terça-feira, 23 de setembro de 2025

CTCV lança primeira edição em inglês da revista TECNICA, reforçando a presença de Portugal na Marmomac 2025

 Pela primeira vez na sua história, a Revista Técnica, publicação editada pelo CTCV, enquanto Centro de Tecnologia e Inovação, foi lançada em língua inglesa e distribuída internacionalmente. Este marco sublinha a crescente relevância internacional da indústria nacional, nesta edição, do setor português da Pedra Natural, que reforça a sua forte presença na Marmomac 2025, a maior feira mundial dedicada a este setor, que decorre anualmente em Verona, Itália.
Criada em 2020, a revista conta já com 30 edições publicadas e afirma-se como uma das principais referências técnicas nacionais no apoio à fileira do habitat, em particular às indústrias produtoras de materiais como a cerâmica, o vidro, os recursos minerais, as rochas ornamentais e outros relacionados. Editada bimestralmente, a publicação pretende ser um instrumento de vigilância tecnológica, que reúne artigos de especialistasfocados na inovação e sustentabilidade da indústria, bem como contributos de empresas industriaisfornecedores de soluções tecnológicas e investigadores. A sua missão é difundir conhecimento e valorizar a competitividade destas indústrias, reforçando a ponte entre o tecido industrial e a investigação aplicada.
Esta edição especialdesenvolvida em estreita parceria com a ASSIMAGRA – Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais – é inteiramente dedicada a mostrar a excelência da Pedra Natural Portuguesa. A publicação apresenta iniciativas que evidenciam a capacidade evolutiva do setor em inovação, design, sustentabilidade e internacionalização, desde o Road to 2050 – roteiro para a descarbonização da fileira – até ao projeto BROOT, que alia sustentabilidade, tradição e design contemporâneo.
Portugal ocupa hoje a posição de 7.º maior produtor mundial de Pedra Natural e de 2.º maior exportador per capita do mundo, com exportações que atingiram em 2024 mais de 450 milhões de euros, que representa uma percentagem de exportações 600% acima das importações. Mais de 80% da produção nacional destina-se a mercados internacionais, consolidando a Pedra Natural como um dos motores da economia portuguesa e como símbolo de qualidade reconhecido em todo o mundo.
“Esta edição da revista Técnica celebra não apenas os feitos da indústria portuguesa da Pedra Natural, mas também a sua visão para o futuro – um futuro assente na sustentabilidade, na inovação e na liderança global”, afirma o Presidente do Conselho de Administração do CTCV.

*Nuno Nossa

Nenhum comentário:

Postar um comentário