quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Hora de Fecho: Em direto/ Donald Trump já está na Casa Branca

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O Presidente-eleito já chegou a Washington para se encontrar com Barack Obama. O republicano vai agora em direção à Casa Branca.
Uma multidão de jovens protestou em frente à Trump Tower. Estão zangados e culpam a geração dos seus pais. "A nossa sorte é que eles vão morrer em breve." Reportagem nos EUA.
Trump é o principal inimigo da globalização. Quer renegociar acordos comerciais e aumentar as taxas alfandegárias sobre produtos importados. Tudo para proteger a indústria americana.
Uma autoestrada em Los Angeles continua bloqueada devido aos protestos anti-Trump. Milhares de protestantes saíram às ruas noutras cidades como Nova Iorque, onde já foram detidas 30 pessoas.
Hillary ganhou o voto popular, mas Trump garantiu mais delegados no Colégio Eleitoral, algo que o próprio disse ser "um desastre para a democracia" em 2012. A origem remonta a 1787.
Donald Trump já está a formar a sua administração. Os media norte-americanos apontam velhas raposas do Senado e magnatas do círculo de confiança do presidente eleito para os altos cargos.
As capas dos jornais de todo o mundo rivalizam no dramatismo com que apresentam a vitória de Donald Trump. Algumas mais imaginativas que outras, oscilam entre a surpresa, a interrogação e o medo.
O suspeito Pedro Dias recusou-se a fornecer uma amostra de ADN à PJ. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira chegou ao Tribunal da Guarda por volta das 11h05, sob um coro de insultos.
Paddy Cosgrave diz que o número de mulheres que participaram na conferência bateu recordes: 42%. Startup dinamarquesa Kubo-Robot foi a vencedora do PITCH 2016, os "óscares das startups europeias".
Destaque para os mil milhões da Comissão Europeia e para os 200 de Portugal, bem como para as falhas de internet que existiram no primeiro dia. O que se passa em Lisboa não escapa lá fora.
No último artigo sobre a arte de juntar o bem e o barato à mesa nas zonas 'filet mignon' de Lisboa chegamos ao bairro com o nome mais aristocrata da cidade: Príncipe Real. Haverá mesas para a plebe? 
Opinião

Helena Garrido
A fúria está a mostrar-se, no voto, num dizer “não, não quero os mesmos no poder”. Assim falaram britânicos e americanos. Em Portugal o que assusta não é o sucesso mas um eventual fracasso do Governo.

Paulo Tunhas
O excesso verbal não define por inteiro o homem. Com Trump, uma frase ou outra convenientemente seleccionada faz dele, num piscar de olhos, um “fascista”. E as reacções, em consequência, não tardam.

José Manuel Fernandes
Trump assusta, mas mais assustados devíamos estar por não termos ouvido os eleitores que mobilizou. E não, não: Trump não é um fascista nem os EUA são Itália. Por isso não venham prever o apocalipse.

Rui Ramos
A imprensa passou um ano a reduzir Trump a um monstro patético, destinado a ser facilmente atropelado por Clinton. Mas Trump ganhou, e a história, tal como aconteceu após o Brexit, ainda não acabou.

Helena Matos
Acreditando que estão ligados ao mundo, jornalistas e comentadores vivem encerrados numa bolha. Mas lá fora o mundo passa a correr. Os apoiantes de Trump passaram mas ninguém os viu.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário