quarta-feira, 13 de abril de 2016

O papel do homem na atualidade

Por Gonzaga Patriota
Vivemos em um novo tempo, onde a mulher deixou de se dedicar exclusivamente aos afazeres domésticos, para concorrer com o homem, um lugar na vida pública. Essa mudança do comportamento feminino, inegavelmente, teve repercussão no papel masculino.

Por muitos e muitos anos, homens e mulheres tinham papéis muito bem definidos, e que eram encarados quase que como destinos inevitáveis. Cabia ao homem decidir com quem iria casar, onde a família iria morar e tantas outras decisões. Ele era o chefe da família, o responsável pelas necessidades dos filhos e da mulher. Enquanto isto, a esposa tinha o dever de ficar em casa cuidando dos filhos e educando-os, lavar e passar roupas, cozinhar, bem como dar conta de tudo o que mais aparecesse.

Aos poucos as mulheres deixaram de exercer apenas essa função de dona de casa e saíram para as ruas, arregaçaram as mangas e passaram a trabalhar lado a lado com os homens, conquistaram o mercado de trabalho e hoje são maioria nas universidades. Além disto, com o advento da anticoncepção, elas passaram a encarar a sexualidade de igual para igual.

Atualmente o homem ocupa uma posição igualitária, não tem mais tantos privilégios. No mercado de trabalho atual, o homem compete com a mulher por cargos, que antes eram direcionados só para ele. A posição do homem na sociedade mudou, hoje em dia faz atividades que eram exclusivas das mulheres, como cuidar da casa, ser pai solteiro e tantas outras atividades, antes só desenvolvidas por mulher. Essas mudanças ocorreram, porque as mulheres lutaram e lutam muito por seus direitos, pela igualdade entre os sexos.

Enquanto isto, o homem moderno ainda parece buscar o seu novo espaço na sociedade e, vive uma encruzilhada, na qual precisa aprender a contrabalançar as demandas profissionais, com as expectativas que cercam o seu papel, de pai e de esposo, sem negligenciar uma rotina que lhe garanta qualidade de vida para dar conta de tudo isto.

A realidade atual está colocando desafios para muitos homens que ainda não estão conscientes dos novos papéis. É preciso estimular a reflexão sobre este fato. Pensar sobre qual papel representar para os filhos e quais as responsabilidades no desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária.

O homem atual tem que estar pronto para a concorrência e ser versátil em um meio cada vez mais exigente, onde se destaca o mais preparado. A evolução do homem e da mulher transformou a estrutura da sociedade, fazendo com que cada um exerça papéis iguais.


Gonzaga Patriota é contador, advogado, administrador de empresas. Pós-graduado em Ciência Política; mestre em Políticas Públicas, Governo e Ciência Política. Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal de Buenos Aires – Argentina. É Deputado desde 1982.
___________
Comentário: considerando o interesse público do artigo em epígrafe, divulga-mo-lo neste espaço com a expectativa de que seja útil aos leitores. A sua reflexão é actual, enquadra-se nos tempos que correm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário