quarta-feira, 13 de abril de 2016

360º - O Benfica terá um Ronaldo hoje?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Claro que há notícias muito mais importantes no País e no Mundo, mas hoje o futebol merece arrancar esta seleção de artigos diários. Porque ontem Ronaldo, com três golos, conseguiu a "remontada" do Real Madrid frente ao Wolfsburg (os espanhóis tinham perdido por 0-2 na Alemanha) e colocar a sua equipa nas meias-finais da Liga dos Campeões. E porque hoje o Benfica vai tentar a mesma sorte frente aoBayern de Munique: tem de recuperar do 0-1 da primeira mão. Haverá um CR7 na Luz? Vale a pena estar a atento aos trabalhos que preparámos para o jogo desta noite (19h45), que seguiremos em direto, a começar por esta antecipação em podcast entre o Rui Miguel Tovar e o Diogo Pombo.

Do futebol para a política. O caso do 'amigo de Costa' continua a dominar a atualidade, obrigando o primeiro-ministro a emitir, ontem à noite, um comunicado sobre o tema. António Costa explica porque decidiu "gastar dinheiro do Estado" e acabar por contratar Diogo Lacerda Machado em vez de manter a gratuitidade dos seus serviços na assessoria a vários negócios públicos. Será consultor do gabinete do PM, a troco de uma avença de dois mil euros por mês mais IVA. Isso não calou contudo as críticas de PCPBloco e PSDMas quem é este advogado? O perfil, cheio de curiosidades, do Luis Rosa. E as opiniões do José Manuel Fernandes e da Maria João Marques.

Marcelo está de visita ao Parlamento Europeu e desde Estrasburgo manda recados para Portugal: é preciso convergência, especialmente no sistema financeiro. Reportagem da Rita Dinis.

Quando voltar, o Presidente será confrontado com a polémica da substituição do Chefe do Estado-Maior do Exércitoque opõe militares ao ministro da Defesa. Azeredo Lopes diz aoDN que o chefe demissionário não lhe deu as explicações pedidas sobre o caso de discriminações homossexuais no Colégio Militar contadas numa reportagem do Observador. O Exército contrapõe que o ministro exigiu demissões na escola em causa. Ao i (sem link), Vasco Lourenço apela a que nenhum general aceite o cargo em aberto. 

Marcelo terá também de dar posse a mais um novo nome para o Governo: João Paulo Rebelo será o secretário de Estado da Juventude e do Desporto depois da demissão de João Wengorovius Meneses. Meneses explicou no Facebook porque bateu com a porta: estar "em profundo desacordo com o Sr. Ministro da Educação no que diz respeito à política para a juventude e o desporto e ao modo de estar no exercício de cargos públicos".

Informação relevante
António Guterres esteve duas horas a falar para os representantes da ONU mostrando as credenciais para poder ser líder das Nações Unidas. Neste processo de seleção inédito, Guterres falou do seu currículo a gerir crises, do terrorismo e das armas nucleares, mas também da sua capacidade de trabalho: "Tenciono trabalhar mais ou menos 24 horas por dia", prometeu. Seguimos tudo em direto em liveblog e livevideo. Aqui fica o resumo da noite em Nova Iorque pela Catarina Falcão e as declarações de apoio de Santos Silva e de João Vale de Almeida.

A Comissão de Inquérito ao Banif volta hoje aos trabalhos.  Quase 40 horas de audições e centenas de documentos depois, já há respostas para dez perguntas essenciaissobre o último banco a cair em Portugal. Ainda que as respostas não sejam iguais, relembra a Ana Suspiro. O Público conta que o Governo de Passos recusou uma proposta de 700 milhões da Ample.

Vai ser mesmo preciso um plano B. Não só para Portugal, mas para todos os países, já que só assim será possível fazer crescer a economia global. Quem o diz é o FMI, que reviu em baixa as previsões de crescimento económico devido a vários factores, entre eles os conflitos e o terrorismo.

Uma ajuda. Rússia e Arábia Saudita já terão um acordopara reduzir a produção de crude e acabar com o impasse que se arrasta há cerca de ano e meio. Em causa estará um congelamento da produção de petróleo, acabando com a produção livre dos últimos meses que tem contribuído para a queda dos preços.

Por cá, já há novidades para o Orçamento do próximo ano. Vai haver dinheiro para uma proposta escolhida pelos cidadãos. Notícia da Margarida Peixoto (bem vinda ao Observador).

15 detidos em 120 buscas. Foi este o resultado damegaoperação da PJ em várias repartições de finanças, por crimes de corrupção e falsidade informática. Entre os suspeitos estão chefes do fisco, técnicos oficiais de contas e advogados.

No rescaldo da votação pró-destituição de Dilma, a presidente brasileira reagiu e acusou os seus dois adversários, a que chama "dois chefes do golpe". Até domingo, dia da votação final, muita informação surgirá. Para já, os humoristas da Porta dos Fundos divertem-se (e divertem-nos).

Do dia de ontem ficou ainda a notícia de duas mortes:
Os nossos Especiais
É um dos nomes grandes das startups mundiais. Rohan Silva fundou a Second Home, a incubadora mais cool de Londres, é ex-conselheiro de David Cameron e responsável pela implementação da Tech City. O que tem Lisboa, anfitriã da Web Summit, a aprender com a sua experiência? A Ana Pimentel perguntou-lhe.

Luaty Beirão e outros 16 ativistas angolanos foram condenados a penas de prisão por lerem um livro que o estado angolano considerou perigoso. O Miguel Freitas da Costa elenca outras seis obras úteis para quem quer combater o poder.


Notícias surpreendentes
A eterna gravata azul de Marcelo. E a vermelha, que Costa prefere. A que estreou Louçã para ouvir Dragui no Conselho do Estado. Ou a que não usou Azeredo Lopes na revista às tropas numa muito criticada quebra de protocolo. A polémica das gravatas tem dominado a política portuguesa e o Flávio Nunes preparou este vídeo cheio de graça sobre o assunto.

Ainda a imagem, mas num trabalho mais virado para elas. 
Um estilista russo, Konstantin Bogomolov, decidiu transformar 30 mulheres. E o resultado, impressionante, foi este

Da Rússia para a Sibéria, de onde chega uma história triste e... viral. Um homem morreu de desgosto, depois de perder a mulher, o emprego e o cão.

Ainda no Leste, mas há 55 anos, quem fazia história era Yuri Gagarin, com uma viagem que haveria de mudar o mundo: o soviético foi o primeiro homem no espaço.

De volta à terra, mas para ter notícias do outro mundo, já sabe, basta clicar no Observador. Eu acabo como comecei, recomendando que siga o dia de futebol (e de toda a outra atualidade) connosco. Até já. E até lá

Tenha um dia feliz e produtivo!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário