quinta-feira, 21 de abril de 2016

SAI UM PROGRAMA DE ESTABILIDADE PARA A MESA DO CANTO


Bom dia, este é o seu Expresso Curto 

Martim Silva – Expresso

Sai um Programa de Estabilidade para a mesa do canto

Hoje é dia de Programa de Estabilidade. Só se fala de austeridade, impostos, geringonça, défice, contas públicas e outros ingredientes mais ou menos indigestos.

O Curto de hoje tem esse tema como destaque ou não se preparasse o governo para aprovar o documento na reunião do Conselho de Ministros. Se o OE é o documento que diz o que vamos gastar no ano seguinte, o Programa de Estabilidade (ex-Programa de Estabilidade e Crescimento) é o documento aprovado durante a Primavera, para mostrar em Bruxelas, e que aponta as linhas para os anos seguintes.

Basta olhar para a capa dos jornais para se perceber como as contas do Estado são hoje o tema dominante:

"Governo só prevê saldo positivo no Estado em 2020", Jornal de Notícias
"António Costa empurra para o fim da legislatura cortes na despesa ou subida de impostos", Diário de Notícias
"Plano de Reformas inclui 1,3 mil milhões para dívida dos hospitais", Público
"Governo congela Estado", i

Já se sabe que de cada vez que se fala do Programa de Estabilidade, estremece tudo. Não há assunto que gere mais instabilidade que o debate sobre o Programa de Estabilidade. É uma espécie de bicho-papão da política portuguesa. Ainda para mais com um governo sem maioria, que é contra a austeridade, que é suportado por partidos que abominam a austeridade, que tem de aplicar austeridade mas dizendo que não é austeridade e se tiver de avançar com mais austeridade não sabe como fazer ou então decide ir empurrando com a barriga que amanhã é outro dia.

Perante o avolumar de notícias e o aumentar da pressão em torno do que o Programa podia trazer de más notícias, foi o próprio chefe do Governo que veio ontem à noite a público garantir que com o Programa de Estabilidade não haverá qualquer aumento do IVA ou outra má notícia semelhante. E que a única surpresado documento "é não ter surpresa nenhuma".

Também Catarina Martins veio a público garantir que plano 'b' nem vê-lo.

O porta-voz do governo... perdão, o Presidente da República,Marcelo Rebelo de Sousa, também já veio dizer que é preciso que Bruxelas dê o ok às previsões do Governo.

(Se estão certas ou não, isso é outra coisa, mas nós cá não queremos chatices e portanto não levantem problemas, ok?)

Em relação a este ano, o Governo mantém intactas as previsões de crescimento económico (1,8%), apesar de haver muitas dúvidas sobre a meta vindas de várias instituições. Já para o ano, acredita que o défice vai baixar dos 2,7% para os 1,4%, o que significa um aperto de 1400 milhões.

(é só para o ano, depois pensamos nisso)

Nos anos seguintes o Governo aperta ainda mais o défice, de forma a que chegue a um valor de zero na próxima legislatura.

(consta que quem escreveu isto no Programa de Estabilidade teve um súbito ataque incontrolável de riso)

Resumindo, o Governo acredita que a economia afinal vai crescer menos do que o previsto. Mas que o défice vai, ao contrário, crescer muito mais do que o inicialmente previsto (como o Público afirma, o governo mudou mas o valor previsto de redução do défice mantém-se: 1,6 pontos em dois anos)

Além da aprovação do Programa de Estabilidade, hoje o Conselho de Ministros avança também com o Plano Nacional de Reformas. Que na edição de hoje o Público avança que prevê pagar 1,3 mil milhões de euros de dívida acumulada dos hospitais públicos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro,

O PSD quer que o Ministério Público instaure um inquérito-crime a Mário Centeno por causa, alegam os sociais-democratas, das mentiras do ministro no inquérito ao Banif.

O Bloco de Esquerda manifestou apoio ao Governo no caso do diploma que permite a desblindagem dos estatutos dos bancos. Para os bloquistas, esta medida serve para resolver o imbróglio no BPI.
Ainda entre os bloquistas, surgiu uma proposta de limitação salarial dos gestores públicos.
No Expresso Diário, o Henrique Raposo escreveu um texto sobre apolémica do Cartão do Cidadão. Ou melhor, a Henrique Raposa escreveu um texta sobre a polémico do Cartão da Cidadã.

Ainda na sequência do caso BPI, o Expresso Diário foi ouvirempresários nacionais com interesses em Angola. Há quem desvalorize o caso mas também há quem tema retaliações (que não seriam inéditas) do poder angolano sobre os interesses portugueses.

O governo está a investir muito na preparação da visita de António Costa a Angola, garante o ministro Santos Silva.

Dois dos mais antigos e duradouros símbolos do poder autárquico e regional em Portugal estão nesta altura a braços com a Justiça, por suspeitas na sua atuação quando estavam no poder. Um é Alberto João Jardim, o outro Mesquita Machado. Já agora e a propósito, a nossa justiça não é propriamente a melhor do mundo, mas tem um jeitinho único para dar nomes às investigações criminais. O caso em que aparece Jardim chama-se"Cuba livre". E o do antigo autarca de Braga chama-se "Convertidas".

O Governo não vai cortar nas vagas de Medicina no ensino superior.

Barões do PSD e CDS contestam escolha de Carlos Barbosa como candidato autárquico em Lisboa.

O concerto dos AC/DC em Portugal está a dar polémica. Os bilhetes já estão esgotados, mas depois de saber-se que o novo vocalista da banda é Axl Rose, houve quem reclamasse. E a Deco já veio dizer que é caso para devolução do dinheiro do bilhete.

Os "secos e molhados" foi há 27 anos. E uma repórter fotográficado Expresso lembra esse dia.

Lá fora,

No Brasil, já sabemos que o processo de impeachment de Dilma foi avante, passou no congresso, e que agora terá de ser votado no Senado. O que a Veja mostra é como vão votar (a menos que haja qualquer alteração entretanto) os 81 senadores. Um a um, qual o seu posicionamento. E nesta altura a maioria parece ir aprovar a saída de Dilma. Entretanto, o vice-presidente Temer esfrega as mãos e já começa a preparar-se para substituir "A Presidenta".

No Mediterrâneo, o horror não termina e o mais dramático e mortalnaufrágio dos últimos meses aconteceu, com centenas de mortos.

Harriet Tubman, ativista dos direitos dos negros nos Estados Unidos no início do século XX, vai ser a primeira mulher e figurar nas notas de dólar (nas de 20).

O Presidente dos EUA, Barack Obama, foi recebido com frieza naArábia Saudita, mostrando que a aliança entre os dois países, muito contestada, já teve melhores dias.

Quem já teve melhores dias é o candidato presidencial democrata Bernie Sanders, que depois de perder a luta das primárias em Nova Iorque parece ver as suas possibilidades de ser o candidato do partido às presidenciais do final do ano seriamente ameaçadas.

As movimentações de meios navais de guerra russos estão a criar tensão com os EUA e parceiros da NATO. Agora são as patrulhas de submarinos de guerra russos que aumentaram 50 por cento de um ano para o outro, junto à Escandinávia, Escócia e Mediterrâneo.

Em Espanha, já só um milagre poderá evitar a realização de novas eleições gerais. No início da próxima semana, o Rei volta a chamar os partidos mas não se vê como possa ainda surgir um acordo para a formação de um governo. Ah, as eleições já foram há precisamentequatro meses.

Ainda em Espanha o campeonato nacional de futebol também está ao rubro, e ontem foi dia de jornada. Os três candidatos ganharam e mantém-se separados por um ponto. O Real Madrid ganhou 3-0 ao Villareal, desta vez sem golos de Ronaldo, que acabou por sair lesionado (ainda não se sabe se é caso para preocupações maiores) ao minuto 90.

No Brasil, o campeão olímpico dos 50 metros livres, o brasileiro César Cielo, vai ficar fora dos Jogos Olímpicos do Rio ao ter falhado nas provas de qualificação.

A revista People acabou de eleger Jennifer Aniston, atriz norte-americana de 47 anos, como a mulher mais bela do planeta.

NÚMEROS

5 mil
É já a lista de espera do primeiro restaurante... nudista de Londres. A notícia está aqui no Independent.

90
A Rainha Isabel II festeja hoje o seu aniversário. Uma das marcas do seu longuíssimo reinado é a discrição política que tem sempre mantido (das reuniões semanais com o primeiro-ministro não há qualquer registo). Mas há casos em que o seu posicionamento políticofoi conhecido.
Entre as muitas iniciativas e formas de festejar o aniversário da Rainha que está há 64 anos no poder há até uma extensão doshorários de funcionamento dos pubs.

40 mil
Um diário com notas e desenhos de Salvador Dali vai ser leiloado pela Sotheby´s em Paris na próxima semana e deve valer pelo menos 40 mil euros.


FRASES

"Sou como todos os demais: também chegará a minha hora. Talvez esta seja a última vez que falo nesta sala", Fidel Castro, perante os delegados do Congresso do Partido Comunista Cubano

"Nunca teria sido primeiro-ministro sem ter ganho as eleições",José Sócrates, em entrevista à Antena 1, numa crítica ao camarada António Costa

O QUE EU ANDO A LER

Desta vez, e apesar de ter na mesa de cabeceira "Christopher Hitchens... And Yet", mais um volume de coletânea de ensaios do falecido polemista (o texto sobre Che Guevara é imperdível),"Guerra! Para que Serve?", de Ian Morris, e "A Senda Estreita para o Norte Profundo", de Richard Flanagan, Man Booker Prize de 2014, decidi falar aqui de um conjunto de textos longos lidos em várias plataformas ao longo dos últimos dias e que quero mesmo recomendar.

1. Da última Revista do Expresso, o ensaio de Henrique Monteiro "A Crise das Ideias". Depois das revelações dos Panama Papers e de toda a discussão sobre o mundo que temos hoje, a desregulação financeira, etc, etc, desafiámos o Henrique aqui na redacção a fazer-nos um ensaio. Isto foi o que saiu da cabeça dele. Deixo esta frase: "Perdeu-se a vergonha em diversos momentos, em séculos distintos. Tinha-se perdido antes de 1929, embora alguns dos banqueiros na altura ainda tivessem a dignidade de se atirar pela janela quando verificaram que tinham arruinado os clientes. Hoje nada disso. Mantém-se impávidos".

2. Ainda a propósito dos Panama Papers, um dos últimos textos publicados mostra como o Fundo Soberano de Angola, liderado pelo filho de José Eduardo dos Santos, é suspeito de servir para lavagem de dinheiro.

3. Do último número da Vanity Fair um texto sobre a diva do cinema Meryl Streep

4. O tema de capa da revista Visão que hoje está nas bancas. "Zona Wi-Fi, ameaça para a saúde". Há 15 mil antenas de comunicações móveis em Portugal. Routers de wi-fi da rede fixa são três milhões. Cartões de telemóvel activos são 16 milhões. Cada equipamento emite radiações. Quais os perigos? Já que, como dizem os brasileiros, andamos todos "antenados", o melhor é saber os riscos que corremos.

Por hoje é tudo, vá acompanhando a atualidade no Expresso online e pelo final da tarde tem o balanço do dia com o Expresso Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário