sábado, 19 de março de 2016

Nuno Rocha, Manuel Pinto Barros e Pedro Adamastor coordenam rodagem de curta-metragem em Coimbra

curso de Cinema - Cinemalogia, promovido pelos Caminhos do Cinema Português desde 2011, preparou ao longo dos últimos meses uma produção cinematográfica e entra agora na derradeira etapa da rodagem. O início dos trabalhos está marcado para o dia 19 e prolongar-se-á até 23 de Março. Esta é a etapa culminar de toda a formação teórica e prática levada a cabo desde o início deste curso dando forma visual ao imaginário criado no argumento. 

No âmbito do tema da 18.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, esta história, concebida pelo grupo de formandos do curso, apresenta-nos a história póstuma de Joaquim, um professor universitário e ex-comando da guerra do Ultramar, através do processo de edição de uma biografia honorífica.  A história decorre em torno de Alexandre, seu filho, que é contactado por uma editora que se propõe publicar a biografia do seu pai. Aceitando essa homenagem, Alexandre pesquisa e reúne nos pertences do pai o material necessário para entregar à editora, no entanto neles, encontra um negativo fotográfico que muda por inteiro a memória que tem do pai. Deverá ou não Alexandre fornecer esta informação à editora e, consequentemente, revelar o lado menos conhecido do pai? 

Re-inventando os métodos de trabalho de edição para edição, os Caminhos apresentam este ano, uma orientação tripartida da rodagem. Nuno Rocha coordenará a realização, Manuel Pinto Barros a Direcção de Fotografia e Pedro Adamastor a Direcção de Som. A rodagem desta curta envolverá a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos pelos formandos nos módulos anteriores e o seu desenlace será o material necessário para prosseguir os trabalhos nas etapas da Pós-Produção e Distribuição do Curso de Cinema - Cinemalogia.



Em sete decoro da cidade de Coimbra o curso Cinemalogia ‘da ideia ao filme’ convida assim, as pessoas a participarem e a assistirem no processo de transformação duma ideia em filme. 


Nuno Rocha

Licenciou-se pelo Instituto Politécnico do Porto no Curso de Comunicação Audiovisual. Em 2009 estudou Advanced Directing na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. A sua curta-metragem “3x3” foi a grande vencedora da primeira edição do Prémio Zon e alcançou desde então mais 19 prémios em todo o mundo.


No seu curriculum conta ainda com filmes como Momentos, produzido para a LG Portugal e a curta-metragem Vicky and Sam, rodada em Austin. Nuno Rocha soma atualmente mais de 50 prémios com as suas curtas metragens.


Atualmente é sócio-gerente da produtora FilmesDaMente, production studio que produz filmes de ficção e filmes publicitários para o mercado digital e tv, nacional e internacional.


Em 2015 tornou-se “International Certified Expert” da Sony.


Manuel Pinto Barros

Manuel Pinto Barros, licenciado em Cine-Video pela Esc. Superior Artística do Porto (Esap), em 2008. Após a conclusão dos seus estudos, integrou diversos projectos como Director de Fotografia, passando por publicidades, curtas-metragens e videoclips. Em cada filme procura incutir um estilo estético único e diferenciado, utilizando variadas técnicas sempre em articulado com as especificidades de cada produção.


“Bicicleta”, realizado por Luís Vieira Campos, venceu o Prémio TAP (Curtas Vila do Conde 2014 ) e Melhor Curta-metragem no Caminhos do Cinema Português. “Amélia & Duarte”, animação realizada por Mónica Santos e Alice Guimarães, teve estreia Nacional no Curtas Vila do Conde 2015, tendo vencido o Prémio do Publico SPA e o Prémio Canal+.


Em 2014 finalizou as curtas-metragens “Bicicleta” e “Amélia & Duarte”.


Pedro Adamastor

Pedro Adamastor começou a trabalhar como sonoplasta no teatro no final dos anos 90 e em poucos anos era responsável pela captação e pós-produção do som de grandes produções cinematográficas e televisivas.Tem uma carreira profissional abrangente dedicada ao som para cinema, televisão e teatro. Do seu currículo cinematográfico como Director de Som, destacam-se as longas metragens: Balas e Bolinhos 3 (2012), Mau Mau Maria (2014) e Video Vigilância (2013) e o trabalho em muitas curtas e médias metragens premiadas nos principais festivais de cinema nacionais e internacionais: 3x3D - Just in Time (2012) de Peter Greenaway, Land of my Dreams (2012) de Yann Gonzalez, Bicicleta (2013) realizado por Luís Vieira Campos e escrito por Valter Hugo Mãe, Novo Mundo (1999) de Jorge Neves.


No que respeita a trabalho televisivo foi Director de Som de: Minutos Mágicos (2010- 2014|SIC), Tic Tac Tales (2009-2010|RTP), Red Bull Air Race (2007-2008|FOX), Triângulo Jota (2005|RTP) e Ecoman (2006|RTP), tendo também trabalhado nos programas: Masterchef (2015 | TVI), EuroNews Real economy (2015 | EuroNews), Gato Fedorento – Diz que é uma espécie de magazine (2006|RTP) e várias telenovelas: Floribella, Doce Fugitiva, Resistirei, Rebelde Way, Água de Mar. São de salientar os documentários: Era uma vez no Iraque (2013), A Arte de Animar Portugal (2012|RTP), Zeca Afonso – Não me obriguem a vir para a rua gritar (2007|RTP), Agostinho da Silva – Um Pensamento Vivo (2004|RTP) Pedro Adamastor trabalhou com os realizadores: Peter Greenaway, Yann Gonzalez, Henrique Oliveira, Telmo Martins, Jorge Neves, Luís Vieira Campos, Luís Ismael, Nick Bolger, André Tentugal, Ramón de los Santos, Alexandre Azinheira entre muitos outros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário