segunda-feira, 12 de setembro de 2016

360º - Como educam os filhos os pais mais felizes do mundo; Como Ferro Rodrigues vai continuar a mandar na AR; E a perda de mordomias de Durão

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
A União Europeia quer que Durão Barroso explique a ida para Goldman Sachs e vai retirar-lhe privilégios. Jean-Claude Juncker propôs que o ex-presidente da Comissão Europeia e antigo primeiro-ministro português deixe de ter direito a passadeira vermelha em Bruxelas e passe a ser tratado apenas como os restantes lobistas.

Marques Mendes deu mais uma notícia. Depois do ministro da Economia ter dito que sim, do ministro das Finanças ter garantido que não e dos avisos do Bloco, foi o comentador político a anunciar as mexidas fiscais para o próximo Orçamento: aumento da taxa de solidariedade no IRS e subida de alguns impostos indiretos.

Maria Luís Albuquerque diz que quis vender o Novo Banco em setembro de 2015. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, a ex-ministra das Finanças critica o adiamento do negócio.

Um diplomata da Delegação da União Europeia na Tunísia foi esfaqueado pelo filho em Lisboa. Está internado no Hospital de São José.
Pegue na gabardina e no chapéu de chuva e ponha-os a jeito. Hoje talvez ainda não precise deles, mas amanhã todo o país vai ter chuva e trovoadas



Informação relevante

A política está de volta. Depois das rentrées partidárias, o Parlamento começa a trabalhar quinta-feira, dia 15. Como vai Ferro Rodrigues liderá-lo neste seu segundo ano?  Durante a primeira sessão legislativa, a direita questionou a sua isenção no cargo. Depois desse começo "intenso", o que aí vem agora?

42.958 alunos souberam este fim de semana se tinham entrado na Universidade. Pelo terceiro ano consecutivo, houve mais colocados e o número é o mais alto dos últimos seis anos. Medicina até deixou de ser o curso com a nota mais alta. Oresumo de uma lista feliz para muitos e amarga para alguns, devidamente analisada com números, médias e cursos preferidos.

Ainda na educação, boas novas para duas universidades portuguesas. Os mestrados de gestão da Universidade Nova e da Católica de Lisboa continuam a ser os únicos portugueses a marcar presença no ranking do Finantial Times. A Nova entrou para o top 20. A Católica está em 52.º lugar.

Outro tema dominante do fim de semana: o avanço de Assunção Cristas para a Câmara de Lisboa, sem esperar pelo PSD. A líder do CDS-PP fez ontem questão de esclarecer queos dois partidos "são aliados" mas "têm estratégias próprias". O PS, pela voz de Duarte Cordeiro, reagiu assim: "Cristas é uma candidata postiça". Marques Mendes, no seu comentário na SIC, considerou a "candidatura de Cristas um xeque-mate ao PSD"(nota para memória: as eleições autárquicas são só daqui a um ano e o PSD parece estar dependente do sim de Santana Lopes).

Uma polémica que vem da semana passada mas que parece estar para ficar: a dureza da instrução dos Comandos. Depois da segunda morte de um militar, rebentou a discussão sobre uma possível extinção desta força (aliás, já equacionada no passado). Marcelo afastou essa hipótese e o Governo também, mas só depois de algumas contradições. Já o Bloco defendeu-a via Catarina Martins enquanto Passos e Cristasse mostraram contra. A verdade é que quase metade dos recrutas não consegue chegar ao fim de uma instrução que os leva ao extremo, como já lhe contámos neste Especial.

Entretanto, na reentrée da Juventude Socialista em Braga, António Costa anunciou uma agenda super preenchida nas próximas semanas, com dois conselhos de ministros extraordinários. Temas principais: Serviço Nacional de Saúde e política florestal (incêndios oblige).

Hilary Clinton está com pneumonia. A notícia sobre a saúde da candidata republicana às eleições dos EUA foi dada pelos seus médicos depois de Hillary se ter sentido mal nas cerimónias dos 15 anos do 11 de setembro.

Sim, já passaram 15 anos desde o ataque terrorista que mudou a perceção de segurança no mundo. Desde então que duvidamos do futuro. Obama destacou a "diversidade dos EUA" numa cerimónia cheia de emoção.
Em Espanha, milhares de separatistas manifestaram-se nas ruas pedindo a independência da Catalunha (e o país continua sem governo).


Os nossos Especiais

A Dinamarca é o país mais feliz do mundo e vem renovando esse título sucessivamente. O segredo?Segundo um novo livro -- Pais à Maneira Dinamarquesa, da cronista norte-americana Jessica Joelle Alexander e sa psicoterapeuta e terapeuta familiar dinamarquesa Iben Dissing Sandahl --, tudo passa pela forma como vivem a infância. A Ana Marques foi por isso saber como os pais mais felizes do mundo educam os seus filhos

Erik Satie é uma das mais excêntricas personagens da história da música. Nasceu há 150 anos e não faltam edições e reedições discográficas que passam em revista a sua obra.  O José Carlos Fernandes recorda a figura estranha e fabulosa do senhor Satie.

Por cá, discute-se Bocage, num congresso internacional na sua terra, Setúbal. O Vasco Rosa foi redescobrir o homem e o autor para além do mito. Para evitar estereótipos redutores.  

 
Notícias surpreendentes
Os famosos desceram à terra? Será que o glamour de outros tempos se perdeu numa exposição exagerada?Está tudo nas suas contas nas redes sociais e perderam o mistério? Leia e decida por si próprio.

Mesmo assim, muitos continuam a ser verdadeiras divas. Pelo menos na música. Senão veja as exigências bizarras que algumas estrelas pop/rock continuam a fazer.

A arte urbana é das que mais cruamente retrata a realidadeEstas 20 obras mostram uma verdade desconfortávelque nos faz abrir os olhos.

E neste regresso ao trabalho e aos bons hábitos alimentares, que tal um cabaz de legumes e frutas da horta, acabadinhos de colher? Basta encomendar. E fazer uma boa sopa quente para os dias mais frios que parecem estar a chegar a lembrar que as férias acabaram mesmo.

Seja qual for o tempo lá fora, no Observador as notícias são sempre fresquinhas. Vá passando por cá e fique a par de tudo o que se passa no mundo.

Tenha um bom dia, feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário