quinta-feira, 10 de novembro de 2016

360º -- Com Trump a globalização pode acabar? E a análise às outras ondas de choque com o que se passou nos EUA

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Rui Rio admite ser alternativa a Passos no PSD. Em entrevista ao DN, o ex-autarca diz que pode avançar se não houver "uma alternativa credível" e deixa antever que o timing pode ser o pós autárquicas, porque se o PSD perder Passos fica mais fragilizado. Ou, como diz Rio, "não fica mais forte".

Passos parece contudo achar que está para ficar. Em entrevista à RR, acha que pode voltar a ser primeiro-ministro, defende as ideias que tem para o País e ataca o Governo de António Costa. 

Nos EUA há mais notícias além de Trump. Ontem dois caças da marinha americana chocaram no ar. Os pilotos escaparam ambos ilesos.

Os nossos Especiais

Trump é presidente dos EUA. E agora? Vamos entrar numa realidade desconhecida, num mundo novo ou as placas apenas se têm de ajustar como acontece com a crosta terrestre para que o planeta continue a girar naturalmente?  

Com protestos contra Trump por toda a América ('Not my president', grita-se) e quando já se sabe a equipa que com ele vai governar os EUA, é assim que se pode resumir a transição do dia de ontem.
Quanto às ondas de choque elas estão espelhadas nas capas dos jornais e no que se escreveu nos editoriais pelo mundo fora.
E já agora, quem é Melania Trump, a nova primeira dama dos EUA? A ex-modelo será a segunda estrangeira na Casa Branca e a primeira que já se despiu para revistas.

(nesta grelha encontra tudo sobre as eleições nos EUA) 

Em Lisboa, o segundo dia de Web Summitr também foi um dia de Trump, como escreve a Ana Pimentel na sua crónica diária. Discutiram-se os resultados da América, falou-se do Tinder e o Pedro Esteves descobriu outras soluções tecnológicas que não as habituais apps. Mas nem tudo são rosas, às vezes os startuppers também erram. Quais são as razões do falhanço? Tudo uma questão de ego, parece (como pode ver, o mundo está todo ligado).

(além da newsletter especial que seguirá daqui a pouco, e do liveblog em que seguiremos o último dia, as notícias e histórias da Web Summit estão reunidas aqui


Outra informação relevante

António Domingues foi chamado ao Presidente. E notificado pelo Tribunal Constitucional para apresentar a declaração de rendimentos e património (tem agora 3o dias para contestar). Portanto, ou Marcelo usa a sua magistratura de influência para desembrulhar este caso da Caixa Geral de Depósitos ou a polémica pode continuar a arrastar-se de forma constrangedora com consequências óbvias para o banco público.

Entre as estimativas da Comissão Europeia e as do Governo não há um número que bata certo. Por isso ou Bruxelas está demasiado pessimista, ou Centeno e Costa têm de facto um optimismo desfasado da realidade. A Comissão fala num crescimento de 1,2%, o Orçamento prevê 1,5% (número a que Bruxelas acha que nem em 2018 chegamos). E quanto ao défice, em vez dos 1,8% do Governo, as contas europeias acham que vamos ficar nos 2,4%.

Em relação à Europaas previsões da Comissão são mais simpáticas (mas ainda não contabilizavam qualquer efeito Trump).

Mas o otimismo do primeiro-ministro não abre mesmo brechas. Daí que Costa tenha reagido à queda para 10,05% do desemprego no terceiro trismestre com tanta euforia, satisfeito com as três boas notícias que Portugal recebeu em três dias. Má mesmo, segundo ele, só a que veio do outro lado do Atlântico. Até porque essa pode influenciar as exportações, que estão a subir.

Pedro Dias, o suspeito do duplo homicídio de Aguiar da Beira que andou quatro semanas em fuga, será hoje ouvido por um juiz. Amanhã a RTP transmite na íntegra a entrevista que deu antes de se entregar às autoridades. Ontem foi detida uma mulher de 61 anos, que o terá ajudo a esconder-se.

A investigação belga já não não tem dúvidas. Os atentados terroristas de Paris e de Bruxelas foram mesmo ordenados pela liderança do Estado Islâmico.



Notícias surpreendentes

John Lennon conheceu Yoko Ono há 50 anos. Pretexto para a Ana Markl recordar como aos olhos dele, ela era grande amor da sua vida e aos olhos dos outros, a bruxa que deu cabo dos Beatles. Como Courtney Love ou Linda Ramone - todas mulheres demonizadas pela história do rock.
Dez anos após "Apocalypto", Mel Gibson volta à realização com um filme.“O Herói de Hacksaw Ridge” baseia-se numa história real passada na II Guerra Mundial sobre um objetor de consciência. O Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas. Estas são as outras sugestões da semana no cinema. 

"Ambulâncias" e "August Sander" fazem parte do livro "No Outono", de Karl Ove Knausgård, agora publicado em Portugal. Trata-se de um conjunto de textos dedicados à filha mais nova e escritos antes do seu nascimento.

Isto pode não interessar nada nos tempos que vivemos, mas fica a sugestão para elas. O que vai voltar a estar in este inverno é a franjaE mudar de penteado por ser sempre um bom escape

É uma fórmula de sucesso: vídeos e posts de gatinhos. De tal forma que o jornal britânico The Guardian achou que não havia melhor para lidar com a nova ordem mundial (ou lá o que vier por aí com o Brexit inglês e Trump à frente dos EUA)E vai daí criou o cheer corner” (cantinho para animar) onde se podem deixar fotos e histórias de animais fofinhos...

No Observador vamos continuar a acompanhar as ondas de choque após a vitória de Trump e a antecipar e explicar o que aí vem. Sem esquecer o resto da informação, que está também à distância de um clique. Está à espera que também lhe deixe um vídeo fofinho? Ok, percebo (fique então com este e este)

Tenha um dia feliz e produtivo 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário