quarta-feira, 13 de abril de 2016

Os desafios do homem na sociedade actual

O sucesso do homem era mensurado pelo êxito no trabalho, a quantidade de bens acumulados, o desempenho sexual.

É muito fácil encontrarmos quem fale ou escreva sobre as conquistas das mulheres no mercado de trabalho e os desafios que elas ainda enfrentam para conquistar o seu merecido espaço em todos os campos da sociedade. Todavia, pouco se discute os novos papéis que os homens precisaram assumir como resultado deste florescer feminino e as exigências comportamentais daí decorrentes.

Durante décadas o homem cumpriu sua missão de mantenedor do lar e chefe da família, preocupando-se tão somente com o sustento que deveria prover aos seus dependentes e com a lida diária. Enquanto isto, à esposa cabia o dever de ficar em casa cuidando dos filhos e educá-los, lavar e passar roupas, cozinhar, bem como dar conta de tudo o que mais aparecesse.

No entanto, as responsabilidades começaram a se equilibrar a partir da década de 1970,quando muitas mulheres deixaram suas casas e filhos para também construírem uma carreira e compartilharam com seus maridos funções que até então eram exercidas somente por elas.

Independentes, autónomas, auto-confiantes e, sobretudo, muito competitivas, as mulheres actuais alcançaram o respeito merecido após anos de luta e hoje ninguém mais tem coragem de discutir sua capacidade para ocupar qualquer posição no mercado de trabalho.

Enquanto isto, o homem moderno ainda parece buscar o seu novo espaço na sociedade e vive uma encruzilhada na qual precisa aprender a contrabalançar as demandas profissionais com as expectativas que cercam o seu papel de pai e esposo, sem negligenciar uma rotina que lhe garanta qualidade de vida para dar conta de tudo isto.

Daí decorrem algumas perguntas que o aflige, como: O que fazer para ser um profissional bem-sucedido e ainda ter tempo para a família? Como não ser um pai trapalhão ou muito rígido? Como lidar com uma companheira que almeja o mesmo tipo de sucesso que ele? Ainda mais nos dias de hoje em que vários estereótipos relacionados à masculinidade sofrem questionamentos e condenações.

Além disto, nos últimos anos tem sido comum encontrarmos uma inversão total de papéis, especialmente quando homens perdem seus empregos e ficam em casa cuidando dos filhos enquanto suas companheiras assumem a responsabilidade de garantir o ganha-pão de cada dia. Uma mudança e tanto que não foi assimilada facilmente nem por eles nem por elas.

Algumas pesquisas recentes revelam, inclusive, que o fato de perder o emprego ou ganhar menos que a mulher cria na cabeça do homem uma sensação de dependência muito comum àquela que elas também possuíam décadas atrás. Logo, não é difícil compreender porque muitos busquem o isolamento social e sintam-se controlados pela companheira diante destas situações.

Ao mesmo tempo, a mulher actual passou a exigir de seu parceiro um cuidado maior com saúde e beleza, já que a sua independência financeira e emocional trouxeram consigo a confiança necessária para escolher o homem que deseja ter ao seu lado. Consequência? O mercado interno de cosméticos para homens alcançou um boom nos últimos anos capitaneado pelas ondas metrossexual e uberssexual vigentes.

E no mundo do trabalho várias competências requeridas hoje em dia são encontradas mais facilmente em mulheres, como é o caso da polivalência, da flexibilidade ao lidar com situações de mudança, da desejável intuição em processos decisórios e da capacidade para lidar com os detalhes.

Se o sucesso do homem era mensurado pelo êxito no trabalho, a quantidade de bens acumulados, o desempenho sexual e o controle que exercia sobre a mulher e filhos, actualmente o desafio maior é suportar tantas transformações sem perder a sua identidade.

Fonte:sucessolondrina



Nenhum comentário:

Postar um comentário