domingo, 7 de agosto de 2016

Estudar em Portugal é a oportunidade de uma vida para as sírias Rasha e Salam

Estudar em Portugal revelou-se a oportunidade de uma vida para Rasha Rahme e Salam Abdeen, duas estudantes universitárias que deixaram a Síria para começar uma nova vida, sempre na esperança de um dia regressarem ao país natal.

Antes da guerra, a vida na Síria era pacífica, estudavam na universidade, viviam com os pais, tinham uma vida simples: "Tínhamos tudo, agora não temos nada", conta Rasha Rahme, de 26 anos, a estudar arquitetura na Universidade Lusófona.

"Ninguém esperava que as coisas evoluíssem para uma guerra e eu esperava que acabassem rapidamente, mas isso não aconteceu", diz à Lusa.

Tanto Rasha como Salam viviam na cidade de Salamieh, no distrito de Hama, a cerca de 45 quilómetros da cidade de Homs. Rasha tem lá a mãe, Salam tem um irmão, dois anos mais novo.

Segundo a informação que vão tendo dos familiares que ainda vivem lá, "as coisas não estão muito bem" e "todas as semanas ou todos os meses há ataques". Falta a água, a eletricidade e, às vezes, também a internet.

A comida está cada vez mais cara: "Se queres cozinhar para um dia, comparando o euro com a libra síria, tens que gastar cem euros apenas para um dia e apenas para uma pessoa", conta Salam, 25 anos.

No dia-a-dia, as pessoas tentam encontrar soluções para viverem com alguma normalidade, diz Salam, ajudando-se umas às outras e procurando "encontrar maneiras de ir conseguindo".

"Todos os meses há dois ou três dias de medo, mas depois habituamo-nos. Esperamos dois dias e depois saímos e retomamos a vida diária porque as pessoas querem continuar com a sua vida. Habituamo-nos e fazemos por continuar e melhorar o estado das coisas", aponta.

Chegaram a Portugal em 2015, através de uma bolsa de estudo da Plataforma Global de Apoio aos Estudantes Sírios, uma iniciativa do ex-Presidente da República Jorge Sampaio, criada em 2013.

"Para mim, foi uma grande oportunidade poder vir e terminar os meus estudos porque na Síria não há futuro atualmente", diz Rasha, que admite que antes de a guerra começar não tinha quaisquer planos para ir para fora do país.

Já Salam teve conhecimento da Plataforma em julho de 2015, depois de muito procurar por uma oportunidade que lhe permitisse terminar o seu mestrado em Tecnologias de Informação.

"É a oportunidade de uma vida para mim. Procurei muito por uma bolsa, mas não estava a conseguir. Quando consegui pensei: 'Esta é a minha oportunidade para ir, começar de novo, fazer algo de bom e talvez, quando terminar, conseguir ajudar as pessoas na Síria'", disse.

A integração em Portugal tem decorrido da melhor maneira possível: Rasha assume-se apaixonada por Portugal, um país onde já se habituou a viver e onde se sente confortável. Salam descreve o país como pacífico, onde sentiu que se podia integrar e ajustar, mesmo que tenham diferentes formas de estar na vida.

"Todos perguntam e não nos fazem sentir como estranhos, mesmo que tenham hábitos diferentes, como na alimentação. Perguntam gentilmente e aceitam os nossos costumes", refere Salam.

Rasha conta, por outro lado, que apesar de não ser fácil assistir às aulas -- já que ainda não fala português fluentemente -- os professores e os colegas ajudam imenso e é-lhe permitido fazer os testes e entregar os trabalhos escritos em inglês.

"As pessoas ajudam sempre e, por isso, tem sido fácil", adianta, acrescentando que essa ajuda surge mesmo numa ida ao supermercado.

O mais difícil de superar tem sido as saudades e o afastamento da família.

"Se conseguisse trazer a minha mãe seria perfeito. Estar com ela num sítio pacífico onde já não sentisse medo por ela", diz Rasha.

"É difícil começar de novo quando se deixa alguém para trás. O meu irmão ficou na Síria, está lá sozinho e eu estou sempre preocupada com ele, penso como é que ele está, como é que vive, penso sempre nele", refere, por seu lado, Salam.

Pelo menos até 2017, a vida destas duas jovens será feita em Portugal, mas, admitem, o objetivo -- mesmo que seja só a longo prazo -- é regressar à Síria e ajudar na reconstrução do país.

"Um dia as coisas hão de recomeçar e os jovens serão aqueles que vão ajudar a reconstruir o país porque somos a base da comunidade", entende Rasha.

Desde 2013, a Plataforma Global de Apoio aos Estudantes Sírios atribuiu 140 bolsas de estudo no ensino superior, em dez países, tendo recebido 2.500 inscrições.

A Plataforma conta com o apoio das universidades e politécnicos portugueses, mas também de empresas e da sociedade civil.


Fonte e Foto: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário