sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Esquerda aprova aumento de seis euros nas pensões mais baixas

Resultado de imagem para Esquerda aprova aumento de seis euros nas pensões mais baixas
Os partidos da esquerda parlamentar aprovaram hoje, para agosto, o aumento extraordinário de seis euros nas pensões que foram atualizadas entre 2011 e 2015 e de 10 euros nas pensões até 628,83 euros que estiveram congeladas nesse período.
As bancadas parlamentares do PS, PCP, PSD e CDS-PP entregaram propostas de alteração sobre o aumento extraordinário de pensões, mas apenas a medida apresentada pelos socialistas foi aprovada esta tarde, na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.
Na proposta inicial de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), o Governo propunha que todas as pensões até aos 628,83 euros, fossem alvo de uma atualização extraordinária de 10 euros a atribuir por cada pensionista em agosto, desde que não tivessem sido atualizadas entre 2011 e 2015.
No entanto, o PS acabou por apresentar uma proposta de alteração para que também as pensões do primeiro escalão das pensões mínimas, as pensões sociais e as rurais, que foram atualizadas nos últimos quatro anos, fossem aumentadas em seis euros.
O aumento de 10 euros foi aprovado com os votos favoráveis do PS, PCP, Bloco de Esquerda e CDS-PP e com a abstenção do PSD, enquanto o aumento de seis euros contou com a 'luz verde' de toda a esquerda, mas com a abstenção dos deputados sociais-democratas e centristas.
A proposta do PSD, que previa que a atualização extraordinária acontecesse a partir de janeiro para todos os pensionistas até aos 628,83 euros, foi chumbada com os votos contra dos partidos da esquerda.
Também a proposta do PCP, que previa que todas as pensões sofressem uma atualização em 2017 de um montante fixo mensal de 10 euros, foi chumbada. Neste caso, bastou o voto contra do PS para a inviabilizar, já que PSD e CDS-PP abstiveram-se e apenas o Bloco de Esquerda votou alinhado com os comunistas.
Da mesma forma, a proposta apresentada pelo CDS-PP, que previa que todas as pensões do regime geral de Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações (CGA) fossem aumentadas em 10 euros - mas a partir de agosto - foi chumbada, com os votos da esquerda e a abstenção do PSD.

Lusa
_______________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário