sexta-feira, 3 de junho de 2016

Hora de Fecho: Respira? Suíços votam se tem direito a 2.250€/mês

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
SUÍÇA 
Um rendimento básico incondicional. Os suíços votam se os cidadãos – todos – devem receber um subsídio de 2.200 euros por mês. O PAN conta avançar com proposta em Portugal. Boa ideia?
PS 
Augusto Santos Silva responde assim à insistência do Presidente para haver consensos. Quanto às fragilidades da "geringonça", questiona: se Aquiles era mortal, "o que fará de nós"? Leia a entrevista
CONGRESSO DO PS 
É um congresso no meio da história: PS reúne-se pela 1ª vez no pós-geringonça, com críticos a terem de tirar senha para falar. Costa vai falar de passado e futuro. Dúvida: onde ficam os seguristas?
ANTÓNIO COSTA 
António Costa lidera o PS, o Governo e a "geringonça". Delega q.b., no dia-a-dia, mantendo-se em cima de tudo. Está menos irascível do que nos tempos da câmara, mas igualmente centralizador.
ANTÓNIO COSTA 
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que não existem neste momento razões para recear um eventual orçamento retificativo e disse concordar que, se for necessário, não representa "um drama" como considerou o Presidente da República.
DÉFICE 
A UTAO estima que o défice tenha atingido os 3,3% do PIB no primeiro trimestre deste ano em contas nacionais, as que contam para Bruxelas, considerando que essa previsão "coloca desafios" ao Governo para o resto do ano.
EURO 2016 
Era o melhor amigo de Chalana em campo e diz que Eliseu e Raphaël Guerreiro não teriam hipótese com ele. Álvaro Magalhães é o terceiro senhor nas 11 entrevistas que fazemos até ao Europeu.
CARTA DE CONDUÇÃO 
Alterações ao Código da Estrada abrem exceções às forças e serviços de segurança, mas esquecem meios de proteção e socorro. Ministério da Administração Interna garante que estes não perdem pontos.
FOTOGALERIA 
Parecem repletas da magia Photoshop, mas a realidade basta-lhes para serem simplesmente impressionantes. Olhe e deixe-se encantar por 81 imagens que nunca foram manipuladas em computador.
FOTOGRAFIA 
É um dos fotógrafos mais aclamados do mundo, mas está agora no centro de um escândalo de manipulação de imagens. Foram encontradas outras fotografias modificadas em Photoshop. Compare-as aqui.
CULTURA 
Se fosse um diretor e curador, que espetáculos iria ver nas 40 horas do Serralves em Festa? Suzanne Cotter, diretora do museu de Serralves, traça um 'plano de ataque' e partilha-o com o Observador.
Opinião

Miguel Tamen
A grande dificuldade da ajuda profissional é a de saber quem ajuda os profissionais. Quem serão os carregadores dos nossos carregadores? E os deputados dos nossos deputados? Onde irá o dentista?

Tomás Belchior
Chegou a altura de os reguladores e legisladores nacionais deixarem de fingir que a realidade da “economia colaborativa” não existe e que não pode trazer grandes benefícios à nossa economia.

Carlos Alves
Em nome da defesa da escola pública, a Fenprof prefere o corte do financiamento aos contratos de associação ao que devia ser a sua prioridade, defender os docentes dessas escolas, os mais vulneráveis.

Manuel Araujo
Na Europa, os alunos que têm acesso livre às escolas privadas apoiadas pelo Estado já são 16% em Inglaterra, 20% em França, 25% em Espanha, 50% na Bélgica e 70% na Holanda. Em Portugal eram 4%.

Ricardo Santos
Tendo em conta a evolução dos dados económicos, Portugal terá provavelmente de aplicar ou anunciar novas medidas já em Julho ou quando forem conhecidos os dados do segundo trimestre.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário