terça-feira, 11 de outubro de 2016

NOBEL DA ECONOMIA PARA A TEORIA DOS CONTRATOS


 
jk5854 / Flickr
-
O prémio Nobel da Economia foi atribuído esta segunda-feira aos economistas Oliver Hart e Bengt Holmström pelo seu contributo para a Teoria dos Contratos.
O anúncio foi feito hoje, às 10h45 (mais uma hora na Suécia), pela Real Academia Sueca das Ciências.
O britânico Oliver Hart, da Universidade de Harvard, e o finlandês Bengt Holmström, do MIT, foram distinguidos com o prémio Nobel da Economia – que tem como designação oficial Prémio do Banco da Suécia para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel – pelo seu trabalho desenvolvido na área da Teoria dos Contratos, que “analisa questões diversas do desenho dos contratos, tais como pagamento a executivos de topo com base no desempenho, deduções e apoios para seguros, e a privatização de atividades do setor público”.
De acordo com o comunicado da Academia, “as ferramentas teóricas criadas por Hart e Holmström são valiosas para a compreensão dos contratos e instituições da vida real, assim como possíveis armadilhas no desenho dos contratos”.
Os estudos dos dois economistas baseiam-se tanto na relação entre o público e o privado como na cultura das empresas, tendo como bases questionamentos atuais da  sociedade.
Entre estes questionamentos estão questões como pagamentos de salários de funcionários públicos pelo governo ou ainda se professores e trabalhadores de saúde devem ser pagos baseados “na sua performance”.
A sua análise sobre optimização de contratos lançou fundamentos para políticas e instituições em várias áreas, “desde a legislação para falências até constituições políticas”, refere o comunicado.
Este é o 48º Nobel da Economia a ser entregue, sendo que até agora apenas uma mulher foi distinguida com este prémio: Elinor Ostrom, em 2009. O mais novo Nobel da Economia, Kenneth J. Arrow, foi agraciado com a distinção aos 51 anos, enquanto o mais velho, Leonid Hurwicz, tinha 90 quando recebeu o prémio.
O Comité Nobel norueguês anunciou ainda hoje no Twitter que o Nobel da Literatura – cujo anúncio tinha sido adiado sem data marcada – vai ser revelado esta quinta-feira, às 12h (hora de Lisboa).
ZAP / Lusa / ABr
Sessão de colheitas de sangue dia 15 de Outubro entre as 9 horas e as 13 horas, no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar (Bairro social de Santiago), relativamente perto da Rotunda das Glicínias em Aveiro.
Mais informações no site www.adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário