quinta-feira, 21 de abril de 2016

Município de Cantanhede promove Semana da Terra

No âmbito da Rota dos 20 anos das Eco-Escolas
O Município de Cantanhede promove esta semana de 18 a 22 de Abril, a Semana da Terra, com especial enfoque nas comemorações dos 20 anos das Eco-Escolas e que assinalará ainda o Dia Internacional das Eco-Escolas.

Esta ação decorre simultaneamente em 20 regiões (distritos do continente e as duas regiões autónomas) e iniciou-se simbolicamente a 22 de abril de 2015 – Earth Day | World Day of Action Eco-Schools, terminando este ano em que se completam 20 do programa Eco-Escolas.

A autarquia cantanhedense depois de ter recebido do Município de Mira os “Testemunhos da Rota”, “Pergaminho”, “Livro” e “Bandeira”, no âmbito da iniciativa e enquanto parceiro e incrementador do Programa Eco-Escolas preparou iniciativas distribuídas pelas 17 Eco-escolas do Concelho, onde se destaca o hastear das Bandeiras Verde em todos os estabelecimentos de ensino e seguido da realização atividades de preservação e proteção do ambiente, fazer passar por todas elas, de forma sustentável em termos de mobilidade (a pé, bicicleta, transportes públicos, etc), os “Testemunhos da Rota”, “Pergaminho”, “Livro” e “Bandeira”.

Entre as inúmeras ações já realizadas destacamos no passado dia 18 de abril a passagem do testemunho da Rota dos 20 anos Eco-Escolas e da bandeira Verde, símbolo das Eco-Escolas, por todos os estabelecimentos galardoados, tendo sido hasteada a Bandeira Verde na Prodeco, no Centro Social de Covões.

As atividades continuaram na terça-feira, dia 19 de Abril, com a dinamização de um encontro de Eco-Alunos na EB2,3 João Garcia Bacelar, na Tocha, contando com os alunos dessa escola, da EB2,3 Carlos Oliveira, de Febres, da Escola Secundária Lima-de-Faria, de Cantanhede e do Centro de Estudos Educativos de Ançã. Outra iniciativa realizada neste dia foi promovida pelos alunos do Curso Técnico de Restauração, variante de Cozinha e Pastelaria, da Escola Técnico Profissional de Cantanhede, preparando um almoço saudável, na sua cantina, para os seus colegas e professores da sua escola e da EB1 Cantanhede-Sul.

No dia 20 de Abril, a sede do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, na EB2,3 João Garcia Bacelar serviu de palco às suas Eco-Escolas para a realização de uma ação sobre circulação rodoviária, a pé e/ou de bicicleta, em segurança nas estradas e vias públicas.

O programa continuou no dia 21 na da EB1 de Cantanhede Sul do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, com o hastear da bandeira.

As Comemorações da Semana da Terra culminarão no dia 22 de Abril com uma ação de ajardinamento na Escola Secundária de Cantanhede pelos alunos dos diferentes níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria.

Aquando início da atividade, nas instalações da Prodeco, em Covões, o Vereador da Educação e do Ambiente, Pedro Cardoso, afirmou «para o Município de Cantanhede a participação destas escolas no Programa Eco-Escolas tem-se manifestado como uma mais-valia, de reconhecido valor educativo e ambiental, quer na sua proteção quer na preservação do meio ambiente pelas comunidades educativas do concelho, para além da importância da sustentabilidade e da formação de uma consciência ecológica». O autarca concluiu, «tem sido, pois, um investimento do Município com repercussões francamente positivas ao nível educativo e ambiental, que nos destaca ao nível da região centro como o Município com maior número de Eco-Escolas nos últimos anos».

A ação “Rota dos 20 anos Eco Escolas” é fisicamente assinalada por quatro elementos relacionados com a ação e que são a “Bandeira da Rota”, o “Pergaminho”, o “Livro dos Municípios” e o “Livro das escolas” que estão presentes na passagem do testemunho. A “Bandeira da Rota” será hasteada pelas escolas que a recebem, durante o tempo que lhe estiver destinado.  As escolas assinarão a “Bandeira da Rota”, preencherão o “Livro da Rota” e o “Pergaminho”, fazendo-os circular, entre si, de forma sustentável em termos de mobilidade (a pé, bicicleta, transportes públicos, etc). 
O Município de Cantanhede fará a passagem dos testemunhos da “Rota dos 20 anos Eco Escolas” ao Município de Coimbra.
 
 
fonte: GIRP   21 abril 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário