sábado, 11 de junho de 2016

NOVO SUPERMERCADO VENDE PRODUTOS EM FIM DE LINHA ATÉ 70% MAIS BARATOS


 
Os consumidores portugueses têm a partir desta quinta-feira um supermercado com produtos perto ou fora da data preferencial de consumo, mas “com todas as condições de segurança” e com descontos até 70%.
O novo supermercado online Good After vende os produtos através da Internet, e garante a entrega via correios em menos de 24 horas. E os produtos são fornecidos pelos próprios fabricantes.
A iniciativa, no ano em que se assinala o combate ao desperdício alimentar, surgiu de uma empresa portuguesa, e é destinada a portugueses e espanhóis.
O objectivo é também sensibilizar os consumidores para a questão dos prazos de validade dos produtos, porque “consumir até” não é o mesmo que “consumir de preferência antes de“, explicou uma das fundadoras do projecto, Chantal de Gispert.
O supermercado está repleto de marcas conhecidas, porque “precisamos que o consumidor acredite na ideia, e não vendemos frescos, mas sim oportunidades que vão surgindo, produtos alimentares ou não, em fim de linha, obsoletos ou descontinuados”, acrescentou a gestora.
Numa volta rápida pelo supermercado, encontram-se por exemplo gel de limpeza com 40% de desconto, bolachas e sumos ou champôs a metade do preço, frutos secos ou alimentos para animais 70% mais baratos.
O objectivo é dar uma nova vida a todos os produtos que já não têm lugar nos seus canais habituais e cujo destino seria muito possivelmente o lixo, explica Gispert.
Chantal de Gispert, co-fundadora da Good After
Chantal de Gispert, co-fundadora da Good After
A empresa, que tem a plataforma logística em Vila do Conde, no norte de Portugal tem a aprovação da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária e é do conhecimento da ASAE, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.
“Nascemos com três ideias, a pensar numa nova vida de produtos moribundos: poupança das famílias, combate ao desperdício, alimentar e não só, e educar sobre os prazos. Porque deitar fora comida é pecado”, diz Chantal de Gispert.
A responsável garante que o supermercado online terá cada vez mais produtos e admite que no futuro possam existir mesmo espaços físicos, explicando que a ideia já há muito tempo foi posta em prática em países do norte da Europa e com sucesso.
Uma coisa é certa, nenhum produto à venda estará imprópriopara consumo, assegura a gestora – ainda que possa ter passado o prazo “de preferência” – e os preços são muito mais baixos.
Porque, diz Chantal de Gispert, o Good After não comercializa produtos fora de prazo – apenas produtos que podem estar fora da data de consumo preferencial.
“Fala-se muito de economia circular e faz todo o sentido. O que não faz sentido é deitar fora produtos que ainda podem ser consumidos em segurança”, refere a responsável.
ZAP / Lusa

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