sábado, 23 de janeiro de 2016

Hora de Fecho: Quando não havia Presidentes: 7 reis influentes

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
PRESIDENCIAIS 2016 
Não fizeram campanha, não pediram votos, não foram eleitos - e, em vez de uma máquina partidária, tinham uma espada. João Ferreira faz a lista dos monarcas que marcaram a história.
LISBOA 
A Câmara de Lisboa decidiu reduzir temporariamente as horas de fecho de 25 bares no Bairro Alto e Cais do Sodré. Aos dias de semana o encerramento será à meia noite e aos fins de semana às 2 da manhã.
CRISE DOS REFUGIADOS 
As discotecas escolheram restringir a entrada de refugiados no seguimento de uma série de incidentes, entre os quais uma alegada tentativa de violação, roubos e uma tentativa de esfaqueamento.
ELEIÇÕES ESPANHA 2015 
O PSOE emitiu um comunicado no qual reitera a ideia de que deve ser o PP a tentar formar governo. Numa alusão ao Podemos, fala de chantagem para um acordo governativo à esquerda.
ELEIÇÕES ESPANHA 2015 
O líder do PSOE, Pedro Sánchez, vai falar este fim de semana com Pablo Iglesias, do Podemos, e Albert Rivera, do Ciudadanos, com vista a um acordo de Governo. Rajoy acusa-o de não ter dignidade.
FUTURO DA GRÉCIA 
Os gregos exigiram mudança e ela chegou: um ano depois de ser eleito, Alexis Tsipras continua primeiro-ministro, o Syriza é um partido mais ao centro e a austeridade é ainda maior.
SIMON JOHNSON 
Simon Johnson, ex-chefe economista do FMI, é contra os bancos demasiado grandes para cair. E avisa que se os europeus insistirem em permanecer bancocêntricos vão ter de meter mais capital nos bancos.
CASO VISTOS GOLD 
Jaime Gomes foi parceiro de uma empresa que está a ser investigada em Espanha por um alegado esquema de corrupção. Informação das autoridades espanholas chegou um dia antes da acusação dos Vistos Gold
CASO SÓCRATES 
Numa reação a um comunicado do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público de defesa do seu presidente, os advogados João Araújo e Pedro Delille voltam a atacar a investigação da Operação Marquês.
METEOROLOGIA 
Um voo entre ilhas e outro procedente de Lisboa foram desviados devido ao mau tempo. O arquipélago está sob avisos laranja e amarelo devido à chuva e vento forte.
SAÚDE 
O secretário de Estado adjunto da Saúde, Fernando Araújo, garantiu que com estas medidas os portugueses gastarão menos 35 a 40 milhões de euros em taxas moderadoras. Reduções entram em vigor em abril.
Opinião

João Marques de Almeida
Um ponto parece evidente: mais um acidente semelhante ao da passagem de ano em Colónia e será o fim político de Merkel. Um país não aceita um líder em quem não confia para garantir a sua segurança.

Paulo Ferreira
As prioridades orçamentais estão a ser ditadas pela avaliação de emergência social ou são sobretudo para responder ao poder reivindicativo de sindicatos e corporações?

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O exemplo de optimismo e esperança de uma mulher de armas, numa cadeira de rodas. Um gigante, apesar dos seus 97 cms de altura. Uma mulher inteira que já partiu mais de 90 vezes os seus frágeis ossos

José Manuel Fernandes
Não, Portugal não merecia isto. Muito menos os portugueses que, nestes anos, pelo que fizeram e se esforçaram, nos devolveram esperança no futuro. Isto não. Isto foi uma campanha fixada no retrovisor.

André Azevedo Alves
No próximo Domingo, para além da eleição do Presidente da República, joga-se também uma parte importante do futuro dos partidos políticos portugueses - a começar pelo futuro da ala moderada do PS.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário