domingo, 25 de setembro de 2016

Cobertura nos Cuidados de Saúde Primários (2.ª publicação periódica)

img


A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.) procede à divulgação do segundo relatório relativo à cobertura dos utentes em médicos de família nos cuidados de saúde primários, incluindo agora a divulgação do número de utentes por médico de família, na sequência da publicação do Despacho n.º4389/2015, de 30 de abril.

O objetivo desta publicação é o de melhorar articulação entre as diferentes unidades de prestação cuidados de saúde primários, no âmbito dos diferentes Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e entre eles, visando melhorar a eficiência na cobertura dos utentes com médico de família e, ainda, reforçar a transparência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A ACSS, I.P., tendo por base os critérios e procedimentos definidos pelo Despacho n.º 13795/2012, de 24 de outubro, agora alterado pelo Despacho n.º 4389/2015, de 30 de abril, tem vindo a levar a cabo, em conjunto a tutela e as Administrações Regionais de Saúde (ARS), um processo de atualização do número de utentes inscritos no SNS e de otimização e melhoria da eficiência da utilização dos recursos disponíveis nos cuidados de saúde primários, promovendo o reforço da acessibilidade aos cuidados e serviços de saúde, reduzindo o número de utentes sem médico de família atribuído.
A informação apresentada nesta publicação além de apresentar um caráter inovador, mas nesta fase meramente informativo e destinada ainda a validação pelos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), resulta de um trabalho de aperfeiçoamento contínuo que se encontra em curso entre a ACSS, I.P., as ARS, visando a melhoria em termos de cobertura da população por médico de família. A nova atualização desta informação será divulgada durante o mês de junho. 
No âmbito deste processo os utentes são classificados de acordo com as seguintes categorias: 1) utente com médico de família atribuído; 2) utente a aguardar inclusão em lista de utentes de médico de família; 3) utente sem médico de família por opção; e 4) utente inscrito no ACES sem contacto nos últimos três anos.
Ao serem publicados os dados desagregados por profissional, pretende-se fundamentalmente que este seja um processo de melhoria contínua e aperfeiçoamento gradual para uma melhor utilização dos recursos existentes, salientando-se a possibilidade do próprio utente, perante o direito que lhe assiste de dispor de um médico de família, solicitar diretamente ao ACES a atribuição de médico de família, em qualquer momento. 
Sublinha-se que os utentes não frequentadores não serão excluídos das listas, mantendo o direito a um médico de família.  


Evolução dos dados 
Relatório sobre a cobertura nos cuidados de saúde primários
Utentes inscritos
Utentes com MdF atribuído
Utentes sem MdF atribuído
Utentes sem MdF atribuído por opção
Taxa de utilização de consultas médicas (Todos os utentes)
Taxa de utilização de consultas médicas (utentes sem MdF)
10.02.2015
10.215.047
8.901.347 (87,1%)
1.284.820 (12,6%)
28.880 (0,3%)
- -
- -
05.05.2015
10.170.554
8.908.060 (87,6%)
1.233.236 (12,1%)
29.258 (0,3%)
65,8%
42,8%

Novo pacote de medidas para um SNS mais eficiente
O Conselho de Ministros extraordinário realizado ontem, dia 15 de Setembro, aprovou um conjunto de medidas que pretendem reforçar a importância do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que passam pela promoção da equidade no acesso à saúde, pela valorização da saúde pública,...
2016-09-16
Abertura de cursos de formação em Codificação Clínica
Na sequência do projeto de implementação do sistema de codificação clínica em ICD-10-CM/PCS, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) irá realizar entre os dias 19 de Setembro e 28 de outubro, cursos de formação destinados aos médicos codificadores das...
2016-09-16
Serviço Nacional de Saúde : 37 anos ao serviço dos cidadãos
O Serviço Nacional de Saúde celebrou o seu 37.º aniversário, no passado dia 15 de Setembro, com a realização de um evento que decorreu no Centro de Congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
2016-09-16
MySNS – A nova aplicação móvel para a saúde
Por ocasião do 37.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi lançada uma nova aplicação de saúde que integra as novas funcionalidades recentemente introduzidas no Portal do SNS. A app MySNS, desenvolvida pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Sáude,...
2016-09-16
Execução orçamental do Serviço Nacional de Saúde
Os resultados da Conta do SNS referentes ao mês de julho apresentam um excedente de 1,7M€, melhorando o resultado face ao ano anterior em 74M€.
2016-08-31
Abertas inscrições para o concurso de Internato Médico de 2017
A ACSS informa que decorre entre 1 e 21 de setembro o prazo de inscrição para o Concurso Internato Médico 2017.
2016-08-31
Abertas candidaturas para a Prova de Comunicação Médica
O processo de candidatura para a realização da Prova de Comunicação Médica, aprovado por despacho do Conselho Diretivo da ACSS, teve início esta sexta-feira, dia 26, com a publicação em Diário da República do Aviso nº 10676/2016.
2016-08-26
ACSS revela dados de acesso, eficiência e qualidade no SNS
Com o intuito de reforçar a transparência e a prestação de informação sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), a ACSS está a divulgar um conjunto de publicações, de periodicidade mensal, tendo como base três principais temáticas: acesso, eficiência e qualidade.
2016-08-25
ACSS recruta 3 técnicos para Unidade de Acompanhamento dos Hospitais
A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. está a recrutar três técnicos superiores, através de procedimento de mobilidade interna, para integrarem a Unidade de Acompanhamento dos Hospitais da instituição.
2016-08-25
Transferências cirúrgicas entre hospitais do SNS aumentam em 2016
As transferências de doentes entre hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ascenderam a 7.235 até meados de agosto de 2016, o que representa uma duplicação do fluxo de utentes entre instituições do SNS face ao período homólogo do ano anterior. Este aumento surge na...
Transferências cirúrgicas entre hospitais do SNS aumentam em 2016

As transferências de doentes entre hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ascenderam a 7.235 até meados de agosto de 2016, o que representa uma duplicação do fluxo de utentes entre instituições do SNS face ao período homólogo do ano anterior. Este aumento surge na sequência da criação do Programa de Incentivo à Realização de Atividade Cirúrgica dentro do SNS, que teve início em maio de 2016, e que conta já com a participação de 62 Serviços Cirúrgicos de 18 instituições hospitalares do SNS.

Para além deste aumento de transferências entre instituições do SNS, e conforme demonstram os dados divulgados através do microsite de monitorização do SNS, registou-se também um crescimento da produção cirúrgica interna dos hospitais do SNS durante o primeiro semestre de 2016, mais 3,9 por cento, com destaque para a componente de cirurgia de ambulatório que cresceu 7 por cento em relação ao período homólogo.
 
Recorde-se que o Programa de Incentivo à Realização de Atividade Cirúrgica no SNS visa rentabilizar a capacidade cirúrgica instalada na rede de estabelecimentos públicos. Este programa está aberto a todas as instituições hospitalares do SNS que reúnam condições para responder com eficácia e de forma atempada à população, de forma a cumprir os tempos máximos de resposta garantidos.

Fonte:acss

2016-08-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário