sexta-feira, 25 de novembro de 2016

360º - Será possível um Trump em Portugal? E uma noite de sustos, com ataque em França, tiroteio nos EUA e sismo na América Central

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Duarte Lima vai ser julgado em Portugal pelo homicídio da milionária Rosalina Machado. A justiça brasileira decidiu que o julgamento do ex-deputado e líder da bancada do PSD deveria ser transferido para Lisboa, caso contrário poderia sair imune do assassínio de que é acusado no Rio de Janeiro. Os pormenores estão no jornal i.

O final da noite de ontem foi de várias desgraças:

  • No Sul de Françaum homem armado invadiu um mosteiro de monges missionários fez um morto: a zeladora. As autoridades entraram em alerta, mas conseguiram colocar os 70 religiosos em segurança. São desconhecidos ainda os motivos do ataque e o atacante continua em fuga.
  • Nos EUA, um tiroteio em Louisville (Kentucky) fez dois mortos e quatro feridos. Um homem disparou à toa num parque cheio de famílias para o torneio anual de futebol juvenil.
  • A América Central foi sacudida por um terramoto de 7.2 sacudiu, que atingiu sobretudo El Salvador e Nicarágua. Chegou a ser emitido um alerta de tsunami, a Nicarágua declarou estado de emergência, mas não houve danos de maior nem vítimas a registar
Na semana em que se assinala um ano de Governo PS, apoiado pelo BE, PCP e PEV, uma sondagem da Universidade Católica para o DN/JN e RTP/Antena 1 dá aos socialistas 43% das intenções de voto, perto da maioria absoluta e podendo dispensar os partidos que o suportam. A popularidade de Marcelo está em máximos (97%).

Fernando Medina desvaloriza o incómodo das obras em Lisboa. Em entrevista à TSF, diz que faz sentido "fazer tudo ao mesmo tempo".
 
A (restante) falta de investimento público tem uma explicação fácil92% das verbas para investir são para pagar as PPP. A Infraestruturas de Portugal, principal braço de investimento do Estado, vê mais de 90% do seu orçamento consumido pelos pagamentos das parcerias público privadas.



Outra informação relevante
Os fenómenos populistas ou de extrema direita agitaram primeiro o Reino Unido, com o Brexit. Agora, os EUA com Trump. E podem seguir-se Itália, França, Holanda ou Alemanha. Mas Portugal parece imune. Porquê? E será que isso pode mudar? O Miguel Santos foi ouvir políticos, politólogos e especialistas e perceber se é possível haver um Trump em Portugal?

No artigo de opinião que escreve hoje, Rui Ramos pergunta qual é o problema da esquerda com Trump? No No Conversas à Quinta, o José Manuel Fernandes debateu com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto se a eleição de Trump e a ascensão do populismo são um sinal de saudosismo de líderes fortes

Está encerrada a primeira temporada da novela CGD.Os gestores da Caixa vão ter mesmo de declarar os seus rendimentos ao Tribunal Constitucional, depois de ontem o Bloco se ter juntado ao PSD e votado a favor da norma que impõe essa obrigação. Mas já está em cena a temporada seguinte: agora o debate centra-se no conflito de interesses ou conflito ético de António Domingues, que negociou em nome da Caixa  quando ainda era quadro do BPI e nem se sabia se ia aceitar o cargo de presidente do banco público. As Finanças defendem o processo e garantem que não teve acesso a informação privilegiada, Costa acusa o PSD de inventar polémicas para atrasar o processo de recapitalização, mas a oposição não desarma

No resto da atualidade política, houve boas e más notícias. A síntese de execução orçamental revelou a tendência de descida do défice: segundo as Finanças, o défice público acumulado baixou 357 milhões de euros em outubro, com as receitas a crescerem mais do que a despesa, graças sobretudo ao crescimento da cobrança de impostos.

Já a reunião da concertação social acabou, como se esperava, sem acordoO debate sobre os valores do aumento do salário mínimo foi adiado para dia 14, ficando o Governo à espera de propostas.

No Parlamento, arrancou o debate e votação na especialidade do Orçamento do Estado e a nota de maior destaque do primeiro dia foi para o chumbo do PS à proposta do PCP para aumentar 10 euros em todas as pensões. As reformas mais baixas, já atualizadas pelo anterior Governo, vão subir assim apenas 6 euros.

António Damásio é o novo conselheiro de EstadoOcupará o lugar de António Guterres, que abdicou após se tornar secretário-geral da ONU.

Fechar a Torneira da Violência Doméstica é o nome da nova campanha que assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Os números continuam assustadores, por isso estão a ser estudadas alterações à lei e a ser tomadas novas medidas.

Uma ameaça de bomba obrigou ontem a evacuar edifícios e lojas e a cortar o trânsito durante horas numa das principais avenidas de Lisboa, a Fontes Pereira de Melo. Mas o pacote suspeito encontrado na Conservatória do Registo Civil, e que obrigou mesmo a suspender um casamento, era afinal apenas uma encomenda com brinquedos para crianças

No futebol, o Sp. Braga também adiou o apuramento para a próxima fase da Liga Europa após empatar (2-2) com o Gent na Bélgica. Tudo se decidirá daqui a 15 dias frente ao  Shakhtar.

Quanto ao sorteio da Taça de Portugal, ditou um Real Massamá (o primeiro clube de Nani)-Benfica e um Setúbal-Sporting.

Na Trumplândia, a notícia de ontem foi a escolha de um multimilionário, Wilbur Ross, conhecido como "rei da bancarrota", para secretário do Comércio. 



Os nossos Especiais

Guadalupe Rodrigo é uma freira argentina que viveu durante quatros anos na Síria. Ela contou ao João Francisco Gomes como escapou à morte por escassos minutos. Várias vezes.Enquanto viveu em Aleppo, viu mesmo um míssil cair a 50 metros de sua casa e habituou-se a dormir ao som das explosões constantes.

Nas Questões do Forno Interno, o Rui Miguel Tovar entrevistou um dos nomes grandes do futebol brasileiro: Rivaldo. O craque anti-herói, génio incompreendido, que ganhou tudo pelo Brasil e jogou nos maiores clubes da Europa, recordou os portugueses com quem se cruzou (Simão, Figo, Baía, Couto, Rui Costa...) e os seus primeiros tempos no futebol: "Fazia 40 km a pé, 20 km para lá, 20 km para cá para ir treinar. Não tinha um real para ir de ônibus".

Agora que muitos já receberam o subsídio de Natal há muitas sugestões de poupança (para quem as pode fazer). O David Almas foi ver quantos euros e cêntimos é possível ganhar nos melhores depósitos a prazo e com os Certificados do Tesouro Poupança Mais.



Notícias surpreendentes

Hoje é dia de concerto de Justin Bieber. A loucura pelo cantor canadiano cuja carreira começou em 2008 no YouTube continua a acumular sucessos. E criou uma legião de fãs incondicionais, os beliebers.


Por falar em génios que já não estão entre nós, ontem passaram 25 anos da morte de Freddie Mercury. E o Bruno Vieira Amaral escreveu este texto imperdível.

Às várias sugestões para um fim de semana em cheio que habitualmente já lhe deixamos, pode juntar mais esta: uma exposição sobre Maria, com obras de 25 artistas, entre eles Rui Chafes, Jorge Martins, Pedro Calapez, João Queirós e Rui Sanches.

Ainda sobre arte, fique a saber os segredos e as histórias de 20 grandes obras-primas, com a assinatura de Michaelangelo, Pablo Picasso ou Leonardo DaVinci.

Nas listas finais do balanço do ano, a Time escolheu as 25 melhores invenções de 2016Há lâmpadas que levitam, capacetes que se dobram, pneus esféricos e muito mais. O melhor é ver. 

No Observador também somos fãs de listas. E de notícias. E de explicadores. E de liveblogs. E de reportagens. E de todos os formatos com que fazemos a melhor informação. Para si. Passe por cá.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

______________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário