sexta-feira, 3 de junho de 2016

ISABEL DOS SANTOS NOMEADA PRESIDENTE DA SONANGOL

A empresária angolana foi nomeada para a presidência do conselho de administração da petrolífera. A Sonangol está a ser alvo de uma reestruturação liderada pela filha do Presidente José Eduardo dos Santos.

Isabel dos Santos vai presidir ao conselho de administração da Sonangol depois de ter liderado o processo de reestruturação da companhia. A pretrolífera passará a contar com um modelo de governação dual, ou seja, com um chairman e um presidente- executivo (CEO). A filha do Presidente angolano ocupará a função de chaiman.

Fontes contatadas pelo Expresso confirmam a nomeação da empresária, que deverá ser tornada pública a qualquer momento.

Isabel dos Santos já reagiu em comunicado, sublinhando que a Sonangol decidiu reestruturar-se para fazer à crise do sector petrolífero. "A Sonangol enfrenta esta conjuntura e toma a iniciativa de encarar a mudança e marcar uma nova era", lê-se no comunicado assinado pela empresária. É referido no comunicado que as prioridades estratégicas obrigatórias são "a preocupação com a redução dos custos, bem como o aumento dos lucros e da competitividade".

Será implementado um novo modelo para o sector petrolífero angolano. Em comunicado é ainda dito que a nova equipa vai aumentar a rentabilidade e os dividendos, assegurar uma melhor transparência e uma melhor relação com os investidores.

"Temos, como empresa, que nos comprometer com uma cultura de fazer mais com menos e de nos focarmos na excelência e em resultados. A excelência é a nossa melhor defesa. A excelência é o nosso melhor ataque", afirma. E acrescenta: "Acredito que esta cultura de excelência permitirá enfrentar com sucesso os grandes desafios que o novo contexto do sector petrolífero coloca à Sonangol e ao país".

Gustavo Costa – João Vieira Pereira - Expresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário