sábado, 4 de junho de 2016

Sessão solene marcou arranque das comemorações dos 500 anos do Foral de Paus


As comemorações dos 500 anos do Foral de Paus começaram ontem, 2 de junho, com uma sessão solene na Capela de Nossa Senhora das Dores. No mesmo dia em que o rei D. Manuel I fez publicar o tratado que veio limitar os abusos do Clero e da Nobreza sobre o Povo, a historiadora Maria Alegria Marques fez uma apresentação sobre a importância do Foral, contando também a história da vila e das suas gentes, desde a primeira referência a Paus, em 1035, até aos nossos dias.

Ao contrário de outros territórios, o concelho de Paus não possuía um foral anterior ao período de D. Manuel, pelo que o conteúdo do novo documento régio foi elaborado com base em várias inquirições feitas junto dos moradores. Ouvidas todas as partes, foram definidos os direitos e deveres da comunidade de Paus, notando-se uma preocupação em pôr fim “a certas arbitrariedades dos senhores”, que moldavam as práticas no território conforme os seus interesses, explicou Maria Alegria Marques, coordenadora da obra “Foral de Paus – 1516”.

O Foral de Paus esteve em vigor até ao século XIX, quando a Revolução Liberal extinguiu estes documentos, mas o lugar conservou o título de vila. O documento “andou perdido” durante muitos anos, aparecendo ocasionalmente em leilões de alfarrabistas, referiu a historiadora. No século XX, a Casa de Bragança adquiriu o documento manuelino e foi no arquivo do Paço Ducal de Vila Viçosa que Maria Alegria Marques o foi encontrar, em bom estado de conservação. Depois de fac-similado, deu origem à obra “Foral de Paus – 1516”, editado pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, em 2006.

Na sessão solene, que encheu a Capela de Nossa Senhoras das Dores, estiveram presentes a Vereadora da Câmara Municipal, Catarina Mendes, a Presidente da Junta de Freguesia de Alquerubim, Patrícia Mortágua, o Presidente da Assembleia Municipal, Mário Branco, bem como vários representantes dos órgãos autárquicos. Catarina Mendes salientou que é importante assinalar os vários marcos da História do Concelho de forma a “valorizarmos a nossa herança histórica e cultural”.

O primeiro dia das comemorações encerrou com um concerto pela Banda Recreativa União Pinheirense, que interpretou alguns temas do século XVI. Hoje, pelas 19h00, o programa das celebrações continua com a abertura da Feira Quinhentista. Até domingo, o Largo da Capela de Paus será palco de vários concertos, danças medievais, tasquinhas e animação deambulante, como gaiteiros, malabaristas, contadores de histórias, bailarinas orientais e cuspidores de fogo. Destaca-se a encenação da chegada da comitiva do Foral na tarde de sábado, pelas 18h00, bem como os dois desfiles noturnos, que decorrem hoje e amanhã, pelas 22h00 e 22h30, respetivamente, e o cortejo final, pelas 17h00 de domingo.


As comemorações dos 500 anos do Foral de Paus são uma coorganização Município de Albergaria-a-Velha, Junta de Freguesia de Alquerubim e AlbergAR-TE – associação cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário