sexta-feira, 25 de novembro de 2016

33% do país entre a ansiedade e a depressão (& um alerta para a Black Friday)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
Bom dia!
Um homem fez pelo menos 60 reféns em Monferrier-sur-Lez, numa casa de repouso para antigos missionários. Uma mulher idosa foi encontrada morta durante a operação policial. O autor do crime está em fuga - e nada indica ainda que se tenha tratado de um acto terrorista.
Ainda em França, François Fillon bateu Alain Juppé no derradeiro debate antes da segunda volta das directas à direita. O britânico Guardian, distante q.b., diz que a promessa de um choque pró-empresarial marcou a discussão, muito moderada depois de uma semana de ataques duros de parte a parte. 
Por cá, o mau tempo fez estradas cortadas, inundações e quedas de árvores. A noite de chuva intensa por todo o país deixou marcas, mas nenhuma vítima. Mas atenção, em Montalegre haverá muitas crianças sem aulas, porque a neve não permite as deslocações.
"Last but not the least", a ideia de "pôr o Sequeira no lugar certo" ganhou um prémio, até mais do que um, de eficácia publicitária do ano. Em seis meses, o quadro Adoração dos Magos foi comprado com a ajuda de 15 mil portugueses e integra agora o espólio do Museu Nacional de Arte Antiga. Aqui no PÚBLICO, ficámos felizes pela boa acção que ajudámos a concretizar. 

As 2 notícias do dia (um alerta e uma sondagem)

Um terço da população já sofre de ansiedade ou depressão. Os números, que hoje fazem manchete no PÚBLICO, surpreenderam os autores do estudo: de 2008 a 2016, a população com problemas de saúde mental passou de 20% para mais de 30%. Há mais jovens afectados. E mais homens a consumir antidepressivos e ansiolíticos. A Romana Borja-Santos entrevistou o coordenador deste trabalho, que deixa o conselho: "Precisamos de mais serviços na comunidade e de mais prevenção".
A sondagem do dia vai gerar ansiedades e euforias (consoante os políticos, claro): para o PSD de Passos será o diabo, porque o PSD está nos 30%; para António Costa e Marcelo será um anjo da guarda - porque o PS está nos 43% e a popularidade de Marcelo nos... 97% (em avaliações positivas). As boas notícias desta dupla não deixam espaço para mais ninguém. É que o Bloco e o PCP estão nos 8% e 6%, respectivamente. E o resultado dos socialistas quase faz com que os partidos sejam dispensáveis, face à proximidade de uma maioria absoluta. A sondagem é da Católica, feita para a RTP, Antena 1, DN e JN - e está aqui resumida

Outras notícias, em síntese

Duas na Justiça:
  • Duarte Lima vai ser julgado por homicídio em Portugal. O tribunal do Rio de Janeiro decidiu que essa será a melhor maneira de se fazer justiça e já está a enviar os documentos para Lisboa, dizem o jornal i e o Correio da Manhã.
  • Os juízes acusam António Costa de impedir o julgamento de um crime nas secretas em Portugal. Isto porque o primeiro-ministro decidiu não libertar o segredo de Estado no caso do ex-super-espião, Jorge Silva Carvalho. 
Duas na economia:
  • As PME portuguesas começam a dar sinais de que o pior já passou. É o que diz o estudo europeu que o Manuel Carvalho teve a oportunidade de ler.
  • Um novo aperto na despesa ajudou a reduzir o défice. Os dados da execução orçamental de Outubro mostram que o Estado comprou pouco e investiu quase nada - o que, claro, tem um lado muito negativo. Negativo também é o registo dos pagamentos em atraso. Que o Dinheiro Vivo contou já nos 1161 milhões de euros.
Tudo isto no momento em que o BCE nos avisa que pode vir aí uma nova crise financeira. E quando, no Jornal de Negócios, os investidores nos acrescentam que ainda não estão convencidos com o Governo (que amanhã faz um ano).
E uma para nós todos, que é um prémio justo para as 58 autarquias amigas da qualidade de vidaDo apoio financeiro aos casamentos aos transportes de borla, estas câmaras fazem tudo pelas famílias. Em boa hora, porque estamos todos a trabalhar cada vez mais horas.
E depois temos a Caixa. Ou agora ou em Janeiro, os gestores da CGD têm mesmo de entregar declarações. A aliança entre o Bloco e a direita não deu margem a António Domingues para trocas de argumentos com o TC. Pelo meio, há notícia de que o estudo da McKinsey para Domingues também só foi feito com a informação pública; um primeiro-ministro a dizer que o PSD "inventa polémicas". E a certeza de que a comissão de inquérito vai voltar, com mais polémicas mas sem respostas do tribunal.
O salário mínimo só se decide a 19 de Dezembro. Catarina Martins não desarma: abaixo de 557 euros, nada. Mas o Governo adiou a decisão para mais tarde, tirando da discussão outros temas, pedidos pelo Presidente Marcelo.
Marcelo nomeou outro conselheiro de EstadoAntónio Damásio substitui António Guterres, que vai ter outras discussões pela frente, bem mais difíceis.

Boas leituras

Se gosta de futebol, vai gostar desta entrevista. "O castigo a Filipe Vieira não foi para dar sinais de pedagogia", garante ao PÚBLICO o presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na primeira vez que fala a um jornal - e onde passa por vários casos da bola em Portugal. A ambição de José Manuel Meirim? É que a justiça desportiva seja mais célere.
Se preferir uma série, aconselho a nostalgia de 2007. As Gilmore Girls chegam esta sexta-feira ao Netflix, entre um culto sentimental e uma realidade aumentada - em que até Norman Mailer, Madeleine Albright e os Sonic Youth entraram. Elas vão seguir-nos para onde formos, diz-nos a Joana Amaral Cardoso.
Olhando para o mundo de hoje, a incógnita da semana chama-se Martin SchulzSerá a saída dele do Parlamento Europeu o início de uma reviravolta na UE? O equilíbrio de forças entre Socialistas e Partido Popular Europeu obrigará a renegociar cargos dirigentes das instituições europeias. Até a posição de Juncker pode estar em causa. A análise é da Clara Barata.

Hoje acontece

Está aí a Black Friday - mas com a ASAE à porta. É que se não há loja que não vá a jogo nas promoções, também há muitos casos em que os descontos são falsos. Por isso, tenha atenção nas compras logo à noite - mas aproveite o melhor, da moda à belezadas viagens aos hotéis.
No Parlamento, black friday significa outra coisa: mais umas centenas de votações para fechar o Orçamento do Estado.
Mais animado promete ser o Vodafone Mexfest, que vai inundar Lisboa com boa música. Eis o que pode encontrar por lá (aqui e aqui). Ah! E há um concerto surpresa esta noite!

Só mais um minuto, pode ser?

"Olá, fala do planeta Terra?" Tim Peake esteve seis meses no espaço e acabou por registar mais de 150 imagens da Terra, que agora mostra no seu primeiro livro. "Redescobri a maravilha do lugar a que nós chamamos ‘casa’”, diz ele.
Cá em baixo, nas ilhas remotas na Escócia, descobrimos uma história de resistência a uma economia em baixa e à claustrofobia insular. Os jovens que Laetitia Vanco registou nesta série fotográfica sabem exactamente quem são, onde querem ir e o que querem fazer. Daqui ninguém sai. Ora espreitem
Resistência é o que nos mostram os Stones, Rolling Stones, que acabam de lançar Blue & Lonesome. Ora leiam o Vítor Belanciano e digam lá se não se regressa a um lugar onde se foi feliz
Feliz, é o que queremos que seja nestes dias em que não nos encontramos por aqui, no email, mas em que nos vamos vendo aqui, no sítio do PÚBLICO. Pelo caminho, desejo-lhe uma sexta-feira produtiva e um fim-de-semana descansado ou agitado, conforme preferir. Either way, o ípsilon é o melhor guia para escolher o que fazer.  
Até segunda (ou até já!)
_________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário