segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Verão sem multidões (é agora!)

 Olá Litoral,

Para quem tem possibilidade de não fazer férias em agosto e consegue viajar durante os meses de setembro ou outubro, conheço alguns destinos perfeitos para uns dias de bom tempo, mergulhos no mar, caminhadas e, se for o caso, algum descanso - e tudo com muito menos gente do que nos concorridos meses de julho e agosto.

Assim, seja nas melhores praias do Algarve ou numa ilha do Mediterrâneo ou Atlântico, ainda vai a tempo de pegar na toalha e aproveitar. Aqui ficam alguns guias completos para destinos com cheiro a maresia, para que possa desfrutar ao máximo de cada um deles.

  • MENORCA - A ilha é bem mais pequena do que a vizinha Maiorca e, talvez por isso, tem um charme próprio de que gosto muito.
  • MAIORCA - São calas e mais calas, cada uma mais bonita do que a outra. Mas vá com tempo, porque a ilha é muito maior do que parece.
  • SARDENHA - Sem querer estragar a surpresa, posso dizer que a Sardenha tem, para mim, as melhores praias da​ Europa.
  • MYKONOS - Epicentro das festas ​loucas nas ilhas gregas, Mykonos vê o número de viajantes baixar drasticamente nos meses de setembro e (principalmente) outubro. É aproveitar.
  • SANTORINI - Vá, porque é uma ilha maravilhosa, mas não o faça pelas praias - nesta lista há ilhas com praias muito mais bonitas.
  • PAROS - Um daqueles destinos aprazíveis, com aldeias bonitas para ver, praias maravilhosas para desfrutar e museus, igrejas e mosteiros para visitar. E longe da confusão de outras ilhas gregas mais afamadas.
  • MALTA - Uma bela mistura de cultura, história, vida noturna ​e praia - e tudo com um custo mais controlado do que noutras ilhas do Mediterrâneo.
  • LANZAROTE - Um destino eclético, que tanto agrada aos veraneantes compulsivos como aos que buscam uma mescla de cultura, arquitetura e uma pitada de praia. Gosto muito.
  • TENERIFE - A ilha perfeita para os amantes de trekking. Foi lá que fiz uma das caminhadas mais espetaculares da minha vida
  • ILHA DO SAL - Um destino para todo o ano, mas preferível quando as multidões do pico ​do verão já se foram embora. Ou seja, agora.
  • BOA VISTA - Porventura ainda mais atrativa do que a ilha do Sal, especialmente para quem procura férias de praia.

NOTA: Vá para onde for, peço-lhe que não viaje sem seguro. Ainda neste verão a minha filha foi visitar uns familiares a França, numa viagem aparentemente sem riscos, e acabou hospitalizada. E não, o Cartão Europeu de Seguro de Doença não pagou tudo - por isso, não facilite.

Fazer seguro com 5% de desconto

De resto, continuo a receber perguntas sobre os tours de 7 dias em Marrocos e o circuito de 10 dias no Egito organizados pelo meu amigo João Leitão. Tendo dúvidas, não me envie emails porque eu não sei responder - é só preencher o formulário que aparece no final desses artigos que ele responde rapidamente.

A terminar, deixo o habitual pedido para utilizar estes links ao planear as próximas viagens. Para si não faz diferença mas para mim é uma grande ajuda. Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens,

*Filipe Morato Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário