sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Hora de Fecho: PS quer fechar 60% do acordo neste OE. E depois?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
NOVO GOVERNO 
Eis o estado do acordo: 30 medidas fechadas ou encaminhadas, 20 ainda em stand-by. Só uma corre mal. Orçamento cumpre mais 13 - e o seguinte quase tudo. E depois, sobra o quê?
RATING 
É a agência mais pequena das reconhecidas pelo BCE. Mas é, para Portugal, a mais importante. A DBRS receia um desentendimento com Bruxelas em torno do Orçamento do Estado.
DEBATE QUINZENAL 
Esta sexta-feira é dia de debate quinzenal na Assembleia. O rascunho do Orçamento do Estado para 2016 que está em negociações com Bruxelas promete animar a discussão.
DEBATE QUINZENAL 
No debate quinzenal desta sexta-feira, António Costa queria convidar Passos Coelho a "vir para o presente". Mas chamou-o de "primeiro-ministro" em vez de deputado. Esta gafe não é nova no Parlamento.
COMISSÃO DE INQUÉRITO AO BANIF 
António Filipe, PCP, é o presidente. PSD e CDS apostam tudo com ex-governantes, PS põe quatro vices na frente de combate. BE e PCP repetem os trunfos usados no BES.
NOVO GOVERNO 
Governo prevê reduzir, já em julho, o IVA para 85% dos produtos de restauração. Baixa total do IVA só chegará em 2017, admitiu António Costa. Impacto orçamental é "muito superior" aos 350 milhões.
ORÇAMENTO 2016 
Os técnicos consideram que o Governo conta como extraordinárias medidas revertidas e que isso não cumpre as regras. Contas da UTAO dizem que o défice estrutural aumenta, em vez de diminuir.
ORÇAMENTO 2016 
Medidas extraordinárias que não o deviam ser, défice estrutural em risco de incumprimento, ameaças internacionais e nos mercados financeiros. Técnicos apontam muitos riscos às contas orçamentais.
MORTE 
Durante uma discussão com uma colega, a rapariga terá caído e batido com a cabeça num cacifo, acabando por morrer no Santa Maria com lesões cerebrais. Pais duvidam da demora na assistência na escola.
CRIME 
A Polícia Judiciária está a realizar buscas na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, e no aeródromo de Ponte Sor.
IMAGINARY COUPLES 
Eva Longoria, Jean-Baptiste Alaize, Florent Manaudou e muitos outros famosos juntaram-se ao fotógrafo Olivier Ciappa por uma causa: impactar o público para combater a homofobia. As imagens estão aqui.
Opinião

David Dinis
É hoje, 6ª-feira, dia 29 de janeiro de 2016, que saio do Observador. É hoje que me despeço de si, com lágrimas a correr pela cara. São lágrimas, sim, de orgulho, de amor. Este é o meu até já.

Paulo Ferreira
Soçobra a ideia de que o PS conseguiria compatibilizar a responsabilidade orçamental com o aumento mais rápido de rendimentos. Não consegue como a tentativa de sacrificar o défice estrutural demonstra

Manuel Villaverde Cabral
Uma falsa impressão criada pelos media foi a de um retumbante êxito da candidata do Bloco com quase 470.000 votos, quando na verdade o melhor resultado do BE remonta a 2009 com quase 590.000 votos.

Miguel Tamen
Há pessoas que têm a certeza de que, verificados os meios, o motivos e a oportunidade, seriam capazes do melhor; sabem que se as circunstâncias fossem outras, seriam santos ou heróis.

Rui Ramos
É importante notar que Marcelo Rebelo de Sousa prometeu "ajudar" o governo a defender o crédito externo do país, mas não prometeu "ajudar" Costa a manter-se no poder contra tudo e contra todos.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário