sexta-feira, 3 de junho de 2016

360º - Como Costa comanda a "geringonça". E a nomeação de Isabel dos Santos para a Sonangol

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaIsabel dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, foi nomeada presidente do conselho de administração da Sonangol por um despacho do Presidente da República. Através da liderança da empresa petrolífera, ganha também influência no  Millennium BCP, uma vez que a Sonangol é a maior acionista do banco. Numa declaração à imprensa, Isabel dos Santos afirma que pretende "diminuir os custos de produção e otimizar os recursos".

polícia espanhola está neste momento na sede do banco Santander, em Madrid. Segundo o El Mundo, a acção estará relacionada com o processo que investiga suspeitas de branqueamento de capitais ligadas ao banco HSBC.

Maria Luís Albuquerque foi ouvida ontem durante cerca de quatro horas na comissão de inquérito ao Banif - a sessão só acabou pelas 22h30. Principal conclusão: a ex-ministra das Finanças diz que não houve uma imposição formal de Bruxelas para se tomar uma decisão sobre o banco ainda em 2015,mas garante que existiu "muita pressão" para isso. Horas antes, tinha sido conhecida a resposta da Comissão Europeia a perguntas de eurodeputados do PSD sobre o tema: Bruxelas diz que estaria disposta a esperar por 2016 para resolver o assunto.

Portugal perdeu ontem por 1-0 com a Inglaterra, mas o mais importante não é o resultado. O objetivo do jogo não era propriamente ganhar, mas preparar o Euro, que começa já no dia 10. Por isso, o grande momento do jogo foi a expulsão de Bruno Alves aos 36 minutos. Como explica o Diogo Pombo nacrónica do jogo, o futebolista "transformou um jogo de preparação numa partida de sofrimento": "O jogo que interessa vai até ao pontapé que o central dá na cabeça do avançado, ou seja, acaba cedo. Até aí vê-se como é bom combinar os jogos particulares antes de um Mundial ou Europeu como deve ser. A seleção nacional tem à frente o que quer, um adversário dos difíceis, dos duros de roer".
Informação relevanteComo é que António Costa comanda a "geringonça"? A Rita Tavares dá a resposta no dia em que começa o Congresso do PS, em Lisboa. Neste artigo, explica  quem são as pessoas mais importantes à volta do primeiro-ministro ( a secretária de Estado Adjunta, Mariana Vieira da Silva, é indispensável), como é que trata com os colaboradores (os ataques de fúria diminuíram desde os tempos na Câmara), qual é a sua rotina (também ao fim de semana) e de que forma toma decisões (é mais descentralizador do que José Sócrates).

No Congresso, António Costa não tem adversários, mas tem críticos. Um deles, Sérgio Sousa Pinto, dá hoje uma entrevista ao "Público". Ideia forte: continuamos a viver em austeridade. Frase mais forte ainda: "O atual Governo, tanto em política europeia como em opções de política económica, permanece fiel às escolhas fundamentais que inspiraram o Governo anterior, que é fazer o que tem de ser feito para permanecer no euro". Sousa Pinto ainda não decidiu se fala no congresso deste fim de semana.

Do outro lado, Manuel Alegre voltou a defender o governo, agora numa entrevista ao jornal "i" (sem link disponível). Para o apoiante de António Costa, os acordos entre PS, PCP e BE trouxeram "uma mudança muito grande", e positiva, à política portuguesa.

Também em entrevista, à agência Lusa e à Renascença, Ana Catarina Mendes, n.º 2 do PS, anunciou que a Comissão Nacional que sairá do Congresso terá mais sindicalistas e mais ativistas sociais.

Mais uma demissão polémica na alta administração pública: os autarcas do Norte acusam o Governo de "saneamento político" por causa da saída de Emídio Gomes de presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR). Motivo invocado pelo Executivo: "Incumprimento reiterado das orientações da tutela".

Um estudo encomendado ainda pelo governo PSD/CDS à Infraestruturas de Portugal conclui que uma descida de 15% no custo das portagens das ex-SCUT levaria a um aumento da receita global para o Estado de 22 milhões. Contexto: António Costa já anunciou que vai descer as portagens em algumas SCUT. A notícia é da TSF.

O presidente da EDP, António Mexia, que em 2015 recebeu 1,9 milhões de euros e este ano poderá receber 2,6 milhões, disse numa entrevista à revista "Sábado":  "No futebol, o meu salário equivale ao de um defesa direito de um clube do meio da tabela". O Estoril, o Belenenses ou o Vitória de Setúbal têm orçamentos que rondam os  2,5 milhões - o que dá para plantéis de mais de 25 jogadores.

Em média, o tempo de espera para consultas nos hospitais em abril era de quatro meses - mas no Algarve chegava aos cinco. A Marlene Carriço pegou nos dados oficiais e fez a lista dos hospitais onde é preciso esperar mais (e menos).

Apareceram numa praia da Líbia os corpos de 85 migrantes (entre eles pelo menos duas crianças) que terão morrido afogados em mais um naufrágio no Mediterrâneo. Só na semana passada, terá havido cerca de 800 mortos nesta zona.

Na Califórnia, mais confrontos entre apoiantes e opositores de Donald Trump. Só a intervenção policialacabou com a violência. Quem começou os desacatos foram os manifestantes que protestavam contra o candidato republicano à Casa Branca.

Foi encontrada a criança japonesa que tinha sido abandonada pelos pais como castigo na estrada, perto de uma floresta. Ao fim de seis dias desaparecido, Yamato Tanooka, de sete anos, foi descoberto por militares. Estava bem e nunca entrou em pânico. Os pais já lhe pediram desculpa.

Afinal, o cão foi domesticado na Ásia ou na Europa? A ciência agora tem uma resposta: nos dois lados. É o resultado de um estudo que juntou investigadores de vários países e foi publicado na revista "Science".

A taróloga Carla Duarte, que apresenta na SIC o programa "A Vida nas Cartas - O Dilema" aconselhouuma telespectadora que se queixava de violência doméstica a "mimar" o marido. "Quando damos amor, recebemos amor", disse. Como é evidente, a polémica está a ferver.

Os nossos Especiais

A poucos dias do Europeu, o Observador continua a entrevistar os grandes jogadores da selecção. Em conversa com o Diogo Pombo, António Veloso lembrou: "Eu queria era jogar, a minha preocupação era essa! Jogar e tentar fazer o que o treinador pedia e impedir que os gajos chegassem à nossa baliza".

Notícias surpreendentes

Qual é a melhor cerveja à venda em Portugal? A DECO, associação de defesa do consumidor, fez vários testes para descobrir, com recurso a laboratórios independentes e provadores. Os resultados estão aqui.

Aos 16 anos, antes de ser famosa, Angelina Jolie foi fotografada por Harry Langdon. As imagens foramreveladas agora.

Hoje começa o Caixa Ribeira, no Porto - e o Observador vai acompanhar tudo o que acontece nestas duas noites de concertos num liveblog em direto. O programa do primeiro dia, que inclui nomes como Ana Moura, António Zambujo ou António Chaínho, pode ser visto neste mapa.
O Bruno Horta aproveitou a oportunidade para falar com especialistas e perceber melhor a relação entre o fado e o Porto. As primeiras gravações na cidade foram feitas há um século - mas há pouca tradição.

Mais música. O Observador está a transmitir em direto os melhores concertos do Primavera Sound Barcelona,um dos principais festivais da Europa, numa parceria com a Red Bull TV. Ontem, por exemplo, a noite acabou com os LCD Soundsystem. Hoje esteja atento ao site e ao Facebook do Observador. Logo que começar a música, estaremos lá.

Mas vai haver mais ao longo do dia no Observador, claro. Política (com o Congresso do PS a começar esta noite), economia, lifestyle e toda a actualidade.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário