sábado, 16 de julho de 2016

Hora de Fecho: "O nosso compromisso não é votar a favor do OE"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
JERÓNIMO DE SOUSA 
Uma semana antes de começar o "exame" ao OE, o líder do PCP diz ao Observador que não vai "queimar as mãos com o PS". Propõe aumento de pensões, do investimento e do IRC. E diz-se discriminado no TC.
TURQUIA 
O golpe falhou e morreram 265 pessoas. O governo turco avisa que quem estiver ao lado dos golpistas não será considerado "amigo da Turquia" e estará "em guerra" com o país.
TURQUIA 
O engenheiro informático Diogo Assunção está a trabalhar num projeto na Turquia há dois anos e meio. E desde que a empresa o avisou da tentativa de golpe de Estado que está fechado em casa.
TURQUIA 
O mundo assistiu em direto a um golpe de Estado: a sublevação apareceu, atacou, ganhou força, enfraqueceu e depois falhou. Este é o relato de uma noite que acabou com Erdogan triunfante.
TURQUIA 
Era o alvo do golpe de Estado que matou 265 pessoas. Erdogan prometeu aos turcos uma fusão entre o Islão e a Modernidade, mas é a "censura" à liberdade de imprensa que está a marcar o seu mandato.
ANCARA 
Fethullah Gülen é um dos líderes religiosos mais admirados do Mundo e chegou a ser aliado do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, mas um escândalo de corrupção em 2013 afastou-os.
TURQUIA 
As primeiras imagens da situação em Ancara e Istambul, onde está a desenrolar-se um golpe de Estado por parte de militares turcos.
TURQUIA 
Já circulam vários vídeos sobre o golpe de Estado que começou esta sexta-feira na Turquia.
ATENTADO EM NICE 
A AFP está a avançar que as autoridades franceses detiveram quatro pessoas por suspeita de alegado envolvimento no atentado que matou 84 pessoas em Nice, no dia da Bastilha.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 
Os sinais de que a ruptura racial nos EUA se terá agravado nos anos Obama tornaram-se evidentes com as mortes das últimas semanas. A partir de Washington, José Manuel Fernandes tenta perceber porquê.
FUTEBOL 
O jogador do Barcelona ainda não foi chamado pelas autoridades, mas está a ser investigado por ter ocultado 646 mil euros da declaração de IRS, através de uma empresa com sede na Madeira.
Opinião

André Azevedo Alves
Como sempre aconteceu no passado, as comunidades que perdem a crença em si próprias são, a prazo, incapazes de se defenderem e auto­preservarem. Também aí a Europa tem muito a aprender com Israel.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Há políticos que fizeram da militância numa juventude partidária a sua única escola. Como podem estes ex-jotas promover uma educação de qualidade, se eles próprios a preteriram, em benefício do poder?

Rui Ramos
Será possível manter os padrões actuais de liberdade, tolerância e pluralismo numa sociedade sacudida por matanças regulares de cidadãos? Provavelmente, não. Este é o problema maior da Europa.

José Milhazes
No lugar de discutir sanções, sançõezinhas e sançonetas, a União Europeia deve centrar as suas atenções em problemas como o terrorismo. A luta contra o terrorismo tem que começar na sua origem.

Maria Luísa Barahona
O testemunho de uma portuguesa em França: "Desde o 11 de setembro que aprendi a contar os mortos, os feridos. Liga-se o telefone e o pequeno universo de seres humanos que me são vitais estão bem."
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário