"Atual Câmara demonstra GRANDE FALTA de RESPEITO pela PRAIA
eleitoralismo e a propaganda são a principal atuação desta Câmara. Nos últimos dias o desnorte da Câmara tem sido total, revelando grande falta de respeito pela Praia. À mínima critica, a Câmara reage negativamente, querendo calar tudo e todos. Quando não conseguem, recorrem a outros para “tagarelar” e assinar o que os da Câmara escreveram. Utilizam argumentos falsos, são insultuosos e pouco humildes. Chamam aos outros mentirosos quando é exatamente o que fazem. Mentem descaradamente! Terá sido por causa do PS ter contado à população algumas das asneiradas deste mandato? Ou terá sido por causa da escolha do PS para candidato à Câmara?
A nossa Junta tem um excelente Presidente, reconhecido por todos, (Dr. Francisco Reigota, para nós tratado de forma carinhosa (como ele próprio mais gosta) como o Chico). Com os restantes membros da Junta formam uma grande equipa e nós temos muito orgulho neles. Cumprem com conhecimento e profissionalismo as suas tarefas. Têm feito um excelente trabalho. Apresentam sabedoria e amor no tratamento dos assuntos das nossas Terras e Pessoas. Aliás, o PS orgulha-se de todas as Juntas que teve, porque tem Memória e Honra! Nunca esqueceremos os nossos, 4 Presidentes (e as suas equipas) que merecem o nosso respeito. É isso que doí a esta Câmara. Ao menos respeitem a Memória daqueles que já partiram e que tudo deram em nome das nossas Terras.
Os elementos da Junta têm questionado a Câmara sobre muitíssimos assuntos. Um deles é o cemitério. O processo vinha do anterior mandato. Neste já lá vão 3 anos! Será que a Junta não pode alertar a Câmara para os problemas? Os eleitos são representantes legítimos do Povo. Será que não devem lutar pela defesa dos interesses das Terras e Pessoas?
Vamos a factos. Neste momento, há apenas 10 (dez) sepulturas disponíveis no nosso cemitério. Neste ano, infelizmente, já faleceram 35 (trinta e cinco) pessoas da nossa Freguesia. A Câmara tem noção disto? Não acha isto preocupante? Ou a Câmara quer uma Junta calada e submissa, aos senhores de Mira, como no tempo da “rolha”. A Câmara devia resolver os verdadeiros problemas das pessoas, em vez de andar a promover panfletos de auto promoção preocupada com os votos. Termine esta fase da obra do cemitério, para que a Junta possa construir mais sepulturas e deixem-se de tretas. Mas urgentemente, pois amanhã já pode ser tarde…
Já agora, recordamos que a Junta nunca culpou o Sr. empresário que está a fazer esta fase. O comunicado da Junta diz apenas: “(…)empreitada a um empresário local.” Até achamos bem que sejam os empresários locais a fazer as obras. No entanto, assinar comunicados contra a Junta enquanto empresário é no mínimo estranho. Fica mal misturar a sua qualidade de empresário com os interesses da política. Ou vai agora dizer que o fez na qualidade de político? Bem, sabemos que foi concorrente por uma lista contra o atual Presidente da Junta. E que faz parte da oposição na Assembleia de Freguesia. São, então, razões empresariais ou políticas as motivações deste senhor? Convinha separar estas vertentes, pois um dos princípios básicos da Constituição e da Ética Democrática é a separação entre o Poder Politico e o Mundo dos Negócios.
Não é verdade o que diz sobre o corte de luz. E ele sabe disso. Afinal, faz-se tão correto e isento. Depois de todo o processo do cemitério estar pronto, este senhor esteve muitos meses à espera da Câmara para começar a trabalhar. E ele sabia, tanto como nós, do grave problema da urgência da falta de campas. Alguém o ouviu falar contra o atraso da Câmara? Diz que a obra está legal e a decorrer no tempo legal. Mas isso, por imperativo legal, não devia estar escrito no local da obra? Tal como o valor da obra? E o que lá vão fazer? Etc, etc, etc. Estará bem informado este senhor, que também é político? Ou fala sem saber? A Praia merece mais do que conversa, usada por falsos beneméritos comprometidos com interesses e com uma Câmara propagandista e eleitoralista.
O Presidente da Junta e o seu executivo estão a defender as nossas populações. Estão a fazê-lo com coragem e humildade, com uma Câmara que descrimina a Praia em muitas situações por motivos eleitorais, mas que tenta passar outra imagem.
E quem tem dúvidas, faça a sua própria análise com os seguintes exemplos:
- Sabiam que a Câmara Municipal tem um orçamento anual de 13 milhões de euros?
- Sabiam que a Junta tem um orçamento anual de 140 mil euros?
- A Câmara passou competências para as 4 Juntas do Concelho, transferindo verbas.
- Sabem qual a percentagem que queriam dar à Freguesia da Praia? Queriam dar 18,8% do totalNaquele momento, para esta Câmara é o que a Praia valia!
Sabem quanto valia Mira por exemplo? Valia 60,35%.
- Sabem o que o executivo da Junta da Praia fez? Não aceitou e reivindicou junto da Câmara por outro valor. Nesse momento foi acusado de obstaculizar o trabalho da Câmara.
- Com esta postura firme dos elementos da Junta, a Praia passou a valer 23,04%. No entanto, a Junta continua a afirmar que a Praia vale muito mais do que isso.
- A Praia só vale isto? 23,04% do Concelho?
- Acham isto certo? Afirmamos que isto não é uma questão de cores políticas. É uma questão de conhecer e respeitar o nosso território, as nossas pessoas e as nossas especificidades. É uma questão de competência. A PRAIA VALE MUITO MAIS!
Não faltem ao respeito à PRAIA
- Porque é que cada vez que há um problema na Praia a Câmara tem mais rapidez em acusar a Junta do que em resolver o problema? Para se desculpar? Que mau principio!
Secção do PS da Praia está solidária com a nossa Junta. Está muito feliz com a afetividade e a capacidade que demonstram na resolução dos problemas das pessoas. É uma Junta de confiança, afetiva, competente, trabalhadora e humilde. Por vezes não faz mais, porque não tem uma Câmara que a apoie na dimensão correta e que a respeite e ouça nas questões essenciais.
Ainda sobre o cemitério: terminem o que falta! A Junta de Freguesia precisa de construir novas sepulturas para bem da comunidade. Deixem-se de conversa!
Terminamos relembrando que: “O oportunismo e a banalidade não têm (mesmo) lugar num local sagrado e a nossa população tem de ser respeitada.”

Os elementos da Secção do Partido Socialista da Praia"