terça-feira, 11 de outubro de 2016

Região Centro reconhecida pela UE no envelhecimento ativo e saudável

Resultado de imagem para Região Centro reconhecida pela UE no envelhecimento ativo e saudável
Com o trabalho que tem desenvolvido na investigação, prática clínica e empreendedorismo, a região centro está a ser reconhecia a nível mundial, na área da saúde.
O centro é agora uma região de referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável e em 2018, o epicentro Coimbra vai organizar a cimeira mundial intercalar, que prepara o encontro anual do M8 Alliance, o G8 do setor da saúde.
Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, considera que esta distinção, apenas um ano depois da entrada do Centro de Portugal para o M8 Alliance, vai permitir maior competitividade a nível global e dar ainda mais força à candidatura do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento, que o consórcio Ageing@Coimbra (que envolve Universidade, Hospitais, Infraestruturas Tecnológicas e Empresas) apresentou à União Europeia.
Candidatura que pode trazer para Portugal 15 milhões de euros, que serão canalizados para criar equipas de investigação, como garante Ana Abrunhosa, em entrevista à TSF, e que trará novos investigadores para a região centro, estimulando o trabalho que já é desenvolvido.
Envolverá o BIOMED, o BIOKANT, o IPN (Instituto Pedro Nunes), os CHUC (Centro Hospitalar de Coimbra) e a Universidade de Coimbra.
O Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento irá permitir estudar ao pormenor doenças que afetam os mais velhos, como por exemplo o Alzheimer. Em 7 anos é esperado que, estas entidades [consórcio Ageing@Coimbra] consigam arrecadar mais 65 milhões de euros em outras candidaturas, bolsas de investigação e de financiamento vindo de empresas do setor da saúde, entre outros.
Fonte: TSF
Foto:noticiasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário