sábado, 4 de junho de 2016

Líderes da ASEAN vão analisar adesão de Timor-Leste em setembro

Díli, 03 jun (Lusa) - Os líderes da ASEAN deverão analisar em setembro relatórios técnicos preparados pelo secretariado da organização sobre a adesão de Timor-Leste, tema que marcou encontros esta semana entre o primeiro-ministro timorense e líderes regionais.

Fontes do Governo timorense disseram à Lusa que o tema da adesão marcou parte da agenda de encontros bilaterais que Rui Maria de Araújo manteve nos últimos dias com os seus homólogos da Malásia, do Camboja e do Vietname.

"Mantêm-se abertos quanto à adesão de Timor-Leste à ASEAN e em setembro deste ano, no Laos, os líderes políticos da ASEAN irão deliberar sobre os relatórios técnicos preparados pelo Secretariado da ASEAN e a partir dai tomarem uma decisão sobre a adesão formal", explicaram as fontes.

Os encontros decorreram à margem do Fórum Económico Mundial sobre a ASEAN, realizado em Kuala Lumpur esta semana e onde os debates regionais contaram com ampla participação da delegação timorenses, que além do chefe do Governo incluía o ministro de Estado Coordenador dos Assuntos Económicos e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros.

Nesses encontros bilaterais os líderes regionais "manifestaram solidariedade e disponibilidade para continuar a ser parceiros de Timor-Leste, incluindo no apoio à adesão formal à ASEAN", referiram as mesmas fontes.

Apoio idêntico da parte do primeiro-ministro de Singapura, com quem Rui Araújo se encontrou hoje, e que também "reiterou o apoio às parcerias com Timor-Leste, manifestando abertura para reforçar a cooperação nas varias áreas existentes, incluindo na vertente da capacitação dos recursos humanos e na área económica".

ASP // JMR

PARCERIA COM TIMOR AGORA – veja mais noticiário em português, tétum e inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário