quinta-feira, 21 de abril de 2016

360º - António Costa: o plano D (de despesa) e o plano R (de receita)

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaÉ um pequeno presente político de José Sócrates a António Costa. Numa entrevista à Antena 1, afirmou que"nunca seria primeiro-ministro sem ter ganho as eleições". Sócrates criticou ainda o silêncio de António Costa e do PS sobre o seu processo judicial: "Compreendi ao fim de três meses, ao fim de seis meses... Agora, ao fim de nove meses? Ao fim de um ano? Ao fim de um ano e meio?".

O Ministério Público terá identificado uma nova offshore de Carlos Santos Silva. Segundo a SIC, o arguido da Operação Marquês, suspeito de ser um testa de ferro de José Sócrates, estará ligado à Colina Assets Foundation, com sede no Panamá. Os investigadores já terão enviado uma nova carta rogatória à Suíça para obter mais informações.
Hoje, o Correio da Manhã (sem link disponível) noticia que Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates, terá sido constituída arguidapor suspeitas de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

Mesquita Machado foi constituído arguido num processo que investiga suspeitas de participação económica em negócio e prevaricação. Segundo o Ministério Público, o ex-presidente da Câmara de Braga teria favorecido a filha e o genro num caso de expropriação de terrenos.

Dilma Rousseff prepara-se para aumentar ainda mais o nível de tensão no Brasil. Depois de afirmar, ontem, que pretende lutar "em todas as trincheiras", a Presidente brasileira vai aproveitar uma visita na quinta-feira à ONU, onde assinará o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas, para denunciar nas Nações Unidas que está a ser vítima de um golpe de Estado.

Informação relevanteHoje, o Governo aprova em Conselho de Ministros o Programa de Estabilidade e o Plano Nacional de Reformas. António Costa garantiu ontem à noite que não vai haver surpresas, como um eventual aumento do IVA. Recusa a existência de um plano B, mas terá de haver pelo menos um plano D (de despesa) e um plano R (de receita). Como explica a Margarida Peixoto no texto "Prepare-se: afinal vem aí mais austeridade", "o Programa de Estabilidade implica um esforço de consolidação orçamental de, pelo menos, 1700 milhões de euros em 2017, distribuídos entre cortes de despesa e aumentos na receita. Até 2020, estão implícitas medidas com valor total de 9,4 mil milhões de euros".
Num outro texto publicado no Observador, Luís Teles Morais e Henrique Lopes Valença analisam o que está em causa e concluem: "A postura de alguma contenção orçamental do anterior governo manter-se-à necessariamente".
Já a manchete do DN avisa que "Costa empurra para o fim da legislatura cortes na despesa ou subida de impostos".
Quanto ao Plano Nacional de Reformas, que foi hoje avançado pela TSF, prevê 120 medidas, que custarão no total 33 mil milhões de euros e vão da reabilitação urbana à renovação de infraestruturas de transportes e à reforma das pensões.

É uma notícia do Luís Rosa no Observador: o Ministério Público já sabe quem recebeu parte dos 300 milhões de três offshores do Grupo Espírito Santo. A Justiça analisou documentação que abrange o período entre 2004 e 2014 e identificou quatro grupos de alegados destinatários, que irão de gestores a titulares de cargos políticos.

António Costa vai visitar Angola em breve e Portugal está a "investir muito" para que tudo corra bem, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros. De facto, Augusto Santos Silva precisa de se esforçar. No "Conversas à Quinta", que já está disponível no Observador, Jaime Gama disse que é preciso "esfriar a hiperatividade declaratória e inconsequente" que está a criar tensões entre os dois países e Jaime Nogueira Pinto falou de uma "histeria" que pode ter consequências "péssimas" para Portugal.

Quem está no centro das últimas polémicas com Angola é Isabel dos Santos. A filha do Presidente José Eduardo dos Santos fez ontem 43 anos, em plena controvérsia no BPI. É uma altura tão boa como qualquer outra para ver as fotos que coloca na sua conta do Instagram.

Ana Salcedas, da Ernst&Young, foi ouvida na comissão de inquérito ao Banif mas não disse nada sobre a situação do banco no Brasil, onde houve resultados negativos de 180 milhões de euros nos últimos três anos. Invocou o sigilo bancário.

Luís Filipe Castro Mendes deu ontem à RTP3 a sua primeira entrevista como ministro da Cultura. Anunciou a criação de um Cartão Cultural, revelou que Serralves vai ter uma exposição com a Coleção Miró e comentou a saída de João Soares - "Todos temos de ter um especial cuidado com as palavras".

Marcelo Rebelo de Sousa começa hoje a sua primeira "Presidência Aberta" (que agora terá o nome de "Portugal Próximo"). O Presidente vai andar pelo Alentejodurante três dias, percorrendo um total de 400 quilómetros.

As notas de 20 dólares vão ter uma nova cara. Sai Andrew Jackson, o sétimo Presidente dos EUA, e entra Harriet Tubman, uma escrava do século XIX. Harriet ajudou a libertar milhares de mulheres - e é agora a primeira mulher em mais de 100 anos a aparecer numa nota de dólar.

Isabel II é a monarca há mais tempo no trono e faz hoje 90 anos. A Ana Cristina Marques juntou num só artigo tudo o que interessa saber sobre a Rainha de Inglaterra: histórias de vida, uma cronologia interativa, uma fotogaleria das suas viagens e muita informação sobre a mulher que subiu ao poder quando Winston Churchill era primeiro-ministro de Inglaterra, Harry Truman era Presidente dos Estados Unidos e Pio XII era Papa. Veja ainda um vídeo com a evolução de Isabel II ao longo das décadas.

Os nossos EspeciaisEm 2015, o IPO de Lisboa recebeu 194 casos de crianças com cancro. São casos raros e a maioria sobrevive. A Marlene Carriço conta o caso de Elisabete, que ficou doente aos 14 anos. Hoje, passados 13 anos, diz: "Não carrego esse peso. Já passou".

A propósito da exposição que abriu no Grand Palais de Paris,Vasco Rosa analisa as obras de Amadeo de Souza-Cardoso. O artista está agora, finalmente, no lugar certo.

Notícias surpreendentesEles são iguais - mas estão separados por décadas ou por séculos. Uma fotogaleria impressionante mostra os sósias antigos das celebridades. Acredite que não há truque.

Eurico de Barros já viu o novo "Suburra", que estreia hoje, e gostou. O crítico de cinema descreve um filme onde, tal como acontece nos mais recentes policiais realistas italianos,não há "personagens positivas ou idealistas", nem "quaisquer ilusões ideológicas".
Há mais filmes para ver: "Macbeth", uma nova versão da obra de Shakespeare; "Truman", uma comédia romântica hispano-argentina; e o documentário russo "O Homem com a Câmara de Filmar".

A DECO, associação de defesa dos consumidores, está do lado dos fãs desiludidos dos AC/DC. Quem comprou bilhete para o concerto em Portugal e agora vai ter de ouvir Axl Rose em vez de Brian Johnson deve poder pedir o bilhete de volta.

Pedro Rapoula é português e é o novo diretor da Feira Internacional do Livro de Bogotá. Detalhe a ter em atenção: trata-se da segunda maior feira da América Latina. Em conversa com o Tiago Palma, Pedro Rapoula explica como chegou até aqui e o que pretende fazer. E garante: há um boomda literatura portuguesa no país.

Se quisermos simplificar o tema, podemos dizer que são torradas com coisas em cima. Mas, na realidade, são um pouco mais do que isso. A Ana Dias Ferreira escreve sobreum livro - Tostas Gourmet - com 70 receitas surpreendentes.

Se tantas tostas lhe fizeram sede, então entre diretamente no artigo do Tiago Pais sobre os concorrentes ao título de "Melhor Cocktail de Lisboa". São 46 e pode conhecer todos (com fotos e tudo) neste artigo sobre a Lisbon Cocktail Week, que começa amanhã.

Aqui no Observador, vamos estar todo o dia muito atentos às novidades do Programa de Estabilidade e do Plano Nacional de Reformas. Venha conferir as novidades.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário