quarta-feira, 13 de abril de 2016

O HOMEM NA SOCIEDADE – O verdadeiro homem é livre.

21 – O verdadeiro homem é livre.

É só na liberdade que o homem se pode converter ao bem… «Cada um dará conta da sua própria vida perante o tribunal de Deus» (G.S. nº. 17). A liberdade é a grande prerrogativa humana. Quanto mais aderes a Deus mais livre és. Liberta-te do que és ou possuis para seres só de Deus, outro Cristo.

É pelo uso da liberdade que serás julgado. Ninguém se condena sem culpa. Ninguém se salva sem mérito.

«A razão mais sublime da dignidade do homem consiste na sua vocação à união com Deus». 8G.S. nº. 13). Queira ou não queira, todo o homem caminha para Deus. Só com esta diferença: para uns será um encontro de felicidade, de plenitude; para outros será um encontro de condenação. Quem está unido a Deus, que tem de recear? O teu apostolado será mais eficaz quanto mais estiveres unido a Deus aos teus irmãos. Sim, porque quem não ama os irmãos não pode dizer que ama a Deus, como lembra a Apóstolo S. João. São sempre os dois mandamentos que se completam.


E não se diga que o apostolado é ofensa à liberdade. É amor que se oferece, é luz, é experiência, é testemunho. A fé e a sua prática são a melhor expressão da liberdade.

Por Ferreira E. Silva
Princípios de uma antropologia, Pagª. 31, 2ª. Edição

"Não tenhas duas vidas, não mostres duas faces. Sê o mesmo em toda a parte e em todas as circunstâncias. Sê responsável". (Ferreira E. Silva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário