sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Médico de Coimbra vai dirigir Instituto Português do Sangue


O médico João Paulo Almeida e Sousa é o novo presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), disse à Lusa fonte oficial.

O João Paulo Almeida e Sousa, que é diretor da Unidade de Gestão Intermédia Urgência e Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, vai iniciar funções no próximo dia 01 de dezembro. médico vai ocupar o lugar de Helder Trindade, que solicitou ao ministro da Saúde a sua substituição, alegando razões "pessoais e familiares" para a sua saída.
Quando foi conhecido este pedido de substituição, Helder Trindade esclareceu: "Sou um médico que pertence ao mapa de pessoal da instituição e, como presidente do IPST, todo o trabalho que desenvolvi durante o meu mandato foi no sentido de pugnar pelo melhor cumprimento da missão do IPST".
Antes de assumir a direção do IPST, em 2011, Hélder Trindade era diretor do Centro de Histocompatibilidade do Sul e responsável do Registo Português de Dadores de Medula Óssea.
O desaproveitamento de parte do plasma recolhido em Portugal, o mau estado em que estavam milhares de amostras do Banco Público de Sangue do Cordão Umbilical e pontuais quebras de dádivas, acompanhadas pela polémica na perda de isenção do pagamento de todas as taxas moderadoras para os dadores foram alguns dos casos com que Helder Trindade enfrentou no seu mandato.
Fonte: noticiasaominuto

___________________________________________________

Adenda: vejam  data em que foi distribuído o nosso comunicado? Só agora a alguma imprensa fala da nomeação. É o que temos.
J. Carlos

-----Mensagem original-----
De: geral@adasca.pt
Enviado: Wednesday, November 16, 2016 5:57am
Para:
Assunto: Comunicado: Dr. João Paulo Almeida e Sousa da UGI - Urgência de Cuidados Intensivos dos HUC é o novo Presidente do IPST estando a posse agendada para o dia 1 de Dezembro

Comunicado à Imprensa Nacional

A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro – ADASCA tem conhecimento que o novo Presidente do Conselho Directivo do IPST – Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP, é o Dr. João Paulo Almeida e Sousa, director da UGI – Urgência e Cuidados Intensivos dos HUC, como ainda Presidente da Concelhia do PS de Coimbra, e a tomada de posse está agendada para o dia 1 de Dezembro.

Queira o destino, que desta vez, tenham acertado na escolha da pessoa certa, para o lugar certo. Vamos ver se o IPST informa as organizações de dadores de sangue desta “certeza” ou se não passará de casual perspectiva.

Nada nos move sobre a sua tendência política, mas, sim as qualidades humanas que supomos reunir para ocupar um lugar melindroso, delicado, inundado de vícios, propício a “confrontos” com algumas associações de dadores de sangue, minado de interesses instalados há muitos anos, onde a imparcialidade e a isenção sobre algumas decisões administrativas são notoriamente inquinadas a favor de A, B e C.

Fazemos votos para que o novo presidente do IPST tenha a devida coragem e autoridade moral para acabar com o financiamento às duas federações, e aumente o apoio às associações que trabalham no terreno, muitas delas sobrevivendo com recursos reduzidos.

Em tempos a ADASCA deu conhecimento ao actual ministério da saúde dos problemas que mais a preocupam, o mesmo faremos junto do novo presidente do IPST. A casa necessita de uma limpeza radical, acabando com o sentimento de impunidade, interesses instalados, tendenciosos, onde não se cumpre com o Código de Procedimento Administrativo (CPA), nem sequer com a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP).

Quando a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro é impedida de realizar sessões de colheitas de sangue na Universidade de Aveiro, e apenas numa das Juntas de Freguesia que formam geograficamente o Concelho de Aveiro, está tudo dito, nem vale a pena esgrimir verbo. Em jeito de informação, a ADASCA comemora no próximo ano 10 anos de existência, nunca uma do género durou tanto tempo, apesar das tentativas.

Por fim, aguardamos com expectativa que uma lufada de ar fresco varre o que não mais interessa no IPST, estando a ADASCA atenta e disponível para colaborar sempre que necessário com o novel presidente do conselho directivo.

Sempre atento às movimentações, sou

Joaquim Carlos
Fundador/Presidente da Direcção da ADASCA
Ao seu serviço 10 anos como voluntário a tempo inteiro
Tm: 964 470 432






Nenhum comentário:

Postar um comentário