Na reunião do Executivo Municipal desta quinta-feira foram aprovados os documentos previsionais para o ano de 2017 – Orçamento e Grandes Opções do Plano do Município de Mira. Os documentos, que contemplam verbas no valor de 13 milhões de euros, foram aprovados sem votos contra, contando apenas com a abstenção dos vereadores do Partido Socialista.
Na sequência da aprovação pelo Município do Plano de Ação Estratégico até 2020, o Executivo Municipal apresentou hoje uma proposta de orçamento que cria as condições indispensáveis para a implementação dos projetos constantes do referido documento estratégico.
Assim, importa salientar que o orçamento global aumenta cerca de 2,8% (+160 Mil euros) face ao valor orçado em 2016, sendo que as Grandes Opções do Plano aumentam igualmente o seu peso relativo no total do orçamento o que demonstra o maior enfoque colocado na canalização do orçamento para o investimento.
A análise do documento apresentado demonstra também que, neste momento, o Município de Mira tem cerca de 10 Milhões de Euros de investimentos a serem executados a curto/médio prazo (2,5 milhões de euros relativos a projetos já em curso e cerca de 7 Milhões de Euros de projetos candidatados no âmbito do Portugal 2020 a aguardar decisão final de aprovação).
Grande parte dos investimentos previstos centram-se na expansão e modernização da rede de água e saneamento do Município (Cadastro de Infra-estruturas de redes de Abastecimento de Aguas e Saneamento e a Ampliação da Rede de Saneamento ao norte do Concelho), na requalificação do espaço público (Regeneração da Vala da Corga, Asfaltamentos de diversos arruamentos, Requalificação do Mercado do Mira, Requalificação do Largo de Portomar e do Largo da Feira, Envolvente da Barrinha, Jardim do Bairro Norte, …) e na melhoria das condições de atratividade de novos projetos empresariais geradores de novos postos de trabalho (Requalificação e Ampliação da Zona Industrial – Polo 1 e Construção da Zona Industrial do Montalvo) e, por essa via, indutores do desenvolvimento económico e social do Concelho.
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