segunda-feira, 4 de julho de 2016

PR começa hoje em Trás-os-Montes segunda ‘edição’ de “Portugal Próximo”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia hoje a segunda 'edição' da iniciativa "Portugal Próximo", dedicada a Trás-os-Montes, e que levará o chefe de Estado aos distritos de Vila Real, Bragança e Guarda até quarta-feira.
O extenso programa, com 15 iniciativas em dois dias e meio, terá início hoje de manhã, com uma visita a Santa Marta de Penaguião (Vila Real), onde o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá visitar uma antiga escola do tempo do Estado Novo agora transformada em habitação social.
Nessa antiga escola, que faz parte de um conjunto de quatro que foram recuperadas para habitação social, residem 11 pessoas de três famílias.
Uma visita à plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho da Universidade de Trás-os-Montes será o segundo ponto do programa, no qual Marcelo Rebelo de Sousa terá oportunidade de almoçar com enólogos formados naquela instituição universitária e com investigadores residentes.
Ao início da tarde, o chefe de Estado irá inaugurar o Espaço Miguel Torga, em Sabrosa, um edifício do arquiteto Souto Moura. Aí, o Presidente da República irá ainda assistir a uma atuação do grupo Mátria, um projeto que pretende transformar os "Contos da Montanha" daquele escritor em ópera.
Pelas 17:00, a comitiva chegará a Boticas, para inaugurar o lar de "grandes dependentes" da Santa Casa de Misericórdia, seguindo depois para Chaves, onde o Presidente da República irá ao Regimento de Infantaria de Chaves, visitando a caserna e a zona de refeitório.
O primeiro dia será encerrado com a inauguração do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, também em Chaves. A viúva do pintor irá receber o chefe de Estado, que terá também uma orquestra à sua espera no exterior do edifício.
A primeira 'edição' do programa "Portugal Próximo" realizou-se em abril, altura em que o Presidente da República se deslocou ao Alentejo, passando em três dias por nove concelhos dos distritos de Portalegre, Évora e Beja.
O combate à desertificação e a dinamização da economia em regiões do interior são alguns dos temas que o Presidente da República pretende focar com a iniciativa "Portugal Próximo".
Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário