Fernando Pimenta, Emanuel Silva e João Ribeiro são atletas de elite da Federação Portuguesa de Canoagem. Na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, os atletas passaram pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC). O Laboratório Integrado da FCDEFUC é o espaço da faculdade onde é desenvolvida grande parte da investigação do Centro de Investigação do Desporto e da Atividade Física (CIDAF). Foi aqui que os atletas fizeram  a avaliação e controlo do treino, coordenados pelo docente da FCDEFUC, Amândio Santos.
Os testes efectuados baseiam-se, por exemplo, na composição corporal ou no metabolismo, de forma a “saber, a cada momento, a intensidade a que cada atleta pode trabalhar”, explica o docente.
A ligação com a Federação Portuguesa de Canoagem já tem cerca de uma década. Amândio Santos conta que é uma “parceria excelente”. Tanto que “têm-se juntado outras seleções”, como o Atletismo, com quem a FCDEFUC tem também trabalhado mais recentemente “a fazer um trabalho muito parecido”. “Faz todo o sentido quando a ciência está ligada à pratica”, acrescenta o coordenador do Laboratório Integrado. De acordo com o responsável, é “muito gratificante” ver que o “trabalho pode contribuir para o desenvolvimento desportivo e para os resultados”. “Tem acontecido com a canoagem, com o atletismo. E cada vez que sinto que damos mais um passo, é mais um motivo de orgulho”, acrescenta.
Durante a avaliação e controlo de treino realizado a 28 de janeiro, conversámos com Fernando Pimenta, Emanuel Silva e João Ribeiro. No caminho para o Rio2016, veja o que dizem os atletas sobre a preparação e as expetativas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que se realizam em agosto deste ano, e sobre a relação com a FCDEFUC.