sábado, 4 de junho de 2016

ACTIVISTA BRUTALMENTE AGREDIDO (E DETIDO) POR INVADIR O CAMPO PEQUENO


 
Activista anti-touradas no Campo Pequeno
Um activista holandês, membro de um grupo que luta pelos direitos dos animais, invadiu a praça de touros do Campo Pequeno, para protestar contra as touradas, tendo acabado por ser agredido e detido.
Peter Janssen entrou na arena do Campo Pequeno, no intervalo da tourada “Grande Corrida Vidas / Correio da Manhã” da passada quinta-feira, para se manifestar contra estes eventos tauromáquicos.
O activista saltou das bancadas, tirou a camisola e mostrou as mensagens Respeito pelos animais” eBasta de tortura escritas no corpo.
O público presente reagiu com muitos protestos e insultos, enquanto o activista ia sendo retirado da arena por elementos ligados à corrida.
Já no exterior da arena, Janssen terá então sido agredido por vários indivíduos.
O Vegan Strike Group, organização de que Peter Janssen faz parte, alega que o activista foi alvo de“uma brutal e selvagem surra” por parte de 7 a 9 indivíduos, “membros de quadrilhas e operários” envolvidos na tourada.
O movimento de apoio aos animais fala em “patadas, socos e até mordidelas”, considerando que “não há uma superfície do seu corpo onde não haja uma contusão, um arranhão ou uma marca de dentes”.
Segundo a organização, depois dessa alegada primeira investida contra Janssen, já no exterior do Campo Pequeno, o activista terá ainda sido agredido por cerca de 30 pessoas, com golpes repetidos na cabeça.
As alegadas agressões, por “presumíveis apoiantes ou aficionados de tauromaquia”, terão ocorrido“diante da polícia”, que “não identificou nenhum agressor.
No entanto, “a polícia levou algemado o activista agredido“, lamenta o grupo numa publicação no seu perfil no Facebook.
O Vegan Strike Group garante que Janssen “passou a noite no hospital, onde realizou vários exames, entre os quais radiografias e um TAC, devido às múltiplas lesões causadas na sua acção”.
A PSP confirma que o activista foi agredido, mas menciona, em declarações ao jornal Público, apenas “pequenas escoriações e hematomas”.
Em declarações a este jornal, o intendente da PSP Hugo Palma refere que o activista “estaria a ser empurrado e aparentemente a ser alvo de agressões por um grupo de pessoas que se encontrava no local”.
Quando os agentes policiais chegaram ao local, tentaram protegê-lo“, frisa ainda o intendente, notando que não foi possível identificar os alegados agressores.
O mesmo agente da PSP explica ao Público que o activista foi detido porque a promotora da corrida de touros apresentou queixa contra ele, mas destaca que foi logo a seguir libertado, com uma notificação, e encaminhado para o hospital.
Entretanto, o jornalista Rui Cruz, do site Tugaleaks, divulgou um vídeo, filmado pelo grupo PTrevolutionTV, com imagens do exterior do Campo Pequeno, onde se podem ouvir vários insultos de populares ao activista, e este último algemado e rodeado por agentes da PSP.
O incidente aconteceu no dia em que o Parlamento português chumbou as propostas de PAN, Bloco de Esquerda e Os Verdes, no sentido de proibir a participação de menores em touradas, com votos contra de PSD, CDS, PCP e da maioria dos deputados do PS.
Entretanto, está marcada para este sábado uma manifestação anti-touradas junto ao Campo Pequeno, pelas 16:30 horas.
SV, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário