terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O comentador acredita que o investimento privado é fundamental e que não está a ser tido em conta pelo Governo.

DR
ECONOMIA SOUSA TAVARESHÁ 21 HORAS
Antecipando a visita da troika a Portugal e analisando as 18 exigências feitas pelos credores internacionais, Miguel Sousa Tavares lembrou no 'Jornal da Noite' da SIC que enquanto houver dívidas, os credores vão continuar a pressionar e preocupados com as medidas tomadas no país.

“Portugal não se livrou da troika porque pedimos 78 mil milhões de euros emprestados e ainda não os pagámos. Enquanto não os pagarmos é normal que os credores queiram saber o que é que estamos a fazer. O credor pressiona sempre”, esclareceu o comentador.
Sobre as preocupações da troika, e consequentes exigências, o escritor foi perentório: “Há várias coisas que estão nas preocupações da troika e também estão nas minhas, até agora foi a festa do Governo socialista. Deu, devolveu, repôs, aumentou, contratou… agora começa a vir a fatura e a troika vem já com a primeira fatura – como é que os senhores pretendem pagar tudo isso?”, frisou o comentador.
Mais ainda. Sousa Tavares mostrou concordar com a falta de investimento privado em Portugal. “As empresas portuguesas estão descapitalizadas e a banca não as pode capitalizar, porque ela própria está descapitalizada. Por outro lado, o investimento externo caiu a pique e vai cair mais por causa das obrigações seniores do Novo Banco, uma machadada no investimento externo em Portugal”, antecipou.
“Eu se fosse investidor estrangeiro nunca mais punha um tostão em Portugal”, atirou na mesma senda, mostrando que não sabe “como é que o Governo vai conseguir a recuperação económica que lhe permitirá absorver o aumento de despesa pública”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário