terça-feira, 11 de outubro de 2016

Startups - O mel que a Uber (e Travis Kalanick) tem

Foto do autor

Startups

Por Ana Pimentel, Jornalista
ApoioMicrosoft
Foi o assunto do dia de ontem e não há como fugir-lhe. Os taxistas não arredaram pé da Rotunda do Relógio, em Lisboa, até às 3h da manhã, já sob ameaça da polícia de bloqueio e reboque de viaturas. Querem que o Governo limite o número de carros que transportam clientes da Uber ou Cabify. E querem que, dentro desse limite, metade corresponda a táxis que transitam para estas plataformas. O Governo cede noutras coisas, mas não nessa. E para a semana já há nova manifestação marcada.
Do dia de ontem, ficaram as imagens de violência que não são (ou não deviam ser) o retrato de uma classe, mas que nos entraram pela televisão (ou pelo nosso liveblogue) adentro e agora não nos conseguimos livrar delas. Um grupo de desordeiros conseguiu ser o rosto de milhares de profissionais que querem trabalhar na realidade que para eles é justa. Concorde-se ou não. Faz-me lembrar os jogos de futebol manchados por quatro ou cinco adeptos que não vêem o jogo, vêem é como podem arranjar confusão.
No final, não houve acordo, não houve regulamentação. Ficou quase tudo na mesma, exceto a Uber, que conseguiu (novamente) liderar o top das aplicações gratuitas da App Store. E tenho pena: o assunto é mais complexo do que uma guerra de aplicações móveis. Não é só a tecnologia que está em causa. Não se trata de parar ou não a inovação. E a polémica não se resume às voltas inexplicáveis que os taxistas dão para deixar estrangeiros no centro de Lisboa.
É um setor em metamorfose, no qual estão a ser desafiados limites e poderes instituídos há décadas. E onde há resistência. Houve alguma novidade tecnológica na história que não tivesse enfrentado resistência? Por falar nisso, o vídeo chegou mesmo a matar a estrela de rádio? (Como cantavam os The Buggles em 1979?)
Enquanto andamos a discutir palavras como “contingente”, Travis Kalanick, líder da Uber, continua a construir um império que assenta numa avaliação recorde de 62,5 mil milhões de dólares (nunca nenhuma empresa tecnológica conseguiu tanto capital antes de ser admitida em bolsa) e a liderar a corrida pelos carros autónomos (antecipando-se a concorrentes fortes como a Tesla ou a Google), enquanto apresenta prejuízos de 1,2 mil milhões de dólares que ainda assim não põem fim ao apetite dos investidores. É isto que falta saber: que mel tem a Uber para valer tanto, quando mostra tão pouco.
A pergunta de mil milhões de dólares não está no facto de a Uber ou a Cabify poderem operar em Portugal. Porque, com ou sem contingente, já ninguém vai conseguir travar a revolução que se sente nas soluções de mobilidade urbana. A pergunta é: o que planeia Kalanick para o futuro, que os investidores sabem e nós não?
Este email vai longo, desculpem. Na terça, estou cá outra vez.

PITCH

FotografiaUBER

O que é que ainda separa os taxistas do Governo?

Taxistas estiveram reunidos com ministro do Ambiente durante três horas, mas saíram do gabinete de Matos Fernandes em "divergência profunda". O Governo até cedeu, mas não foi suficiente. Saiba porquê.
FotografiaUBER

25 respostas para entender a fúria dos taxistas

Explicador. São dois anos de luta em 25 perguntas para saber o que querem os táxis, o que oferece o Governo, o que se passa esta segunda e como a guerra que divide taxistas, Governo e Uber chegou aqui
FotografiaTAXISTAS

Horas de sono e dinheiro perdidos. Valerá a pena?

Participar na manifestação contra a Uber pode custar a um taxista 169 euros, 800 quilómetros e uma noite sem dormir. Viajámos com o vice-presidente da Antral desde o Porto.
FotografiaUNIVERSIDADES

MIT Portugal reforço de investimento

O MIT Portugal vai propor continuar após 2017 e um alargamento a outras áreas e setores, como a indústria. Diretor diz que é preciso reforço do financiamento.
FotografiaCONTEÚDO MICROSOFT

Farfetch lança hackathon que premeia a inovação

Se é um geek da tecnologia e inovação, já sabe do que estamos a falar. A maratona de programação dura dois dias e a equipa vencedora arrecada 12.500 euros.
FotografiaANTÓNIO COSTA

PM quer centro tecnológico da Huawei em Portugal

A Huawei está a ultimar as negociações com o Estado Português no sentido de instalar no país um centro tecnológico, tal como já fizeram as multinacionais norte-americanas Cisco e Microsoft.
FotografiaSTARTUPS

Plataforma europeia apoia negócios no feminino

A WEgate é uma plataforma pan-europeia que promete "abrir portas" a mulheres que queiram avançar com um negócio próprio. Medida faz parte do plano da Comissão Europeia para dinamizar empreendedorismo.
FotografiaSTARTUPS

Ana andou dois anos a ouvir "não, não e não"

A Go For Music já foi cobaia, incubada e “lançada” ao mercado, mas Ana ouviu muitos "não" e a ideia quase ficou na gaveta. Até que a Via Verde e o festival Lisb-On aderiram ao projeto.

RADAR GLOBAL

AGENDA

MAIS SOBRE STARTUPS
Mais pessoas vão gostar da Startups. Partilhe:
Leia as últimas
Observador
©2016 Observador On Time, S.A. 
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Mais informações sobre datas, locais horários das sessões de colheitas de sangue a realizar pela ADASCA no mês de Outubro e seguintes, podem ser obtidas pelo site www.adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário