quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Entre 21 de outubro e 12 de novembro de 2025, no Porto. Bem-estar animal e transformação alimentar em debate nas Conferências em Biotecnologia 2025


Bem-estar e etologia em peixes, cadeia de abastecimento do comércio eletrónico de alimentos e estratégia comercial e impactos na cadeia de valor

 

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, em colaboração com a Associação dos Antigos Alunos, retoma, este outono, o ciclo Conferências em Biotecnologia, um espaço de diálogo entre ciência, inovação e sociedade, que promove a reflexão sobre temas emergentes nas áreas da biotecnologia, alimentação e sustentabilidade. A entrada é livre e gratuita, sem necessidade de inscrição.
A primeira sessão, intitulada “Bem-estar e etologia em peixes”, realiza-se a 21 de outubro, às 10h, e será conduzida por João Saraiva, investigador e líder do Grupo de Etologia e Bem-estar dos Peixes no Centro de Ciências Marinhas de Faro. Nesta sessão, João Saraiva que tem dedicado a sua carreira ao estudo do comportamento animal e ao desenvolvimento de práticas que promovam o bem-estar dos peixes, tanto na aquicultura como na pesca, vai explorar a questão: Sabia que os peixes sentem emoções — da dor ao prazer — e que a sua qualidade nutricional depende das condições de vida e de abate?

A 5 de novembro, às 16h, realiza-se a conferência “Contexto, conceito, abordagem e desafios da cadeia de abastecimento do comércio eletrónico de alimentos,” por Nuno Almeida, especialista com mais de 20 anos de experiência em retalho e negócios digitais. O crescimento das compras online de alimentos — que representam já 20% do total global e poderão atingir 8 biliões de dólares em 2026 — levanta novos desafios logísticos, tecnológicos e de sustentabilidade, que serão o foco desta sessão.

A 12 de novembro, também às 16h, encerra o ciclo a conferência “Estratégia comercial e impactos na cadeia de valor: marcas próprias, fornecimento, desenvolvimento de produtos, negociação, embalagem, competitividade e sustentabilidade,” por Pedro Carmo, diretor de abastecimento e aquisições globais da Daymon Worldwide. A sessão abordará o papel da inovação e das marcas próprias na criação de valor e competitividade no setor alimentar.

“As Conferências em Biotecnologia refletem o compromisso da Faculdade em promover o diálogo entre a investigação científica e os desafios reais da sociedade. Neste sentido, estes encontros aproximam estudantes, investigadores e profissionais de áreas distintas, criando pontes essenciais para o desenvolvimento sustentável,” salienta Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

O ciclo Conferências em Biotecnologia, que decorre no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, é uma iniciativa aberta à comunidade académica e ao público em geral. O objetivo deste Ciclo, que se realiza anualmente, é o de aproximar a investigação científica das dinâmicas empresariais e sociais que moldam o futuro da biotecnologia.

Mais informações disponíveis em: www.esb.ucp.pt/conferencias-em-biotecnologia

*Fernanda Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário