O Google revelou, esta quarta-feira, o que mais foi pesquisado pelos portugueses este ano.
Enquanto queimamos os últimos cartuchos de 2015, vale a pena olhar para trás e perceber o que nos fez mexer no ano que agora termina. O maior motor de busca do planeta dá uma ajuda, revelando as pessoas, locais e coisas que marcaram as tendências depesquisa em Portugal e no resto do mundo.
Através desta análise, que se divide em nove listas distintas, é possível ter uma perspetiva única do que marcou a vida dos portugueses nos últimos meses. Entre as palavras que entraram recentemente para o nosso léxico: "O que é o amor?" é a questão que mais portugueses colocam ao Google, a que se seguem indagações sobre o que é a Uber, o Paypal, o Reiki, a Globalização ou o Estado Islâmico.
Ao observarmos a lista das dez figuras públicas mais pesquisadas, relembramos os momentos de luto que marcaram o panorama nacional: Maria ZamoraNuno MeloDelfina CruzManoel de OliveiraMaria BarrosoFilipa Vacondeus e Mariano Gagodesapareceram este ano e figuram nesta lista ao lado de Sofia RibeiroJoana Amaral Dias e Jorge Jesus.
Nas pesquisas que ditam tendências, o lançamento da plataformaNetflix destaca-se em segundo lugar, apenas superado nas pesquisas por "Desafio Final 3" (ou Casa dos Segredos), numa lista bastante eclética. O terceiro lugar do "pódio" vai para um jogo online (Agar.io), a que se segue Charlie Hebdo, jornal satírico alvo de um atentado no início do ano. Maria Zamora e Nuno Melo voltam a figurar neste top, com as restantes indagações virtuais dos portugueses a centrarem-se em assuntos como os filmes 50 Sombras de Grey e Velocidade Furiosa 7 e os lançamento do Windows 10 e doiPhone 6S (que também lidera o top 10 de gadgets mais pesquisados online).
No campo do futebol, outros nomes se levantam, com Cristiano Ronaldo a encabeçar uma lista onde Messi, Maxi Pereira e Casillastambém se destacam. A nível internacional, as figuras públicas mais pesquisadas em terras lusas pertencem, maioritariamente, ao mundo da música, com nomes como Taylor SwiftSelena Gomez,Ariana GrandeMiley CyrusRihanna,Ed Sheeran e Harry Styles em claro destaque. A lista de celebridades fica completa com a socialiteKylie Jenner, a modelo Irina Shayk e o cientista Stephen Hawking.
A nível internacional, a sétima arte teve direito a destaque com a presença no top 3 mundial de tendências de pesquisas de filmes como "Jurassic World" e "American Sniper", que apenas são superados na liderança por Lamar Odom, antiga estrela da NBA. A mudança de sexo deCaitlyn Jenner também não passou despercebida no mundo, assumindo o quarto lugar das pesquisas mundiais, seguida da lutadora Ronda Rousey, dos atentados em Paris, dos jogos Agar.io e Fallout 4 e do grupo sensação de 2015 Straight Outta Compton.
Fonte JN