quarta-feira, 13 de abril de 2016

AFINAL, AMIGO DE COSTA VAI GANHAR 2 MIL EUROS POR MÊS


 
António Costa
Depois da polémica, despoletada pela colaboração sem qualquer remuneração de Diogo Lacerda Machado com o governo, António Costa revela que o seu amigo pessoal vai, afinal, ganhar dois mil euros brutos por mês.
O primeiro-ministro reagiu às dúvidas levantadas por todos os partidos perante a colaboração de Diogo Lacerda Machado, advogado e amigo de António Costa desde os tempos da Faculdade, com o governo em vários dossiers relevantes. Essa intervenção foi inicialmente, anunciada como gratuita, mas o governante vem agora revelar que ele vai afinal, auferir dois mil euros brutos por mês, acrescidos de IVA.
Apesar de “não existirem quaisquer razões para pôr em causa a colaboração tal como tem vindo a ser prestada, julguei atendível a crítica de que a forma dessa colaboração podia significar a desconsideração do valor do trabalho“, escreve o primeiro-ministro num comunicado divulgado pelo Dinheiro Vivo.
Nesta nota, Costa ainda refere que o amigo participou nas negociações para a reversão da privatização da TAP, no caso do papel comercial do Grupo Espírito Santo e no acordo entre a CaixaBank e Isabel dos Santos no BPI.
Futuramente, Diogo Lacerda Machado vai colaborar na “emissão de pareceres jurídicos relativos a assuntos indicados pelo gabinete do primeiro-ministro; assessoria no âmbito de processos negociais, incluindo mediação e conciliação; elaboração de relatórios, acordos, memorando e demais documentos que lhe sejam solicitados no âmbito das prestações objecto do contrato a celebrar”, explica o primeiro-ministro.
No comunicado, Costa sublinha que o advogado firma um contrato “como consultor do gabinete do primeiro-ministro” depois de solicitado o “parecer que constitui condição prévia da contratação” ao INA – Direcção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas.
O contrato, com duração até ao final deste ano, prevê a “prestação de serviços deconsultadoria estratégica e jurídica, na modalidade de avença, em assuntos de elevada complexidade e especialização”, frisa-se também na nota.
ZAP
Comentário: Afinal para que servem os amigos? Para as ocasiões ou para sempre?
J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário