terça-feira, 19 de janeiro de 2016

360º - A morte de Almeida Santos (+ avisos sérios a Portugal)

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia

Morreu Almeida Santos, aos 89 anos, apenas um dia depois de ter estado em campanha com Maria de Belém. Almeida Santos terá lugar reservado na história de Portugal, como impulsionador da descolonização, também como presidente da Assembleia da República e presidente do PS.
As reações ao desaparecimento do socialista vão ouvir-se durante todo o dia - a de António Costa já aqui está registada, assim comoas dos principais candidatos presidenciais.

José Peseiro é o novo treinador do FC Porto. O ex-treinador do Sporting, que quase ganhou o campeonato e quase ganhou a Liga Europa, terá assinado contrato até fim da época, com mais uma temporada de opção. E deve apresentar-se hoje.

A China confirmou o PIB mais baixo em 25 anos. O crescimento em 2015 terá sido de 6,9%, mas alguns analistas admitem que sejam lisonjeiros em relação ao que se passa realmente na economia. O Edgar Caetano explica porquê.

O histórico Hotel Ritz de Paris está em chamas. O fogo deflagrou no último andar do edifício - e ocorre meses antes da reabertura ao público, depois de algumas obras de remodelação.
 
As presidenciais
Depois de Marcelo, hoje dedicamo-nos a Sampaio da Nóvoa. Nestas eleições, o candidato teve direito a 3 (isso, três) biografias. O Rogério Casanova leu os livros à procura do "tempo novo". E chegou a este texto: Sampaio da Nóvoa: purificar o dialeto da tribo

Vem isto a propósito do que ontem se passou na campanha. Ora veja o que escreveram o Miguel Santos e o João Pedro Pincha (e isto é só aperitivo): 
"Senhoras e senhores, let’s get ready to rumbleeee! A sete dias das eleições presidenciais, as coisas à esquerda aqueceram. E bem. Maria de Belém Roseira e Sampaio da Nóvoa disputam uma parte significativa do mesmo eleitorado e sonham ambos com uma passagem à 2ª volta. Mas só um pode passar – se passar – para enfrentar Marcelo no derradeiro round. Os dois sabem disso e não se têm poupado." A guerra das rosas vai durar?

Do outro lado está sempre Marcelo. E porque não há festa nem festança sem a Dª Constança, nós juntámos num único texto tudo o que já lhe chamaram. Ora vejam lá o tamanho da coisa.

Esta manhã, a campanha arranca diferente. Maria de Belém suspendeu tudo o que estava previsto, devido à morte de Almeida Santos - aguardando-se para ver se alguém vai para a estrada. O nosso liveblog vai manter-nos a par e passo.

Hoje temos pela frente o último debate. É na RTP, com os dez candidatos e dura mais de duas horas. A pergunta que cada candidato estará a fazer ao espelho será esta: o que fazer em 14 minutos?

A propósito, deixo-lhe ainda uma leitura mais longa - mas bem saborosa. Chama-se presidenciais em duas voltas. Um remake de 1986? E é onde a Catarina Falcão recupera as fotos e as páginas dos jornais da mais longa e disputada campanha presidencial de sempre. A pergunta chave para domingo também está lá: também vai ser assim?

E porque todas as presidenciais têm um só destino final, aqui está a visita guiada que se impõe: Caro (e)leitor, seja muito bem-vindo ao Palácio de Belém. Serviu de hospital no terramoto de 1755. Quando chegaram os Presidentes, estes tiveram que pagar uma renda de 100 mil réis. Estas e outras curiosidades escondidas nas salas do palácio do poder, contadas pela Marta Leite Ferreira.
 
Informação relevante
Bruxelas exige um défice abaixo de 2,8%. E o Governo faz “ginásticas para as contas baterem certas” no Orçamento de 2016, diz uma fonte socialista ao Público. O Edgar Caetano fez asíntese
enquanto António Costa confirmava que o "draft" do OE segue para Bruxelas na 6ª-feira (no último dia de campanha) - admitindo que as negociações com Bruxelas podem não ser fáceis

O Commerzbank avisa: “Portugal é a nova criança problemática” da zona euro, dizem os analistas do influente banco alemão, num relatório demolidor, como explica o Edgar Caetano. O melhor é ler.

Ontem, chegaram outros alertas. O risco da dívida subiu. E a BlackRock disse que os investidores estão apreensivos com Portugal (aqui).
Percebendo o cenário, o ministro da Economia vai a Davos tentar segurar investidores, diz o Económico.

Mais contas. Os funcionários públicos recebem já amanhã mais uma fatia dos salários cortados na era da troikaOs pensionistas ainda não - o Governo atrasou-se na publicação da legislação e esta só entra em vigor em fevereiro.

Na Educação. O Diário Económico diz que a Parque Escolar acumulou uma dívida de mil milhões de euros (e há novo programa já aprovado);
O Governo decidiu voltar ao concurso nacional de professores - e os diretores das escolas dão por boa a decisão, recebida com aplauso pelos sindicatos.

A diplomacia de Santos Silva. O ministro dos Negócios Estrangeiros reagiu à polémica com Tony Carreira e admitiu que nunca conseguiu cumprir um dos seus sonhos de sociólogo "que era assistir a um concerto de Tony Carreira". História contada pelo DN desta manhã.

O regresso das subvenções vitalícias. O Tribunal Constitucional declarou a inconstitucionalidade das normas do Orçamento de 2015 que cortaram o regime das subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos. A justificação está aquiE quem ganha com a decisão aqui.

Angola loves Manoel. O Marido de Isabel dos Santos comprou a Casa Manoel de Oliveira. O preço? 1,58 milhões de euros.

A TAP cancelou mais 9 voos. São 4 voos do Porto e mais 5 de Lisboa com ligação a diferentes cidades europeias. Eram "rotas deficitárias", explica a empresa.

A CP quer vender a sede, no RossioMas os trabalhadores não gostaram da ideia.

A Mota-Engil levou um tombo na bolsa - obrigando até a suspender a negociação das suas ações. Não há explicações fáceis para o caso.

Os nossos Especiais

Que molécula é esta que a Bial estava a testar? A Vera Novais foi estudar o assunto, para nos poder contar melhor o que aconteceu em França na última sexta-feira. A isto, acrescentou um outro texto, explicando o que se sabe, o que não se sabe e o que dizem os especialistas

A menina contra quem nem Michael Phelps quis nadar. Chama-se Katie Ledecky e, no domingo, bateu o 11.º recorde mundial de natação da carreira. Nada em estilo livre e já chegou a vencer o ouro nos 200, 400, 800 e 1.500m dos Mundiais. "Ah, e tem 18 anos", acrescenta o Diogo Pombo, que conta maravilhosamente a história do sucesso dela.

Luciano Floridi e o início da 4ª Revolução: a era digital. O filósofo italiano Luciano Floridi defende que estamos a começar a Quarta Revolução, que "está a alterar a nossa noção sobre o que é ser humano". A entrevista vê-se em vídeo e é conduzida pelo Pedro Esteves.

Notícias surpreendentes
 
Quantas vezes tocou o seu despertador esta manhã antes de se levantar? Se precisou de dois ou três alarmes, o melhor é ler este texto. É que há duas formas de ligar o despertador - mas só uma é a correta.
Ainda a título de conselho, a Helena Magalhães deixou aqui um especialmente para elas. O título é uma pergunta: "Acha que se sabe desmaquilhar?" Não, não basta só passar o rosto por água ou esfregar um leite de limpeza na pele. Tal como existem técnicas para aplicar a maquilhagem, também as há para desmaquilhar e, ao que diz a Helena, vão fazer-lhe ganhar anos de vida.

Também para elas - ainda que com notório interesse para eles -, a Catarina Moura escreveu sobre a mulher parisiense. Qu’est-ce que c’est ça? - pergunta ela. Será que há um caminho para que qualquer mulher, onde quer que viva, seja uma parisiense? A resposta está lá: “O segredo da mulher francesa é..." (é clicar, sem ir diretamente ao fim do texto, está bem?).

De Paris para o mundo, fecho com estes 32 lugares de um mundo encantado (mas real)Escolha um destino e... sonhe com a próxima viagem.
 
De caminho, vá passando por nós no Observador. Prometemos manter o encantamento, com redobrada atenção às notícias mais importantes, dedicação à análise do que está a acontecer. E alguns motivos para o deixar de sorriso rasgado. 
Dia bom, produtivo, feliz, 
Até já! 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário