sexta-feira, 28 de outubro de 2016

URINA TORNOU-SE A PRINCIPAL INIMIGA DA IGREJA MAIS ALTA DO MUNDO


 
A catedral de Ulm, na Alemanha
A catedral de Ulm, na Alemanha
A cidade alemã de Ulm está a tomar medidas desesperadas para impedir que os homens continuem a urinar contra as paredes da Catedral de Ulm.
O problema está a afetar a fundação de pedra da igreja, que é conhecida por ter a torre mais alta do mundo.
Os sais e ácidos da urina estão a acelerar o processo de erosão do edifício, conforme relatam os responsáveis pela conservação da igreja ao jornal local Südwest Presse.
A cidade de Ulm chegou a duplicar o valor das multas para os que forem flagrados a fazer xixi contra as paredes históricas, passando a 100 euros no início deste ano, mas a medida surtiu pouco efeito.
“Já faz meio ano que estou a monitorizar o local, mas ainda assim volta e meia as paredes aparecem cobertas por urina e vómito,” afirmou Michael Hilbert, chefe do departamento de manutenção da igreja.
O responsável disse ao jornal não ser da “Pinkelpolizei” – “polícia do xixi”, em alemão -, mas que gostaria de ter autoridade para poder combater o problema. “É uma questão de ordem legal”, afirmou.

Grandiosa

A igreja começou a ser construída em 1377, mas levou 613 anos para ser finalmente concluída, em 1890. A sua torre mede 161 metros e 53 centímetros.
Devido ao seu tamanho imponente, o prédio é sempre mencionado como catedral, embora não o seja oficialmente. A sua base, composta de arenito, passou recentemente por uma restauração.
A área à volta da igreja é usada para eventos ao longo do ano. Hilbert diz que os organizadores deveriam disponibilizar banheiros químicos gratuitos para que os homens parem de recorrer à estrutura gótica para urinar.
Uma porta-voz da autarquia da cidade afirmou que a vigilância da polícia no local foi intensificada.
A autarquia admite também que o aumento das multas não surtiram o efeito desejado, mas afirmou ao jornal que recentemente quase ninguém foi apanhado a cometer o ato ilícito. De acordo com a representante, o problema deve persistir “enquanto existirem pessoas”.
A Catedral de Ulm deve perder o título de igreja mais alta do mundo assim que as obras da Sagrada Família, em Barcelona, forem concluídas, o que deve ocorrer em 2026.
Quando pronta, a obra-prima de Gaudí deve atingir a altura de 172 metros e 50 centímetros.
ZAP / BBC
______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário