionais da região destacaram-se entre os melhores do mundo, consolidando o estatuto do Centro de Portugal como uma referência também no panorama global de filmes de turismo.
Os prémios, organizados pelo CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo, distinguem os filmes turísticos mais premiados ao longo do ano, num circuito que abrange 10 festivais em diferentes países, incluindo o Festival ART&TUR, realizado no Centro de Portugal.
"Vou Só 3 Dias" entre os melhores
O filme promocional "Vou Só 3 Dias", da Turismo Centro de Portugal, foi um dos vencedores da noite, ao conquistar o 4.º lugar na categoria "Regiões". O prémio foi recebido por Mariana Calaça Baptista, diretora geral da Centro de Portugal Film Commission, que partilhou uma mensagem de Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.
“Este é um filme que aborda, de uma forma única e especial, a diversidade e a riqueza do Centro de Portugal. Assente na lógica de promoção do ‘menos é mais’, daquilo que nos diferencia e nos distingue, das nossas singularidades, tem na sustentabilidade o seu vetor central”, sublinhou Raul Almeida na mensagem.
“É o resultado de um grande trabalho de parceria, e de grande proximidade, entre a Turismo Centro de Portugal e a produtora Lobby Films and Advertising, equipas a quem agradecemos o talento e a dedicação. Por último, mas não menos importante, o nosso agradecimento a todos os atores, públicos e privados, que diariamente ajudam a construir um destino tão único, quanto belo: o Centro de Portugal, um país dentro do país”, concluiu o presidente da Turismo Centro de Portugal.
O filme "Vou Só 3 Dias" está disponível para visualização em https://www.youtube.com/watch?v=VWPtIAK20a4.
Nazaré e Caldas da Rainha triunfam na categoria “Cidades”
Os municípios de Nazaré e Caldas da Rainha, ambos do Centro de Portugal, sagraram-se também vencedores na gala, merecendo a preferência dos jurados dos vários festivais internacionais que integram o circuito do CIFFT.
O filme “Nazaré - Bigger Than Life” ("Nazaré – Maior do que a Vida") foi um dos grandes triunfadores do circuito, terminando em 1.º lugar na categoria “Cidades”. O filme, produzido pela OONIFY para o Município da Nazaré, pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WeKsGPdQxAA
Já o filme “Caldas da Rainha Magnificent” (“Caldas da Rainha Magnífica”), produzido pela Eureka Films para o Município das Caldas da Rainha, conquistou o 5.º lugar também na categoria “Cidades”. De assinalar que este filme resultou do “ART&FACTORY”, iniciativa integrada no festival de cinema de turismo “ART&TUR”, que todos os anos decorre no Centro de Portugal. O filme pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=g9Ia1u3I0e0.
Portugal lidera o ranking global pelo segundo ano consecutivo
Este ano, os World Tourism Film Awards reconheceram 27 produções de 16 países como os Melhores Filmes de Turismo do Mundo, nas cinco categorias competitivas: Promoção de Cidade, Região e País, Produtos Turísticos e Serviços Turísticos. Os vencedores destacaram-se nos rankings CIFFT, uma lista que reúne os vídeos e campanhas turísticas mais premiados ao longo do ano e revela as principais tendências do setor.
Portugal foi o país mais premiado pelo segundo ano consecutivo, com oito produções entre os melhores filmes de turismo do mundo. Além dos troféus para a Turismo Centro de Portugal e Municípios de Nazaré e Caldas da Rainha, destacaram-se produções de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Rota Vicentina, Museu de Serralves, NURI Conservas Pinhais e um consórcio representando os municípios de Ponte de Lima, Barcelos, Paredes de Coura e Valença. Além disso, a PORTUGALNTN, Lda. recebeu o troféu CIFFT “People’s Choice” Award 2024.
O Turismo da Suíça foi o grande vencedor global, com “The Ride of a Lifetime”, um vídeo promocional protagonizado pelo carismático duo Roger Federer e Trevor Noah. Esta produção destacou-se ao conquistar um duplo reconhecimento, o título de Melhor Filme de Turismo do Mundo, em 1.º lugar na categoria de Produtos Turísticos, e o novo prémio CIFFT Tourism Press Award, um galardão especial atribuído por um painel internacional de jornalistas de viagens.
“Esta edição dos World Tourism Film Awards revelou a criatividade excecional da nossa indústria. Os filmes vencedores exemplificam o poder transformador do storytelling no turismo, para inspirar audiências em todo o mundo”, elogiou Alexander V. Kammel, Diretor do CIFFT.
*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal
**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário