sexta-feira, 8 de julho de 2016

360º - Cinco polícias assassinados em Dallas, o salto de Ronaldo visto pela ciência e as verdades sobre os números do estado da Nação

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaCinco polícias foram assassinados em Dallas durante uma manifestação pacífica contra a violência policial. A ação dos franco-atiradores deixou a cidade em estado de sítio. Está tudo ainda a acontecer neste momento e há notícias de que um suspeito que estava cercado se terá suicidado. O Observador está a seguir o assunto num liveblog em atualização permanente.

O Porto não quer "salas de chuto". A Assembleia Municipalrejeitou ontem à noite a proposta do Bloco de Esquerda para a criação de um espaço para consumo assistido de drogas. Em vez disso, vai ser feito um relatório sobre o uso de droga na cidade.

Informação relevanteOntem foi o dia em que o país político parou umas horas e perguntou: "O que é que andamos para aqui a fazer?".Durante o debate sobre o estado da Nação, Governo e oposição, esquerda e direita, aliados e adversários criticaram-se, elogiaram-se e martirizaram-se. Quando a campainha tocou no parlamento para o debate começar, o Observador já tinha calculado os números do estado da Nação em Ronaldos, em submarinos e em BES; já tinha ouvido a opinião dos verdadeiros mercados (começando pelo Mercado de Arroios, em Lisboa); e já tinha feito um vídeo com os greatest hits do parlamento, que ninguém deve perder.

Logo que se desligaram os microfones no parlamento, o Vítor Matos escreveu a crónica do debate (que mete Sansões e Dalilas) e, também no Observador, publicámos uma análise detalhadíssima à atuação do governo nestes primeiros meses: os ministros do executivo (a que se juntam os dois da "geringonça") são avaliados um a um, com notas de zero a 20, pelos colunistas e colaboradores do jornal.
E, já esta manhã, Rui Ramos, que fez a análise de Augusto Santos Silva, junta mais um artigo de opinião sobre o "momento Duran Clemente de António Costa", que aconteceu quando as televisões decidiram interromper o discurso do primeiro-ministro no debate para ouvirem um comissário europeu falar sobre as sanções: "Portugal, endividado e estagnado, não pode viver sem o financiamento europeu. Por isso, os canais de notícias portugueses acham que é mais importante ouvir Pierre Moscovici do que António Costa".

Nestes grandes debates parlamentares, com acusações e contra-acusações, fica sempre a dúvida: afinal, quem disse a verdade? O défice de 2015 ficou em 2,8%, em 3,03% ou em 4,4%? O défice do primeiro trimestre foi mesmo o mais baixo desde 2008? O Governo já pagou mais reembolsos do que em 2015? O desemprego sobe ou desce? E o investimento? As dúvidas desaparecem com um texto da Margarida Peixoto que faz o fact-check de tudo isto.

Minutos antes do começo do debate (foi pontaria), a Comissão Europeia anunciou a abertura de um processo quepode levar à aplicação de sanções a Portugal. A Comissão, ao contrário do que aparentemente pensa o primeiro-ministro, não exclui a exigência de medidas adicionais. E lembra que os portugueses se voltaram a comportar como portugueses: o esforço das autoridades para reduzir o défice parou no mesmo segundo em que a troika apanhou um avião para fora do país.

O alerta vem da Inspeção-Geral de Finanças: os apoios do Ministério da Educação ao ensino privado e cooperativo chegaram aos 451 milhões em 2013 e 2014, mas o Estado não consegue controlar a verdadeira situação económica dos alunos.

Ainda na educação. O  Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga deu razão a um colégio com contrato de associação que contestava a decisão do Governo de só permitir a frequência por parte de alunos que vivam nas freguesias de implantação do colégio.

Mais uma novidade na guerra da educação: o ex-ministro Nuno Crato confirmou que vai ser testemunha dos colégiosprivados nas ações que estão a ser apresentadas contra o Governo. A notícia é do DN.

Carlos Cruz saiu da prisão depois de ter cumprido dois terços da pena de seis anos a que foi condenado. A decisão foi tomada na sequência da decisão de um recurso no Tribunal da Relação.

Marcelo Rebelo de Sousa viajou para Lyon a bordo de um Falcon para assistir ao Portugal-País de Gales e a Força Aérea pretendia resolver o problema da despesa em causa de forma simples:  "As horas de voo serão alocadas às missões de treino que já estavam planeadas". Mas o Presidente já decidiu que vai pagar tudo do seu próprio bolso (o custo por passageiro é de cerca de 600 euros).

Pela segunda vez na História, o Reino Unido vai ter uma mulher como primeiro-ministro. Na disputa pela liderança dos conservadores, já só restam Theresa May e Andrea Leadsom. Michael Gove, que traiu Boris Johnson logo que se conheceram os resultados do Brexit, nem se aguentou até à fase final da eleição.

Euro 2016

Ronaldo elevou-se aos 2,61 metros e deu uma cabeçada que fez a bola atingir os 71,3 km/h e entrar na baliza do País de Gales. Santo Deus, como é que ele conseguiu fazer isto? Como a Marta Leite Ferreira descobriu, os cientistas têm uma explicação para o fenómeno (é impossível resumir aqui, vai ter mesmo que ler).

É bom saber estas coisas porque Ronaldo (e os outros jogadores portugueses) vão ter que repetir a gracinha já no domingo - e contra a França. Na crónica do jogo em que os franceses derrotaram os alemães, o Hugo Tavares da Silva escreve sobre Griezmann, o neto de um português que é encantado por David Beckham e ajudou a eliminar a Alemanha.

E agora somos nós. O Tiago Palma foi olhar com olhos de ver para os nossos adversários na final. E lembra a história turbulenta (e ligeiramente deprimente) dos jogos entre Portugal e França.

Os nossos Especiais

Bea Johnson é a guru do desperdício zero. Imagine: o lixo que ela faz num ano cabe num frasco. Agora, vem a Portugal e conversou com a Ana Cristina Marques sobre minimalismo e sustentabilidade: "De repente descobrimos o verdadeiro sentido da vida, porque a vida não deve ser baseada em coisas mas sim em relações, em experiências, em atividades. Essa é a vida que descobrimos ao vivermos com simplicidade. É uma vida baseada em ser em vez de ter."

A CPLP faz 20 anos. E valeu a pena? José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto debateram o tema no Conversas à Quinta, que pode ver aqui.

Notícias surpreendentes

Foram muitas horas de concertos, muitos quilómetros a andar de um lado para o outro, muitas fotos tiradas e muitos textos escritos. A equipa do Observador está em peso no NOS Alive e contou todos os detalhes (todos) do primeiro dia, num liveblog em atualização permanente.
Temos ainda a crítica dos dois concertos principais: os Pixiesestiveram iguais (ou seja, óptimos, mas com sorrisos zero e a voz de Black Francis "a parecer um comboio em descarrilamento"); eRobert Plant trouxe um bocadinho (só um bocadinho) de Led Zeppelin). A crónica dos outros concertos (e foram muitos) está aqui.
Agora, vamos lá saber: e os melhores looks do primeiro dia do festival, foram quais? Veja, veja.

Acabou a sexta temporada da "Guerra dos Tronos" e há muitas perguntas por responder. O que acontecerá a Jon Snow? Irá Cersei governar Westeros? E qual o destino de Sansa e de Mindinho? Um aviso: sim, este artigo tem spoilers.

Começa hoje “Glorioso verão – Festival Shakespeare”, que assinala os 400 anos da morte do dramaturgo e até 13 de agosto ocupa os teatros S. Luiz e D. Maria II, em Lisboa. Tem muito para ver.

Os astrónomos descobriram um planeta com três sóis.Há três nascer-do-sol, três pôr-do-sol e as estações duram mais do que uma vida humana. O planeta chama-se HD 131399Ab.

Com toda esta informação, já pode começar a preparar a entrada no fim de semana. Vá passando pelo Observador, onde temos todas as notícias atualizadas e muito mais para ler.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário